"Acreditamos que a gestão de desempenho por competências é um dos principais processos da área de RH, que nos permite avançar para um posicionamento mais estratégico. Hoje, com a solução da LG, conseguimos gerar um relatório consolidado em minutos, atividade que antes demandava 3 meses. Além disso, foi possível unificar o processo para todas as empresas do Sistema Financeiro Banestes e introduzir ferramentas de diálogo contínuo e registro de expectativas de carreira.”
Com foco nos pilares de experiência do cliente, trabalho em equipe, inovação e alta performance, o Banestes precisava de uma parceria de confiança no RH para desenvolver os colaboradores, melhorar a experiência interna, tornar a gestão de pessoas mais acessível e os funcionários mais produtivos.
Bárbara Meirelles, Coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas da empresa, explica que, antes da parceria com a LG, as dificuldades eram inúmeras. “A principal delas era a morosidade para o processamento dos resultados avaliativos e o elevado risco de erro humano na digitação de cada avaliação física em uma planilha, para que fosse possível gerar os resultados individuais e organizacionais”.
Além disso, o volume de papel era outro problema tanto para os gestores quanto para a área de RH, que ficava responsável pelo recebimento e arquivamento das avaliações. “Já tivemos um processo de um único colaborador com 90 páginas. Trabalhar sem um sistema informatizado colocava a continuidade do processo em risco. Por isso, a tomada de decisão da contratação de uma solução foi essencial”, reforça Bárbara. *Os dados aqui apresentados dizem respeito à realidade da Banestes e seu relacionamento com a LG lugar de gente em 2021.
Para o Gerente de RH do Banestes à frente do projeto de implantação na época, Airton Diesel, a área de recursos humanos estratégica é aquela que consegue se conectar verdadeiramente com as pessoas e com suas necessidades de reconhecimento, valorização, aprendizagem, carreira, saúde emocional e física. “Acreditamos que a gestão de desempenho por competências é um dos principais processos da área de RH, que nos permite avançar para um posicionamento mais estratégico, tendo como base a performance individual e o diagnóstico organizacional”.
Diante deste cenário, a empresa passou a buscar no mercado uma solução para sustentação do processo, visando melhorar significativamente a experiência dos colaboradores e reduzindo o tempo demandado dos líderes e equipe de RH. “O sistema da LG foi um sonho realizado. Com a solução, conseguimos gerar um relatório consolidado em minutos, atividade que antes demandava 3 meses. Além disso, foi possível unificar o processo para todas as empresas do Sistema Financeiro Banestes (SFB) e introduzir ferramentas de diálogo contínuo e registro de expectativas de carreira”, afirma Bárbara.
Bárbara garante que o relacionamento com a LG é excelente. “Desde o time comercial, consultivo e de sustentação, a LG possui profissionais diferenciados que demonstram um interesse genuíno com nosso sucesso”.
O maior diferencial é o “pensar junto com o cliente”, que garante o crescimento do parceiro para além da tecnologia. Para ela, “A LG contribui para melhoria dos processos e compartilha sua experiência sobre como os colaboradores são impactados, agregando visão de mercado e melhores práticas às tomadas de decisão”, destaca a Coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas.
Por fim, a líder também aconselha sobre a importância de estabelecer uma parceria de confiança. “Tendo clareza do processo e de seu propósito, procure um fornecedor que se conecte com a busca de sua empresa, assim como tem sido na relação do SFB com a LG”, finaliza. *Os dados aqui apresentados dizem respeito à realidade da Banestes e seu relacionamento com a LG lugar de gente em 2021.