Sala de imprensa

Case de sucesso: A tecnologia que integra o RH do Grupo Aço Cearense

Releases 13/05/2019

Os números do Grupo Aço Cearense são superlativos. Fundado em 1979, o conglomerado siderúrgico tem capacidade de produzir um milhão de toneladas de aço por ano e emprega cerca de 4 mil profissionais nos estados do Ceará e do Pará. O faturamento dessa gigante chegou aos R$ 2,7 bilhões em 2018.

Em 2010, o grupo iniciou uma trajetória de modernização da tecnologia por trás de seu RH. A primeira etapa dessa mudança foi substituir o antigo sistema de folha de pagamento de uma de suas empresas, a siderúrgica SINOBRAS, que apresentava erros de cálculos, não trazia indicadores e exigia muita intervenção manual. Após extensas pesquisas de mercado, a Aço Cearense optou pela solução Gen.te Recebe - Folha de Pagamento da LG lugar de gente.

Os resultados foram imediatos em questões como confiabilidade das informações e indicadores, fácil adequação ao eSocial, aderência à legislação trabalhista e velocidade de processamento de dados. Esses avanços levaram o sistema a ser naturalmente adotado em todas as empresas do grupo, processo que foi facilitado pela fácil integração da ferramenta ao ERP usado pelo Grupo Aço Cearense.

Atualmente, o uso da tecnologia pelo RH do grupo vai muito além da folha de pagamento.  A tecnologia está presente nos processos de recrutamento e seleção, no gerenciamento de cargos e salários e no uso da solução de business intelligence, que coleta, organiza e analisa dados relevantes sobre os colaboradores, com a meta de auxiliar o gestor na tomada de decisão.

Quais são os resultados práticos dessa transformação digital no RH?

A diretora de Desenvolvimento Organizacional e TI do Grupo Aço Cearense, Cinthia Cavalcanti, destaca alguns pontos positivos da integração do RH com a tecnologia: mais autonomia para os gestores; mobilidade para os funcionários; e cumprimento das demandas de governança, compliance e dos prazos do eSocial.

Autonomia para os gestores

De acordo com a executiva, uma empresa não pode ter gestores preocupados em preencher um mesmo formulário várias vezes, porque em uma unidade um processo é feito de uma forma e nas demais de outra. “Então, a solução nos apoia nesse sentido. Evitamos retrabalho e damos autonomia para o gestor focar em questões estratégicas, como cuidar das pessoas e do desempenho da equipe. Por isso, o sistema é primordial para que isso ocorra da forma mais segura possível.”

Mobilidade

O Grupo Aço Cearense adotou o app Gen.te Mobile, que leva as funcionalidades de autoatendimento do RH para smartphones, tablets e agora também para o Apple Watch. “Hoje, no mobile, disponibilizamos a consulta de informações do ponto, informe de rendimentos e contracheque, dentre outras. A ideia é evoluir o aplicativo para que ele seja cada vez mais interativo”, explica a diretora.

Compliance, governança e cumprimento dos prazos do eSocial

De acordo com Cinthia, uma empresa do porte do Grupo Aço Cearense tem uma série de obrigações e demandas, que necessitam de governança para garantir as entregas aos investidores e acionistas.

“Hoje, temos o BI (Business Intelligence) implantado com vários indicadores. Antes, precisávamos gerar isso em planilhas para todos os gestores que não possuíam acesso aos relatórios. Agora, é completamente diferente: a solução tem uma interface na qual os líderes conseguem fazer a própria gestão da informação de forma muito mais rápida e confiável.”

Quanto ao eSocial, o conglomerado conta ainda com o apoio da LG lugar de gente para realizar as entregas ao Governo Federal. “A LG também nos ajudou, não só com o sistema, e sim sendo o parceiro que nos apoiou na capacitação da nossa equipe no que era necessário processualmente. Também nos deu um suporte na pós-entrada em produção do eSocial e vem nos atualizando e dando segurança das alterações que são feitas nos leiautes pelo governo federal. Hoje, eu posso dizer que é um projeto de sucesso que não terminou, mas que vem andando muito bem”, finaliza.

Sobre a LG lugar de gente – www.lg.com.br

Há mais de 30 anos no mercado, a LG lugar de gente é a maior empresa brasileira especializada em tecnologia para gestão de RH do país. Com sede em Goiás e atuação em todo território nacional, possui cerca de 900 clientes que inclui nomes como Ambev, C&A, Carrefour, Ipiranga, Lojas Renner, Oi, Rede Globo, Santander e Vale. Atuando de modo consultivo e comprometido com a realidade de cada cliente, oferece uma solução completa e integrada para gestão do capital humano, que reúne as mais novas tecnologias do mercado e atende todas as necessidades do RH. Tendo uma história marcada por inovações, a LG lugar de gente aplicou mais de R$ 30 milhões no desenvolvimento de uma nova suíte de produtos, lançando em 2016 a Suíte Gen.te nuvem: a primeira e mais completa plataforma em nuvem para gestão de pessoas do Brasil.

Sobre o Grupo Aço Cearense - www.grupoacocearense.com.br

Atuamos no mercado de aço de forma sustentável com alta performance dos processos e atendimento diferenciado, gerando valor para acionistas, colaboradores, clientes, fornecedores e sociedade para ser reconhecida como a melhor empresa na produção, comercialização e distribuição de aço no Brasil.

São essas a missão e a visão que movem o Grupo Aço Cearense há 40 anos no mercado siderúrgico brasileiro. Com uma carteira de 16 mil clientes ativos em todo o país, o Grupo se destaca pelo seu crescimento e representatividade alcançada no mercado do aço. É líder regional do setor, com capacidade produtiva de 1.000.000 t/ano de aço e um faturamento de mais de R$ 2,7 bilhões em 2018.

Informações para a Imprensa

Textual Comunicação

Thiago Pugliesi | thiagopugliesi@textual.com.br | 11 5180-7016

Renan Albertini | renanalbertini@textual.com.br | 11 5180-6927

https://www.lg.com.br/