Olé Consignado, empresa de crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS e funcionários públicos, é cliente da LG lugar de gente desde 2015 e destaca a importância da parceria. Fruto de uma joint venture entre os Bancos Bonsucesso e Santander, a companhia já nasceu robusta com uma rede de 38 lojas, cerca de 600 funcionários e faturamento de R$ 40 milhões/mês, na época. Hoje, a empresa supera a marca de R$ 850 milhões/mês e possui mais de mil correspondentes em todo o Brasil.
Cerca de
600
funcionários
Mercado Financeiro
Cliente LG
desde
2015
A escolha da LG lugar de gente foi uma decisão óbvia, conforme explica o Superintendente de Gestão de Pessoas da Olé Consignado, Alexandre Guedes. Segundo ele, como os bancos Bonsucesso e Santander já eram clientes de longa data da LG, a parceria com a empresa foi natural. “Não dava para errar na escolha da solução de tecnologia que iria gerenciar nosso capital humano”, reforça.
Ele explica que, após um período de evolução dos processos, a Olé Consignado foi até o mercado para sondar outros módulos de RH. Mais uma vez, a melhor opção foi a LG lugar de gente. “Buscamos outros subsistemas como o orçamento de pessoal e toda a parte de desenvolvimento. Então, definimos por manter não apenas a folha de pagamento da LG, mas as demais soluções”, explica o superintendente de Gestão de Pessoas.
Além de automatizar a folha de pagamento e os processos de departamento pessoal, a Olé Consignado precisava de ajuda com os desafios de adequação ao eSocial. Nesse cenário de tantas dificuldades, a empresa contou com o apoio da LG. “Com a criação da joint venture no meio do processo de implantação do eSocial, nós estávamos atrasados com essa atividade. Olhamos para o mercado e as empresas estavam contratando consultorias, especialistas e montando equipes paralelas. Então, propusemos à LG o desafio de fazer esse processo a quatro mãos. Fizemos um projeto grande e, em um período de três a seis meses, conseguimos implantar o eSocial, assim como enviamos todos os arquivos ao governo federal. Não tivemos nenhum retorno ou problema interno com os sistemas. Foi um case de bastante sucesso”, reforça Alexandre.
Segundo ele, a folha de pagamento ficou tão robusta com a migração para o formato do eSocial, que a empresa quis expandir o uso das soluções. “Para ter informações mais corretas e mais ágeis no tempo que o negócio exige, não podemos ficar trabalhando com planilhas. Não apenas pelo tempo gasto, mas também pela falta de segurança. A planilha é uma ferramenta que induz ao erro, dependendo do tamanho ou da quantidade de informações da companhia. Por isso, precisávamos evoluir. Fizemos a contratação de alguns sistemas, como benefícios, orçamento de pessoal e cargos e salários para que a gente pudesse controlar e automatizar esses processos”, pontua.
Com a ajuda do Gen.te Flui – Workflow e do Gen.te Agrega - Autoatendimento, Alexandre comenta que a área de gestão de pessoas vem conseguindo dar mais autonomia ao funcionário. “Sem a morosidade de uma pessoa para atendê-lo, o colaborador pode entrar no portal e ter acesso às informações que ele deseja, de forma a resolver seus problemas. A liderança também não tem mais que mandar e-mail ou ligar para ter acesso à solicitação de férias e aos processos de admissão, por exemplo. Tudo fica disponível de forma on-line”, ressalta Alexandre.
Segundo ele, ao investir em um sistema que facilita as tarefas e os processos diários de recursos humanos, a gestão de pessoas consegue ter mais tempo para fazer ações diferenciadas para os colaboradores. “Para que possamos trabalhar com novos projetos, nos colocarmos no lugar do colaborador, entendermos as dores dele e atuarmos com uma visão de RH 4.0, é preciso automatizar as atividades manuais”, reforça.
Hoje, já com o uso dessas soluções, Alexandre reforça, por exemplo, que está conseguindo trabalhar com os parceiros que fornecem vale-transporte e plano de saúde com muito mais facilidade. “O módulo da LG faz o controle dos custos com benefícios, os descontos necessários na folha e repassa o valor correto para o pagamento dos fornecedores. Conseguimos ter uma assertividade maior e fazer o encontro das contas”, comenta.
Para ele, além dessa solução, o módulo de orçamento de pessoal também é fundamental para a Olé Consignado. “Com esse sistema, eu consigo ter uma visão integral do custo do funcionário para a organização. Quanto custa cada salário e benefício para a empresa? Com o orçamento, conseguimos ter uma visão de futuro, bem como do que foi orçado e realizado, para fazermos as comparações corretas”, ressalta.
Alexandre explica que além de ter um orçamento mais assertivo, o módulo permite que a empresa tenha várias visões. “Eu posso fazer simulações com mais funcionários, benefícios e ainda fazer uma mudança interna no orçamento e ter o resultado final mais rápido. Como o trabalho vai mudando, sem o sistema, gerávamos várias planilhas e acabávamos ficando confusos com tantos modelos. Além do tempo que a gente ganha, o risco de erro é muito menor com a solução da LG. Quando eu vejo algo que pode estar errado, consigo consertar de forma ágil e já projetar o ajuste no mês seguinte”, completa.
Para Alexandre, cada vez mais o RH precisa trabalhar com simplicidade. “Quando você começa a ter módulos de empresas diferentes, existe uma complexidade nessa junção. Não só pela questão de dar mais assertividade ao trabalho, mas pela segurança da informação. Eu entendo que precisamos buscar menos complexidade, centralizar tudo em uma empresa que consiga atender nos diversos subsistemas. Isso para gente é trabalhar com simplicidade. Com módulos integrados, conseguimos ter uma visão geral do colaborador”, explica.
Ele cita como exemplo a gestão dos benefícios, folha de pagamento, cargos e salários e orçamento de pessoal. “Essas integrações facilitam o trabalho da liderança e dos funcionários. Na hora de fazer um afastamento por licença-maternidade, por exemplo, já consultamos os benefícios e atualizamos no módulo de cargos e salários”, sustenta.
Alexandre faz questão de destacar que o banco Olé Consignado se preocupa em facilitar as atividades do RH e melhorar a experiência do cliente interno. “A nossa visão enquanto RH é ter um atendimento voltado para a necessidade do colaborador. Para fazer um empréstimo na Olé Consignado, basta de três a quatro cliques. Então, por que o funcionário, na hora de solicitar férias, deveria vir até a área de recursos humanos, assinar um documento e fazer todo o processo presencialmente? Nossa prática de mercado tem que corroborar com a expectativa da empresa. Ou seja, ela precisa estar totalmente alinhada ao discurso”, menciona.
De acordo com Alexandre, a LG lugar de gente entendeu que o funcionário da empresa é o cliente final, não apenas o departamento de pessoal ou o RH. “É importante perguntar para nosso colaborador: os processos fazem sentido para ele? A maneira como o RH está lidando com suas necessidades está correta? Partindo desse pressuposto, a parceria está indo muito bem”, confirma o superintendente de Gestão de Pessoas da Olé Consignado.
Alexandre faz questão de destacar que, nessa busca por melhorar a experiência do colaborador, vários questionamentos foram feitos sobre a capacidade da Suíte Gen.te no início da parceria. “A LG foi muito transparente e mostrou o que ela tinha naquele momento e o que estava previsto na evolução do produto. As demandas que solicitamos e que não estavam planejadas foram incluídas no roadmap. Então, essa agilidade em escutar o cliente, em entender que o usuário final é o funcionário, bem como essa boa vontade em querer ajudar, nos faz continuar escolhendo a parceria da LG lugar de gente”, pontua.
Ele cita como exemplo o desenvolvimento dos processos parametrizáveis da solução de workflow. “Nós tivemos uma conversa com a LG e reforçamos o custo das personalizações desse produto. Com as atualizações de versão para atender ao eSocial, esses valores tornavam-se recorrentes. Mais uma vez a empresa entendeu nossa dificuldade e criou processos fáceis de parametrizar, cujo o valor é pago uma única vez. Nós fomos atendidos tão prontamente, que ainda não conseguimos aplicar todos os processos parametrizáveis que já estão disponíveis”, comenta.
Dentre os vários fatores de sucesso do relacionamento com a LG, Alexandre comenta dois segredos da parceria: atendimento e proximidade. “Apesar de sermos uma empresa que está crescendo muito, somos consideradas de pequeno a médio porte. Comparando com outros clientes que a LG possui, essas companhias são mais robustas. Ainda assim, nosso atendimento é individualizado e muito próximo. Quando ligamos e apresentamos alguma necessidade, conseguimos obter facilmente o apoio da LG, não apenas pelos canais principais, mas também por meio do atendimento comercial e do pessoal do pós-venda”, finaliza.
*Os dados aqui apresentados dizem respeito à realidade da empresa Olé Consignado e seu relacionamento com a LG lugar de gente em 2019.