PSA Peugeot Citroën Brasil mostra como a assertividade em sua folha de pagamento reduziu não só os problemas fiscais, tributários e comerciais, mas também garantiu uma economia de quase 15 milhões para a empresa.
6.500
funcionários
Indústria
automobilística
Cliente LG
desde
2009
“Provo, através de resultados financeiros,
que valeu a pena todo o investimento com a LG.”
Em setembro de 1997, a PSA Peugeot Citroën iniciou suas atividades no Brasil. Por estar vinculada à matriz na França, a empresa utilizava um sistema de folha de pagamento francês. Como esse software não contemplava algumas regras da legislação trabalhista brasileira era necessário manter ainda um sistema de folha de pagamento local (vinculado a um provedor de serviços). Com duas bases distintas, a empresa tinha vários problemas em função da falta de sincronismo entre esses sistemas, gerando dificuldades para obter informações seguras e confiáveis.
Diante desse cenário, a solução foi buscar um fornecedor local, o que resultou na escolha do Gen.te Recebe, sistema de folha de pagamento da LG lugar de gente. “Avaliamos vários fatores, tanto a carteira de clientes, como também as referências em termos de suporte, atendimento, confiabilidade e aderência do produto às necessidades da PSA. Dentro de uma criteriosa grade de pontuação, identificamos que a LG era a empresa que tinha o melhor resultado em praticamente todos os quesitos avaliados”, destaca Ramon Araújo, Gerente de Projetos e Folha de Pagamento da PSA Brasil.
Com a solução da LG, a empresa passou a ter um controle efetivo em sua folha de pagamento. "Sei exatamente quanto custa cada colaborador, quanto de hora extra foi paga, quanto de encargo foi recolhido, enfim, todas as informações necessárias, com o máximo de detalhamento possível", afirma Ramon.
"Hoje, não tenho um centavo de diferença entre o que foi apurado na folha e o que foi registrado no contábil", destaca Ramon.
Para se fazer a integração entre a folha de pagamento e o contábil, a empresa levava, em média, três a quatro dias. Hoje, isso é possível em apenas uma hora e meia, com todas as informações já conciliadas.
Com resultados tão expressivos, a filial brasileira virou um case de referência para todo o grupo PSA, que hoje mantém um sistema único de gestão, porém, cada unidade utilizando sua própria folha de pagamento local.
Já no primeiro ano após a implantação do projeto, foram economizados mais de R$ 3 milhões com a eliminação dos custos com a folha de pagamento francesa e o provedor local de serviços. A filial brasileira também passou a ter total controle de cálculos, datas de pagamentos, férias, entre outros, o que gerou uma economia superior a R$ 1 milhão logo nos primeiros doze meses de operação. Diante desse cenário, a PSA estima que em cinco anos terá economizado cerca de R$ 15 milhões com a mudança. "Provo, através de resultados financeiros, que valeu a pena todo o investimento", acrescenta Ramon.
"Quando ocorre algum problema na folha de pagamento, não obtenho a certidão de débito negativa. Com isso, não exporto nem importo nada. Mas, com essa assertividade que hoje eu tenho na folha de pagamento, não só reduzo problema fiscal, comercial e tributário, mas também garanto o bom andamento dos negócios", comemora Ramon.
*Os dados aqui apresentados dizem respeito à realidade da PSA Peugeot Citroën Brasil e ao seu relacionamento com a LG em maio de 2011.