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O Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) possui 97% de cobertura nacional, é a segunda maior emissora do país e detém o maior canal de TV do Youtube no mundo. Desde 2013, a companhia conta com o apoio da LG lugar de gente, por meio da w3, para desenvolver o potencial do seu capital humano através das soluções de competências e PDI. Confira os resultados alcançados com essa parceria.

O Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) possui 97% de cobertura nacional, é a segunda maior emissora do país e detém o maior canal de TV do Youtube no mundo. Desde 2013, a companhia conta com o apoio da LG lugar de gente, por meio da w3, para desenvolver o potencial do seu capital humano através das soluções de competências e PDI. Confira os resultados alcançados com essa parceria.

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Cliente LG desde 2013

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“Construímos juntos com a LG lugar de gente, por meio da w3, um sistema de avaliação com critérios objetivos, com simplicidade e que, hoje, transmite confiança e credibilidade ao processo. Cada ano que passa, as melhorias acontecem e surgem novos insights que acabam virando boas práticas”

Vivian Jacovazzo,
Gerente de Recursos Humanos do SBT
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Por que a LG lugar de gente?

Por que a LG lugar de gente?

“Produzir conteúdo capaz de reunir a família, divertir e informar, contribuindo com o desenvolvimento da população brasileira”, essa é a missão do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT). Para os próximos anos, o desafio da companhia é seguir o caminho de inovação e transformação digital que marcaram seus mais de 36 anos de história. Mas, para isso, é preciso alinhar as pessoas às diretrizes estratégicas do negócio. É assim que entra em cena o trabalho em gestão de pessoas que, hoje, é centrado em seis dimensões: atrair, desenvolver, reter, envolver, cuidar e zelar.

Para apoiar essa estratégia, desde 2013, a empresa conta com as soluções de competências e PDI da w3, uma empresa LG lugar de gente. Segundo a gerente de RH, a companhia sente segurança em trabalhar com uma parceira que é referência no segmento de soluções em gestão de desempenho. “Fomos buscar ferramentas que dessem significado ao processo de gestão de desempenho por competências e que conseguissem alinhar e pactuar mensagens organizacionais de forma estruturada. Realizamos grupos de trabalho com os nossos gestores, nos quais as premissas foram mapear as competências-chave e os comportamentos esperados no dia a dia de trabalho, projetos e desafios profissionais”, explica Vivian Jacovazzo.

Segundo a Gerente de Recursos Humanos do SBT, Vivian Jacovazzo, todas as práticas da gestão de pessoas visam a preservação dos talentos e a busca por um clima organizacional motivador e feliz. “A missão da nossa área é ser parceira estratégica do negócio e apoiar no alcance dos resultados. Provendo talentos, desenvolvendo pessoas, incentivando um excelente ambiente de trabalho e, sobretudo, preservando a cultura e os valores que sustentam a visão do SBT”, comenta.

Vivian Jacovazzo destaca que nos últimos quatro anos, a evolução da área de gestão de pessoas vem ganhando relevância na emissora com o desenvolvimento dos colaboradores e das lideranças, assim como com o redesenho da comunicação corporativa. “O objetivo é equalizar as informações pertinentes ao negócio entre os colaboradores, desde o administrativo até o chão de fábrica do SBT, que inclui São Paulo (SP) e regionais. Em resumo, o que queremos é empoderar e fazer com que o espírito de ‘vestir a camisa’ e ter orgulho de trabalhar aqui, seja o agente transformador nessa fase que a televisão vive hoje”, ressalta a gerente.

Resultados alcançados

Resultados alcançados

Processo estruturado
Processo estruturado

Vivian reforça que os resultados foram visíveis logo no primeiro ano de aplicação da avaliação, que contou com uma adesão expressiva. “Criamos um processo estruturado para as conversas e diálogos saudáveis e produtivos entre líder e liderado. Sabíamos que a tarefa era árdua, pois não podíamos deixar algum tipo de ruído interno, ou a tensão gerada por projetos desta magnitude, interferir nos resultados. Apesar de o RH apoiar e gerenciar o sistema e o processo, os principais atores foram os avaliados e avaliadores”, pontua

Vivian destaca ainda que o diferencial das soluções de competências e PDI é a confidencialidade em cada etapa do processo e a customização necessária para atender às necessidades do SBT. “Essa parceria foi fundamental para a sustentação do projeto, pois de nada adiantava o repertório técnico e as metodologias aplicadas, se o instrumento não suportasse nossas particularidades e não atendesse às expectativas dos envolvidos”, comenta a gerente.

Para a gerente, esse modelo de gerenciamento e acompanhamento do desempenho de cada colaborador foi um salto na disseminação da cultura e estratégia do SBT. Além disso, tornou-se um instrumento indispensável para a tomada de decisões relacionadas à gestão de pessoas. “Hoje em dia, as ações de treinamento, desenvolvimento e orientação de carreira são oriundas dessa avaliação”, completa ela.

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