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Veja quatro incentivos que não funcionam no trabalho

Mercado
06/03/2013

Muitos profissionais acreditam que é preciso inserir certas ações motivadoras no ambiente de trabalho, porém algumas estratégias podem sair pela culatra. E dificilmente você saberá identificar se está utilizando os incentivos certos ou não.

Se você deseja motivar seus funcionários da maneira correta, confira a seguir 4 coisas que você pode estar fazendo e que pode gerar o efeito oposto em seus funcionários:

1. Dinheiro: os incentivos financeiros são, sem dúvida, uma boa maneira de motivar quem trabalha para você. Especialmente quando esse profissional trabalha com finanças. Mas se o dinheiro extra é o único motivador, essa forma de incentivo não vai funcionar por muito tempo. Para ter o melhor desempenho de seus funcionários você precisa oferecer outras recompensas para que ele se sinta motivado, como por exemplo, cursos e palestras que desenvolvam esse profissional.

2. Medo: assustar seus funcionários para conseguir dedicação e motivação no trabalho não é o melhor caminho. Você não terá a lealdade desse profissional quando você precisar dele. E um empregado aterrorizado não consegue ser uma pessoa inovadora, e certamente não estará motivado a assumir riscos ou experimentar novos conceitos. Com essas atitudes você estará desperdiçando pessoas talentosas que podem contribuir muito com sua empresa.

3. Competição:
você pode trabalhar mais rápido do que o seu colega? Você pode vender mais produtos do que o outro grupo? Todos esses desafios podem parecer boas maneiras de obter mais motivação, porém o efeito que isso causa nos profissionais é péssimo. A ideia é fazer com que os profissionais trabalhem em equipe, e não em uma eterna competição. Concentre-se na concorrência, mas só com as outras empresas no mercado. Nunca dentro de sua própria equipe.

4. Elogios: elogiar os funcionários quando um trabalho é bem feito é essencial. Porém, se você fizer isso com certa frequência pode fazer com que o seu discurso tenha efeito nulo nos outros profissionais. Lembre-se dos momentos em que você recebeu elogios de uma pessoa que nunca distribuiu elogios sem sentido, provavelmente eles foram memoráveis. Os seus funcionários vão se sentir da mesma forma.


*Essa dica foi publicada no site InfoMoney, em 04/03/2013

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