Sala de imprensa

Softwares facilitam a elaboração de programas de segurança do trabalho

Clippings 01/02/2005 Veículo: Estilo & Gestão RH - Catho OnLine

Elaboração e emissão do PPP

Segurança, ambiente favorável e condições adequadas à saúde dos funcionários são preocupações cada vez mais constantes no cotidiano das empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte. Junte-se a isso o alto índice de acidentes de trabalho e a obrigatoriedade da elaboração e emissão do PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário pelas empresas nas quais os empregados estão expostos a algum tipo de risco. Como a elaboração do material ainda gera algumas controvérsias, muitas empresas, buscando se preparar e se adequar às exigências trabalhistas, estão utilizando softwares para facilitar a elaboração de programas na área de Medicina e Segurança do Trabalho.

Um desses softwares, o FPw Medicina e Segurança do Trabalho, criado pela LG Informática, empresa fornecedora de soluções para gestão de RH, permite o acompanhamento das medidas usadas para prevenir e minimizar situações de perigo dentro da empresa, garantindo o desenvolvimento satisfatório do trabalho.

O módulo permite, entre outras coisas, acompanhar o histórico médico do funcionário desde a contratação até seu desligamento da empresa. O sistema disponibiliza o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), além de ficha médica com o cadastro completo das fichas de cada colaborador, controle de exames, medicamentos e outros benefícios, como audiometria, controle ambulatorial e de afastamento e relatórios gerenciais.

“Já a área voltada para as questões de segurança disponibiliza o Programa de Prevenção de Risco Ambiental (PPRA), permite o reconhecimento de riscos, controle de acidentes, elaboração do Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho, do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), controle de acidentes, entre outras possibilidades, como controle de treinamentos e até manutenção de extintores”, conta Edna Márcia Santos Chaves, analista de negócios da LG.

Segundo Edna, a vantagem do FPw é sua integração com o módulo Folha de Pagamento, desenvolvido pela LG em 1994. “Por meio dele a empresa tem às mãos informações completas de cada usuário. Não há como um profissional da área de Segurança avaliar um risco que não seja real”.

Ao adquirir o software a empresa tem a sua disposição um atendimento pós-venda, que inclui implantação do sistema, treinamento da equipe e suporte técnico.

Outro software semelhante que já está no mercado é o da CIGAM, fornecedora do software de gestão empresarial multiplataforma ERP CIGAM, que oferece aplicações para a gestão dos Recursos Humanos e controle das informações sobre Cargos e Salários, Folha de Pagamentos, Férias, Rescisões, Ponto Eletrônico e PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário).

"O ERP CIGAM oferece facilidades na sua implantação, operação e ao alto nível de parametrização”, afirma Robinson Klein, diretor comercial da CIGAM. Na avaliação do executivo, o ERP é capaz de se adaptar perfeitamente às mais diversas necessidades empresariais, para todos os portes de empresa, de qualquer ramo de negócio, sem deixar, no entanto, de garantir total segurança e autonomia aos seus usuários. “Também por ser modular, o software de gestão pode ser implementado na medida das necessidades das empresas e de seus usuários”.

No módulo PPP o softawre permite:
- Controle de exames médicos e auditivos.
- Controle de graus de risco, com cálculo do acréscimo SAT.
- Registro de laudos médicos para PPP.
- Emissão do PPP.


Com a palavra, quem já usa

Duas empresas, a Osram e a rede de supermercados carioca Prezunic, já utilizam os softwares da LG. Ambas optaram pelo módulo de segurança e medicina do trabalho em virtude da elaboração do Perfil Profissiográfico Previdenciário e por já trabalharem com o sistema de folha de pagamento.

“O software, no que se refere à elaboração do PPP, atendeu plenamente minhas necessidades, mas confesso que ele ainda não tem 100% de sua capacidade utilizada por nós devido a alguns pontos ainda necessitarem de melhorias”, comenta Mário José Abrahão, engenheiro de Segurança da Osram.

Abrahão avalia, porém, que essas melhorias já estão sendo implantadas pela LG, o que aconteceu também na Prezunic. Segundo Ronaldo Pereira Leal, gerente de RH da rede carioca, o software solicita, em alguns casos, informações muito detalhadas, que acabam não sendo essenciais no dia-a-dia, como nos casos das informações solicitadas quando o assunto é equipamento de proteção. “Alguns pontos precisam ser adaptados e modificados, mas já conversamos com a LG e a empresa está fazendo as adaptações necessárias para atender nossas necessidades”, conclui Leal

Clique aqui para ler esta notícia direto da fonte.

Agende uma reunião

Entre em contato conosco e aproveite para bater um papo com um de nossos especialistas.

Preencha todos os campos marcados!

https://www.lg.com.br/