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Sua empresa está preparando profissionais para o futuro próximo?

Mercado
15/08/2012

*Por Silvia Osso

Tempos difíceis estes onde as vendas sofrem concorrência e o consumo não cresce como o mercado gostaria. O empresário precisa conhecer sobre estoques; estar totalmente informatizado (inclusive com relatórios de gestão); saber negociar e comprar bem; ter uma loja com layout atual, agradável e bem definido; conhecer um pouco sobre legislação trabalhista, sanitária, fiscal; ter noções de marketing; saber treinar e motivar funcionários além de outros tantos requisitos de gestão.

Aí eu pergunto: você como RH está preparado para atender a todas essas demandas? Os funcionários da empresa estão preparados para enfrentar tanta concorrência com competência?

Volto a perguntar: Você está preparando profissionais para atuar na sua empresa em curto e médio prazo? Só permanecerão no mercado empresas (ainda que pequenas) administradas por profissionais empreendedores que estejam preocupados em treinar e atualizar seus colaboradores permanentemente. Para isso é preciso preparar e qualificar a equipe, verificando a princípio se vale à pena investir neles ou substituí-los analisando aspectos importantes como:

Possuem talento?
Tem uma dose de inconformismo diante das atividades rotineiras, para transformar ideias simples, em negócios efetivos e lucrativos.

Conhecem ou se esforçam para conhecer o ramo? Quanto mais dominarem o ramo, maiores serão as chances de êxito. Se não tiverem muito conhecimento sobre o ramo, mas tiverem vontade, deverão ser treinadas através de cursos presenciais, via internet, leituras ou até por outros funcionários.

Tem disposição para assumir riscos? Os riscos fazem parte de qualquer atividade e é preciso aprender a administrá-los. Arriscar significa ter coragem para enfrentar desafios, ousar a execução de novos comportamentos e escolher os melhores caminhos para executá-los.

Tem capacidade para aproveitar as oportunidades? Estão atentos e são capazes de perceber, no momento exato, oportunidades de negócio que o cliente está exigindo.

Sabem organizar? Tem senso de organização e capacidade de utilizar recursos humanos, materiais e financeiros de forma lógica e racional. A capacidade de organização facilita o trabalho e economiza tempo e dinheiro.
São capazes de tomar decisões? Decidem acertadamente e no momento certo, estando bem informados, analisando friamente a situação e avaliando as opções e escolhendo a solução mais adequada.

Tem liderança? Sabe definir objetivos, orientar a realização de tarefas, combinarem métodos e procedimentos práticos, incentivar pessoas, produzir condições de relacionamento equilibrado entre a equipe de trabalho e a missão do empreendimento.

Mantém o otimismo? Tem sempre a vontade de ver seus próprios projetos realizados, porque tem confiança em seu desempenho profissional. 

São independentes?
Sabe determinar seus próprios passos, abrir seus próprios caminhos, decidir o rumo de sua vida e principalmente saber o que querem ser.

Se você não identifica essas qualidades em seus colaboradores prepare-se para fazer a substituição deles o quanto antes. Use atributos de Recrutamento e Seleção e inicie uma nova conquista trazendo para as empresas profissionais mais interessados em crescer e aprender.

Se identificar pessoas interessadas em aprender e com mais alguns atributos dos acima citados, comece imediatamente a treiná-los e a investir em suas carreiras. O mercado anda carente de profissionais com essas características e considerar o aperfeiçoamento profissional como uma das metas mais importantes para si e para seus funcionários é um grande desafio.

Bom trabalho. Você vai conseguir!

 

Silvia OSSO é palestrante e consultora de empresas. Especialista em varejo e autora dos livros Atender bem dá lucro; Administração de Recursos Humanos para Farmácias; Programa Prático de Marketing para Farmácias. Quer conhecer mais sobre ela visite o site: www.gestaodecarreira.com.br/falarh. Contato: siosso@uol.com.br.

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