Vivenciar na prática os direcionadores de negócio: inovação, compromisso de servir, talentos humanos e sustentabilidade. É isso que busca o Grupo Algar, uma holding nacional que atua nos setores de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Agro, Serviços e Turismo, e possui mais de 2 milhões de clientes. Por dedicar especial atenção ao seu capital humano, o grupo conta com as soluções da LG lugar de gente para gerenciar seus associados – como chamam seus colaboradores.
24.700
funcionários
Holding
Cliente LG
desde
2011
"Enquanto implantávamos a ferramenta,
a empresa não parou. Adquirimos outros
negócios e, nesse sentido, a parceria
da LG fez a diferença."
“Utilizávamos uma solução de tecnologia terceirizada, mas dada a importância dos talentos humanos dentro da Algar, desde 2011, o grupo entendeu que precisava ter domínio das informações de seus associados”. Assim, o Diretor de Governança do Centro de Soluções Corporativas da Algar, Maurício Lemos, explica o início da parceria com a LG lugar de gente.
Maurício destaca que tal investimento se fez necessário pela própria filosofia de trabalho do Grupo Algar que atua como empresa-rede. “Nesse modelo, cada departamento transforma-se em um centro de resultado e funciona como uma microempresa interna. Então, o gestor precisa ter acesso aos dados das pessoas que ele gerencia. Foi por isso que nós buscamos a parceria da LG lugar de gente”, completa o diretor.
Maurício ressalta que as soluções da Suíte Gen.te permitiram padronizar vários processos que eram realizados de forma diferente nas empresas do grupo. Também automatizaram demandas como solicitação de férias e contratos de trabalho, e possibilitaram a criação de fluxos oriundos da área de Talentos Humanos (TH) – como é chamado o departamento de RH na empresa. “A solução da LG é robusta e vemos isso no dia a dia. Possui alta capacidade de processamento e segurança nos perfis de acesso, algo muito importante para o ambiente. Somos nove empresas de segmentos diferentes e estamos todas em uma mesma base, por isso precisamos tomar cuidado com as informações que são veiculadas dentro dos THs”, completa o diretor.
Maurício explica que, durante o processo de implantação, a Algar investiu um tempo maior na capacitação técnica de seus associados, mas o investimento foi compensado pela proximidade com o suporte da LG. “Enquanto implantávamos a ferramenta, a empresa não parou. Adquirimos outros negócios e, nesse sentido, a parceria da LG fez a diferença. Podíamos acionar consultores experientes que nos atendiam quando precisávamos e tinham disponibilidade de estar alocados em Uberlândia (MG)”.
Além dos produtos da LG lugar de gente, o Grupo Algar conta com outros sistemas Enterprise Resource Planning (ERPs), conhecidos como sistemas de gestão empresarial, todos integrados à Suíte Gen.te. Para Maurício, isso demonstra que a LG influencia até mesmo em cadeias de valor fora da área de recursos humanos. Ele destaca ainda que a solução de folha de pagamento da LG é a principal fonte de informações para manutenção desses demais sistemas.
“Falar de um produto da LG lugar de gente separadamente é difícil, porque eles são integrados e um complementa o outro. Mas se fosse para selecionar uma solução específica eu destacaria o Gente Recebe - Folha de Pagamento. Ele é o coração, ou seja, a máquina de cálculo robusta que permite à Algar manter seus planos de crescimento. Ele tem a capacidade de trabalhar com vários atores interagindo ao mesmo tempo, tanto os da empresa quanto os dos provedores de serviços”, pontua Maurício.
Segundo Maurício, os próprios associados fazem as atualizações dos sistemas. “Nós criamos procedimentos internos que nos permitem atualizar o software. Sempre que é lançada uma nova versão de atualização ou correção, conseguimos fazer os testes no domínio de TI, sem precisar envolver o time funcional. Ou seja, a relação fica transparente para quem é usuário da solução, porque garantimos o pleno funcionamento dela”, completa.
O diretor enfatiza o bom relacionamento que a Algar mantém com a LG lugar de gente. “Nós temos acesso à alta direção da LG. Não temos dificuldades em conversar e o time que faz o atendimento direto para nós é extremamente receptivo às nossas demandas. Dá para notar que a LG é uma empresa que não faz as coisas apenas para vender. Ela se preocupa com algumas situações em que nós, enquanto clientes, estamos passando. Isso é muito bacana na relação”.
*Os dados aqui apresentados dizem respeito à realidade do Grupo Algar e a seu relacionamento com a LG em março de 2015.