Gestão de talentos: como eliminar os silos e conseguir engajamento no trabalho híbrido

Home > PodCast

Podcast

logo podcast

#46 | Gestão de talentos: como eliminar os silos e conseguir engajamento no trabalho híbrido

Luciano Alves Meira, Escritor, Professor e Sócio Fundador da Caminhos Vida Integral, dá dicas de como estimular times à distância e manter o senso de coletividade e colaboração.
Com Danilo Camapum e Luciano Alves Meira
CompartilharFacebookTwitterMailWhatsapp

O modelo de trabalho híbrido possui diversos benefícios, como o aumento da qualidade de vida dos colaboradores, aumento da diversidade nas companhias, em consequência das barreiras geográficas minimizadas, e muito mais.

Entretanto, existem desafios para a gestão de pessoas e lideranças no momento de gerir este formato. Entre eles, está o surgimento dos silos organizacionais. Que, em resumo, são segregações internas que distanciam os colaboradores, tornando as relações limitadas aos pares mais próximos da rotina de trabalho.

Para falar sobre esse tema, contamos com os especialistas Luciano Alves Meira, Escritor, Professor e Sócio Fundador da Caminhos Vida Integral, e Danilo Camapum, Gerente de Gente e Gestão da LG lugar de gente.

No bate-papo, eles exemplificaram cenários que são propícios para o surgimento desse problema e deram dicas de como os líderes podem trabalhar para estimular seus times à distância e manter o senso de coletividade e colaboração. Durante a discussão, Luciano apontou que, apesar do conhecimento adquirido nos últimos anos, as empresas estão em fase de aprendizagem e ainda realizam testes em relação ao modelo remoto e suas consequências à cultura organizacional.

Para ele, não existem fórmulas mágicas, e é necessário pensar nas relações e no amadurecimento da consciência humana para que o formato funcione.

Uma das dicas compartilhadas pelos especialistas para mitigar os silos internos, é a criação de comitês intersetoriais que incentivem a aproximação e troca de ideias entre pessoas de áreas diferentes. Essa estratégia reduz o distanciamento interno e incentiva a inovação.

Gostou da discussão e quer saber mais? Ouça já o episódio completo.

Siga e ouça também em