Huma

Sua equipe está apática? Descubra o motivo!

Mercado
14/07/2009

 

Na opinião da gerente de Recursos Humanos da V2 Consulting, Andréa Kuzuyama, a apatia de um profissional pode ocorrer devido a fatos cotidianos do ambiente profissional como também estar relacionado a problemas pessoais externos, como o desentendimento com membros da família.

Razões da apatia

Andréa ressalta ainda que há muitas razões que podem desencadear a apatia profissional. Entretanto, algumas são bastante visíveis e de fácil percepção. A primeira delas pode ser gerada no ambiente físico da organização. "A falta de equipamentos para desenvolver o trabalho ou até mesmo problemas com a luminosidade do ambiente podem causar uma apatia do profissional".

Além disso, os problemas de relacionamento entre membros da equipe ou até mesmo com o líder também são fatores que auxiliam no desinteresse profissional.

"A lentidão na solução de problemas e também uma empresa em que o ambiente é muito rígido, no qual aquele profissional que conversa alto com um colega é repreendido por outros funcionários, também contribuem para uma apatia".

O que fazer?

Para contornar essa situação Andréa destaca que o líder precisa ter um planejamento e divulgá-lo com bastante transparência para a sua equipe. "O gestor precisa mostrar para os seus liderados todas as suas metas, objetivos e também os resultados que a equipe já teve com o desenvolvimento do seu trabalho".

Outra forma de tentar tirar a equipe da apatia é promover a comunicação mais fácil em todos os níveis da empresa e oferecer novas oportunidades. Já o profissional, por sua vez, precisa também buscar novos desafios e conversar com o seu chefe para tentar sair dessa apatia. Dessa forma, o trabalho deixa de ser um martírio no dia-a dia.

Essa matéria foi publicada na Info Money em junho de 2009.

Comentários

X

Receba as principais atualizações do Portal Huma

Fique por dentro das novidades da área de gestão de pessoas. Assine a newsletter do Portal Huma e receba as principais informações da semana!

Enviar

https://www.lg.com.br/