Home > PodCast

Podcast

Podcast

#43 | Psicologia positiva: da saúde mental ao desenvolvimento do potencial humano nas empresas

É comum associarmos a psicologia ao tratamento de patologias mentais. Entretanto, existem outras áreas de estudo científico relacionado à saúde mental, entre elas, a psicologia positiva. Você já conhece esse viés?
Eduardo Virgílio, Maria Paula e Felipe Azevedo
Compartilhar
Facebook
Twitter
Mail
Whatsapp

É comum associarmos a psicologia ao tratamento de patologias mentais. Entretanto, existem outras áreas de estudo científico relacionado à saúde mental, entre elas, a psicologia positiva.

Essa ciência se preocupa em incentivar hábitos que ofereçam bem-estar e cultivem a felicidade como forma de prevenir problemas psíquicos. Você já conhecia esse viés?

No bate-papo deste episódio, Maria Paula, Diretora de Gente, Jurídico e Compliance da LG lugar de gente, e Felipe Azevedo, Presidente da LG, conversaram com Eduardo Virgílio, Ex-membro do Conselho de Administração da LG lugar de gente e estudioso do tema.

Durante o encontro, Eduardo conta o que o motivou a ser um disseminador dessa área do conhecimento. Segundo ele, depois da 2ª Guerra Mundial, a psicologia se voltou, principalmente, a tratar problemas mentais, deixando de lado outras duas importantes missões da área, que são:

  • Tornar a vida mais feliz
  • Cultivar e incentivar talentos humanos

Felizmente, estudiosos enxergaram o potencial da psicologia positiva em apoiar a conquista de uma vida plena, com produtividade e bem-estar alinhados ao desempenho profissional.

Eduardo Virgílio explica com entusiasmo o vasto campo de possibilidades de aplicação da ciência da psicologia positiva e seu potencial de transformar os rumos da educação nas companhias.

"Muitas pessoas acham ‘psicologia positiva’ um nome de autoajuda, mas não é. Ela pode ser definida como estudo científico do florescimento humano, como as pessoas podem obter mais bem-estar e satisfação, atingindo seu pleno desenvolvimento", reforça.

Dica do convidado: Eduardo Virgílio cita o livro “O jeito Harvard de ser feliz”, do premiado autor Shawn Achor. Uma sugestão de leitura para quem quer conhecer mais sobre os estudos e benefícios dessa ciência que pode transformar as organizações de dentro para fora.

Ouça agora o bate-papo completo e veja como aplicar a psicologia positiva em sua rotina.

Siga e ouça também em