Huma

Saiba quais as profissões em que as mulheres ganham mais do que os homens

Mercado
01/01/1970

 

 

Pesquisa aponta 20 profissões em que a porcentagem salarial para cargos ocupados pelo sexo feminino ultrapassa em até 25% dos conquistados pelos homens.

Apesar da participação das mulheres no mercado de trabalho ter aumentado consideravelmente nas últimas décadas, a diferença salarial entre profissionais do sexo masculino e feminino que ocupam cargos similares, geralmente, pesa a favor da ala masculina. No Brasil, esse percentual ainda é acentuado em algumas profissões. No ranking "Desigualdade Global de Gênero de 2009" realizado pelo Fórum Econômico Mundial, que avalia a desigualdade entre homens e mulheres, o país ficou apenas na 82ª posição.

Ainda sim, é notável em pesquisas divulgadas pelo mundo sobre o tema, uma tendência gradativa na diminuição entre a diferença na remuneração ganha por homens e mulheres. Em alguns casos, o salário já é até maior para o sexo feminino. Um recente levantamento divulgado pela empresa Catho Online, classificado online de currículos e empregos, relatou algumas dessas profissões em que a remuneração feminina alcança valor maior, comparado com os pares masculinos.

O resultado da pesquisa identificou áreas em que as mulheres recebem salários de 3% (Arquiteto Pleno) a 25% (Professor – Doutor) maiores, quando comparados com os dos homens.

De acordo com Marco Soraggi, diretor da Pesquisa Salarial da Catho Online, "nem sempre vale a regra de que os homens ganham mais do que as mulheres. Elas se destacam em profissões onde estão mais presentes, como nas áreas de moda, letras, psicologia, enfermagem, recursos humanos, nutrição, entre outras".

A 31ª Pesquisa Salarial e de Benefícios aponta maior diferença de salários entre homens e mulheres nos cargos de professores com doutorado, modelistas e gerentes de hotéis. Confira os 20 cargos divulgados na pesquisa. 

 

Cargos % de quanto a mulher
ganha a mais em
relação ao homem
Professsor - Doutor 25%
Modelismo - Estilismo 22% 
Gerente de Hotel  22% 
Terapeuta Ocupacional (Fisioterapia)  19% 
Professor Graduado  16% 
Recepcionista - Hotel  16% 
Estagiária Enfermagem  13% 
Analista Pleno - Jornalismo  13% 
Coordenador de Biblioteca  11% 
Coordenador, Supervisor ou Chefe de Treinamento
e Desenvolvimento RH
 10% 
Réporter  9% 
Psicólogo Hospitalar  9% 
Analista Pleno - Vendas  8% 
Analista de Recrutamento e Seleção Pleno  6% 
Analista Pleno - Atendimento ao Cliente  6% 
Bibliotecário  6% 
Secretária Executivo  4% 
Secretária Bilíngue  3% 
Arquiteto Pleno  3% 

Fonte: Pesquisa Salarial Catho Online

 

Essa notícia foi publicada no Administradores, em 16/04/10.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários

X

Receba as principais atualizações do Portal Huma

Fique por dentro das novidades da área de gestão de pessoas. Assine a newsletter do Portal Huma e receba as principais informações da semana!

Enviar

https://www.lg.com.br/