CST contrata portal de RH da LG Informática

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CST contrata portal de RH da LG Informática

Agência Estado
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Os quase sete mil funcionários da Companhia Siderúrgica de Tubarão (CST) poderão realizar pela Internet, a partir de janeiro de 2004, operações como acerto de férias, atualização da carteira profissional, licenças e empréstimos, entre outras coisas, sem a necessidade de passar pelo departamento pessoal.

A siderúrgica, que adquiriu o Portal RH da LG Informática para automação de rotinas, espera reduzir a preocupação do funcionário e evitar o deslocamento. “Com a ferramenta, que pode ser acessada pela Internet, o funcionário poderá se concentrar melhor no seu trabalho, o que nos garante um ganho de produtividade, além de maior segurança e flexibilidade para o empregado“, explica o analista de Recursos Humanos da CST, Enilson Miranda Santos.

O executivo ressalta que desde 1986 a CST, de forma pioneira, descentralizou as informações de RH, utilizando recursos de auto-atendimento, e transportou os dados para gerentes e supervisores de área que, em casos específicos, aprovam solicitações dos funcionários, como uma programação de férias, por exemplo.

Santos conta que a CST utilizava um sistema caseiro, criado por funcionários da própria empresa. Desde julho, porém, a siderúrgica contratou o Portal RH, da LG, que preservou as rotinas já utilizadas, com a diferença de que agora dá chance de acesso pela Internet. Com o programa, todas as funcionalidades de auto-atendimento estarão disponíveis em qualquer estação de trabalho em que o empregado esteja conectado.

“Além disso, foram instalados terminais de auto-atendimento e quiosques multimídia em pontos estratégicos da empresa, criando, assim, mais oportunidades de acesso, principalmente para aqueles empregados de manutenção que não têm local fixo de trabalho“, ressalta.

Encurtando distâncias

Um dos fatores que motivaram essa decisão foi o fato da companhia ocupar uma área extensa, na usina instalada na Grande Vitória (ES), onde a distância para resolver pequenos problemas administrativos tornava-se um grande transtorno. A necessidade de agilizar os processos de RH também levou a empresa a implantar o portal.

A CST conta hoje com mais de duas mil estações de trabalho e 13 quiosques de auto-atendimento, que permitem aos funcionários a realização de várias transações no sistema, como o registro de ocorrências de freqüência pelo próprio empregado. “O empregado não precisa marcar ponto, mas entra no sistema para registrar ocorrência de atraso ou de hora extra“, conta.

Além do Portal RH, outros sistemas da LG Informática estão sendo implantados na CST, como o FPw Folha de Pagamento, pioneiro em ambiente Windows. O produto destaca-se pela flexibilidade e facilidade de uso, que permite ao usuário controlar suas ações com total independência.

Além dos serviços de RH, a LG já começou a desenvolver outra ferramenta para a CST, batizado de Sistema Integrado de Saúde (SIS), que disponibilizará em um único banco de dados todo o histórico médico do funcionário, inclusive de exames realizados. A previsão é de que a ferramenta, que será implanta em fases, esteja concluída dentro de 18 meses.

LG

O diretor de mercado da LG Informática, Gustavo Reis Teixeira, informa que o custo dor programas varia de acordo com o número de opções de serviços e do número de funcionários. “É difícil falar de valor médio do produto, mas poso afirmar que o retorno acontece em prazo inferior a um ano“, afirma.

Já o diretor de Tecnologia da LG, Eduardo Virgílio Rodrigues da Cunha, diz que a empresa investiu R$ 2 milhões desde 2001 no desenvolvimento de ferramentas de recursos humanos. Além do Portal RH, há outros oito módulos disponíveis, como cargos e salários, recrutamento e seleção, treinamento, benefícios, medicina do trabalho, segurança do trabalho, contencioso, custo e orçamento do trabalho.

Segundo o executivo, além da CST, o Portal RH está em fase de implantação em outras seis empresas (ONS, Líder Magazine, Alunorte, Santanter/Banespa, Bureau Veritas e Zip.net). “É um produto novo, desenvolvido ao longo de 2002 e 2003, por isso vamos trabalhar inicialmente na base de clientes que já utilizam outros produtos, que conta com cerca de 500 empresas“, afirma.

O programa de folha de pagamento é o carro-chefe de vendas da LG Informática, mas a expectativa é de que o Portal RH ganhe espaço nas vendas em 2004. A previsão da empresa é fechar o ano com faturamento de R$ 12 milhões, o que representa um crescimento de 40% sobre o ano passado.

Com sede e centro de desenvolvimento em Goiás e escritórios em São Paulo, Rio e agora no Paraná, a LG mantém representantes em todo o País. Entre os seus clientes estão AmBev, Brasil Telecom, Carrefour, Caterpillar, Fiat, Johnson & Johnson, Kodak, Telefônica, Telemar, Volkswagen, Grupo Votorantim, Embraer e Rede Globo.


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