Inovação no gerencimento de RH

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A Companhia Siderúrgica de Tubarão (CST) acaba de adquirir o novo Portal RH, solução da LG Informática para prover automação de rotinas e auxílio no gerenciamento de pessoal e recursos humanos.

A empresa, localizada na Grande Vitória (ES), é uma das primeiras a adotar a solução que possibilitará total autonomia aos seus funcionários – cerca de quatro mil – na realização das mais diversas transações, sem a interferência do Departamento Pessoal, como programação da escalas de férias, rescisão de contratos, atualização de carteira profissional, solicitação de empréstimos, marcação de ponto, entre outras necessidades. Além do Portal RH, a CST adquiriu o sistema FPw Folha de Pagamento e o FPw Ponto, caracterizando um dos negócios mais significativos que a LG Informática fechou em 2003.

De acordo com Eduardo Virgílio Cunha, diretor da LG Informática, o novo Portal RH é uma ferramenta prática que permite acesso personalizado aos funcionários, de acordo com cada perfil, além de respeitar a hierarquia da empresa. “Ficamos muito satisfeitos em sermos escolhidos pela CST, pela própria cultura de recursos humanos que a empresa mantém e onde se destaca, e por que a parceria nos permitirá colocar em prática vários de nossos projetos”, enfatiza Cunha. Para maior agilidade e melhor utilização da ferramenta, todos os funcionários da empresa passarão por treinamento, com apostilas e palestras. A implantação total do projeto deve ser concluída nos próximos três meses.

A CST possui uma cultura inovadora de Gestão em RH. Desde 1986, de forma pioneira, a Companhia descentralizou as informações do Departamento de Recursos Humanos – utilizando recursos de auto-atendimento – e transportou os dados para os gerentes e supervisores de área que, em casos específicos, aprovam via workflow as solicitações dos funcionários, tais como uma programação de férias efetuada pelo mesmo. A partir disso, todas as funcionalidades de auto-atendimento foram disponibilizadas para acesso em qualquer estação de trabalho onde o empregado esteja conectado. Além disso, foram instalados terminais de auto-atendimento e quiosques multimídia com monitor toutchscreem em pontos estratégicos da empresa, criando, assim, mais oportunidades de acesso, principalmente para aqueles empregados de manutenção que não tem local fixo de trabalho. Com essa estratégia, os empregados passaram a fazer, sozinhos, uma série de rotinas anteriormente de responsabilidade da área de RH.

Um dos fatores que motivou essa decisão foi o fato da companhia estar localizada em uma área muito grande, onde as distâncias para resolver pequenos problemas – tais como solicitar uma declaração – tornava-se um grande transtorno, aliado à necessidade de agilizar os processos, para que os funcionários não fossem prejudicados quando precisassem de alguma informação ou serviço do RH. A CST conta, atualmente, com mais de duas mil estações de trabalho e treze quiosques self-service localizados em pontos estratégicos da companhia e que permitem aos funcionários a realização de várias transações no sistema, como o registro de ocorrências de freqüência pelo próprio empregado – tendo em vista que a empresa pratica a isenção total de ponto a partir do ano de 2000. Desde esta data, a empresa delegou aos empregados a responsabilidade pelo registro pessoal das exceções de freqüência, tais como faltas, atrasos, saídas antecipadas e horas extras.

“Estamos sempre em busca de novas soluções que melhor atendam as necessidades da CST e de nossos empregados”, declara Enilson Miranda, analista de planejamento de recursos humanos da CST. “Desse modo, identificamos a necessidade, sem abandonar o conceito auto-atendimento, e nosso desejo é centralizar todas as operações associadas ao RH em um único sistema. Também pretendíamos adotar uma plataforma mais moderna”, acrescenta o analista. “O portal foi a solução encontrada, que possibilitou a migração do sistema antigo para Windows, centralizando todas as funções do departamento de recursos humanos em um portal na Internet ou Intranet”, explica Miranda.


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