Home > PodCast

Podcast

Podcast

#28 | Como diagnosticar falhas nos processos de RH da sua Pequena ou Média Empresa?

Nesse bate-papo, Maurício Guimarães, Sócio-Diretor da Seiva Consultoria, e Felipe Azevedo, Presidente da LG lugar de gente, compartilham dicas para potencializar os resultados das Pequenas e Médias Empresas a partir da transformação digital.
Com Felipe Azevedo e Maurício Guimarães
Compartilhar
Facebook
Twitter
Mail
Whatsapp

No episódio #28 do podcast Pra Gente, Felipe Azevedo, Presidente na LG lugar de gente, conversou com Maurício Guimarães, Consultor Empresarial e Sócio-Diretor da Seiva Consultoria, que já atuou como instrutor e avaliador de instituições renomadas, como Sebrae, Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), Sesi e Sescoop. Também desenvolveu o programa de Mentoria “AGORA SIM, EMPREENDEDOR”, que fomenta o empreendedorismo para pequenos negócios.

Durante a conversa, os convidados pontuam os impeditivos para o crescimento das Pequenas e Médias Empresas (PMes); como são feitos os diagnósticos dessas barreiras de desenvolvimento e quais são os caminhos para solucionar falhas comuns nos processos de gestão de pessoas.

Para Maurício, “não existe pequena empresa e sim pequeno faturamento. Empresa é empresa. Empresa tem que ter gestão por processo, líder, time, mecanismos, ferramentas, software de apoio. Primeiramente, é preciso entender as necessidades e expectativas da sua força de trabalho e das partes interessadas. Não dá para fazer nenhum planejamento sem antes ouvir quem está dentro da empresa e quem te apoia”, afirma.

E complementa com dicas para melhorar a performance das PMEs: “os três primeiros passos fundamentais são: identificar se sua organização está aderente às necessidades do mercado como um todo; tentar compreender como é a sua cultura organizacional; e, por fim, analisar quais são as competências atuais das pessoas que fazem parte da sua empresa e se estão aderentes à cultura organizacional. “, compartilha.

Felipe concorda com Maurício e afirma: “é fundamental ter um planejamento estratégico bem-feito, independentemente do porte da empresa e que isso esteja amplamente disseminado entre os colaboradores, pois sabemos que 70% das empresas falham, justamente, na execução. Mas sabemos que existem diversas ferramentas e consultorias para ajudar o empreendedor a ser bem-sucedido”, complementa.

Ouça o episódio e fique por dentro das outras dicas compartilhadas pelos especialistas.

Caso não atue em uma pequena ou média empresa, convido você a conhecer nossos outros materiais, que atendem organizações de todos os tamanhos e segmentos. Com certeza, você poderá ter bons insights a partir deles.

E se você atua em uma PME, aproveite para conferir nossos conteúdos recentes sobre o assunto:

Gestão de pessoas em PMEs: 4 provas de que digitalizar é a melhor opção para a otimização

Os maiores desafios das PMEs no Brasil

5 principais erros na gestão de pessoas em pequenas e médias empresas

Siga e ouça também em