No mercado de trabalho, é comum a gente se deparar com pessoas que ocupam algum cargo de confiança. São profissionais que, geralmente, exercem um papel de liderança, e atuam na gestão de pessoas e nas estratégias da empresa. Porém, apesar de comum, muita gente não sabe o que significa estar nessa posição e qual o caminho para se chegar até ela.
O que traz para o debate o planejamento de sucessão, os planos de carreira e as promoções de cargos que as empresas definem para sua estrutura funcional. Essa ferramenta vem para ajudar os profissionais de RH a identificar, selecionar, reter, qualificar e desenvolver sucessores para esses cargos de confiança.
Leonardo Avelar, Gerente Comercial na LG lugar de gente, e José Hipólito, Executivo da Growth Consultoria, conversaram sobre o assunto no #41 episódio do Podcast Pra Gente. Além de compartilhar conhecimento sobre o assunto, nossos convidados apontam caminhos para se desenvolver um bom planejamento sucessório.
Para Hipólito, o primeiro passo para a empresa lidar com os processos de sucessão que vão levar um colaborador a ocupar um cargo de confiança é estruturar claramente as diferenças entre as trajetórias de carreira. “Em geral, quando se fala de sucessão, as pessoas já pensam no mapa sucessório, no organograma, em quem será o próximo cargo de confiança. Mas o mais importante é a empresa estimular o desenvolvimento das pessoas, fazer com que elas vivenciem desafios que as tornem capazes de assumir a liderança”, afirma.
Quer saber mais? Ouça agora o episódio completo e veja como os processos de sucessão vêm ganhando mais espaço nos planejamentos estratégicos das empresas e como os profissionais podem se preparar para os desafios de um cargo de confiança.