Huma

Você é conhecido na sua área de atuação?

Mercado
18/08/2010

 

*Por Silvia Osso

 Você se preocupa em construir um bom nome para ser reconhecido no mercado? Prefere conhecer muita gente ou ser conhecido por muitas pessoas? Em qualquer área de atuação conta mais quem conhece você e, é claro, que imagem você tem diante dessas pessoas.

Pensa que essa é uma tarefa fácil? Engana-se quem pensa que é. Para alcançar visibilidade na profissão, você tem que ser muito comprometido, recorrer a planejamento adequado e trabalhar inteligentemente pela vida toda.

O fato é que a maioria dos profissionais não está disposta a se dedicar e fazer o trabalho árduo. Eles preferem o trabalho imediato e fácil. Daí, a certeza de que se você se dedicar de verdade, terá poucos competidores pela frente.

Profissionais medíocres estão mais preocupados em apenas não perder seu emprego. Os vencedores atuam para ganhar, acreditam no seu potencial, agem de acordo com os seus planos e por isso vencem.

Se você quer mesmo alcançar o sucesso comece a fazer agora, não deixe para amanhã, um trabalho certeiro e árduo diariamente:

  • Crie um informativo eletrônico mensal e mande para os seus clientes;
  • Crie um site ou blog e os mantenham atualizados com assuntos de interesse;
  • Contate pelo menos cinco de seus clientes por telefone diariamente, mantendo assim a chama do relacionamento acessa;
  • Contate também potenciais clientes diariamente;
  • Consiga que algo a seu respeito seja publicado em alguma revista e mande para os seus clientes;
  • Participe de grupos formais ou informais ligados a negócios ou à sua profissão;
  • Ofereça-se para serviços comunitários;
  • Se participar de alguma comunidade virtual onde você mostra o seu lado humano, familiar, personalidade, tome cuidado para não se expor demais e comprometer sua imagem profissional;
  • Coloque no YouTube depoimento de seus clientes ou algum evento de que tenha participado.

Seja um fornecedor de valores e benefícios. As empresas e as pessoas vão comprar seu trabalho se perceberem o seu valor e terão prazer de fazer propaganda boca-a-boca a seu respeito. O seu nome e reputação estão interligados. O seu destino é fruto das informações disponíveis sobre você, dos serviços e atendimentos excepcionais que proporciona aos clientes, colegas e comunidade.

Geralmente as pessoas não falam apenas o nosso nome. Em seguida elas complementam com algo bom, importante, ruim, divertido ou triste a seu respeito. O seu destino é fortemente influenciado pela forma como você é visto no meio em que se encontra inserido.

Mas se você realmente deseja investir para conseguir reconhecimento e reputação irrefutável, terá que pensar a longo prazo e trabalhar a curto prazo. É como diz a sabedoria popular: “plante bem hoje e colha melhor amanhã...”

Palestrante e consultora de empresas, Silvia Osso é pedagoga e psicóloga educacional e empresarial. Também é autora do livro Atender bem dá lucro e do DVD Etiqueta Empresarial.

Comentários

X

Receba as principais atualizações do Portal Huma

Fique por dentro das novidades da área de gestão de pessoas. Assine a newsletter do Portal Huma e receba as principais informações da semana!

Enviar

https://www.lg.com.br/