Huma

Treinamento de equipe: você está agindo corretamente?

Mercado
05/08/2013

*Por Silvia Osso


Treinar equipes é uma das formas mais importantes de mantê-las atualizadas e de capacitá-las para o exercício eficaz e eficiente do trabalho. Muitas empresas erram na forma de fazer isso, talvez por inexperiência. Treinar sempre é uma solução, mas de nada adianta treinar pessoas não apropriadas. É como semear em terreno estéril. Se não há pessoas selecionadas assertivamente não adianta efetuar treinamento, pois será difícil fazer milagres. O primeiro passo para que um treinamento de equipe  dê resultados é, antes de tudo, saber selecionar corretamente os participantes dela e, é claro, quem as vai treinar.

É preciso investir, antes de tudo, numa correta seleção de profissionais que só têm resultados esperados, a partir do momento que contratam corretamente e investem certo. Penso que não adianta contratar especialistas para treinar equipes, pois como disse acima não adianta plantar em solo estéril. Se não há talentos a serem desenvolvidos ou bem selecionados não adianta trazer um famoso especialista para fazer milagres. Vejam o que ocorre com as palestras motivacionais que se não estão devidamente inseridas no contexto, provocam uma euforia no ato, mas no dia seguinte são esquecidas ou pouco utilizadas.

Para um treinamento ser produtivo, ele precisa ser feito para as pessoas certas, de forma certa e sob medida para atender suas reais necessidades. Treinamentos genéricos quase sempre não funcionam. Se os profissionais encarregados dos treinamentos os mensurassem não fariam treinamentos genéricos.

Para um treinamento funcionar, primeiro deve-se avaliar as habilidades, os pontos fracos dos integrantes da equipe e o que é possível desenvolver com o treinamento. O que realmente interessa comentar, é que em época de mão de obra escassa os treinamentos genéricos não sensibilizam e nem desenvolvem pessoas, enquanto que treinamentos feitos sob medida conseguem isso, o que faz toda a diferença.

Treinamentos só provocam grande resultado se eles causarem interesse. Se a equipe gosta de focar em metas e o conteúdo é esse, provavelmente haverá natural e grande interesse. Ou seja, é preciso descobrir o que causa interesse para a equipe. Portanto, antes de contratar um treinamento, conheça sua equipe e entenda o que ela gosta e do que ela está precisando. Quais são as ferramentas de que ela precisa? Como pode produzir mais? O que precisa para produzir mais? Que resíduos vão ficar num futuro breve? Qual será sua utilização de forma prática? Que métricas vai utilizar para quantificar os resultados?

Se quiser treinar bem é importante lembrar-se de algumas premissas que destaco abaixo:

  • Saiba aonde quer chegar;
  • Tenha um planejamento e crie um objetivo;
  • Dê um título para o treinamento de forma ele que estimule a curiosidade dos participantes;
  • Selecione pessoas que possam se sensibilizar pelos seus objetivos ou avalie aqueles que têm qualificação para tal;
  • Auxilie essas pessoas a desejarem esses objetivos. Utilize até técnicas de marketing para isso de forma que a vontade delas em seguir e conseguir seus objetivos seja visceral.
  • Conduza as pessoas a buscar os objetivos.
  • Escolha os profissionais apropriados para realizarem os treinamentos.
  • Estabeleça métricas claras.


Acho que fica claro entender que para ter resultados positivos é preciso preparar um solo fértil onde as sementes germinarão com qualidade e crescerão fortes e saudáveis. Se fizerem ainda a manutenção do solo haverá grandes chances de conseguirem obter a produtividade total da equipe. Pense nisso!

 

*Silvia Osso é palestrante e consultora de empresas. Jornalista , especialista em varejo, é autora dos  livros: Atender bem dá lucro ; Programa Prático de Marketing para Farmácias; Administração de Recursos Humanos e do DVD Etiqueta Empresarial.
 

Comentários

X

Receba as principais atualizações do Portal Huma

Fique por dentro das novidades da área de gestão de pessoas. Assine a newsletter do Portal Huma e receba as principais informações da semana!

Enviar

https://www.lg.com.br/