Huma

Seu chefe é agressivo? Estudo diz por que

Mercado
19/10/2009

 

Por que algumas pessoas que detém cargos de poder parecem querer tratar mal a seus subordinados? 

Foi partindo dessa pergunta que Nathanael Fast, da Universidade do Sudeste da Califórnia, e Serena Chen, da Universidade da Califórnia, examinaram a idéia de que a agressividade em cargos de chefia é frequentemente resultado de um ego ameaçado.

Por meio de estudos comportamentais, os pesquisadores encontraram provas de que indivíduos se tornam agressivos quando se sentem incompetentes no domínio do poder, e que essa reposta agressiva é guiada por sentimentos de ego ferido.

O resultado mostrou também que as pessoas mais agressivas eram as que possuíam cargos mais altos associado a dúvidas em relação à sua real competência.

Durante os testes, os pesquisadores pediram a 90 homens e mulheres que respondessem a um questionário online sobre suas tendências agressivas e o que achavam de suas competências.

Em seguida, os pesquisadores despertaram o sentimento de ego ferido nos voluntários para descobrir se isso geraria um comportamento mais agressivo. Para isso, os voluntários escreveram sobre uma situação na qual se sentiram impotentes em relação á sua competência ou ao seu poder.

Por fim, cada um deles foi orientado a atribui uma punição adequada a estudantes que, hipoteticamente, teriam errado as questões me uma prova. O castigo era escolher uma buzina cujo som variava de 10 a 130 decibéis.

O resultado? As pessoas que se sentiam mais incompetentes, e possuíam cargos mais altos (com mais poder), escolheram as punições mais barulhentas. Aqueles que se sentiam a altura de seu trabalho, ou aqueles que se achavam incompetentes mas não tinham poder algum na empresa, selecionaram buzinas mais baixas.

Como hipotetizado, a agressão parece ser mesmo motivada por um ego ameaçado – sugerindo que a descoberta só comprova um certo senso comum em escritórios: quem não consegue se mostrar competente pelos próprios meios, tenta fazer isso diminuindo o outro.

O estudo foi publicado na Psychological Science.

Essa notícia foi publicada na Info Online, em 16/10/2009

Comentários

X

Receba as principais atualizações do Portal Huma

Fique por dentro das novidades da área de gestão de pessoas. Assine a newsletter do Portal Huma e receba as principais informações da semana!

Enviar

https://www.lg.com.br/