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Acesso, mesmo de longe

Clippings 01/12/2005 Veículo: Revista Melhor Gestão de Pessoas

Um modelo inovador e participativo de auto-atendimento na área de RH vem sendo cultivado pela Companhia Siderúrgica de Tubarão (CST) desde a década de 80. À época, a empresa capixaba já utilizava um sistema desenvolvido pelo próprio departamento de informática que descentralizava processos de gestão de pessoal, permitindo que cada trabalhador efetuasse os registros relacionados às férias, horas extras e reembolsos, por exemplo. "A iniciativa nasceu para desburocratizar o trabalho de um número razoável de empregados que poderiam ser aproveitados em funções mais estratégicas e produtivas", detalha Enilson Miranda, analista de desenvolvimento e implantação de projetos da CST.

Mesmo com um funcionamento relativamente satisfatório, o sistema não era de fácil acesso, o que levou os funcionários a clamarem por uma ferramenta ainda mais simples. A CST, então, resolveu contratar, há um ano e meio, uma empresa de informática especializada em produzir soluções para procedimentos de gestão de pessoas para desenvolver uma espécie de portal.

O Portal RH surgiu como um aperfeiçoamento do antigo sistema, passando a centralizar todas as funções do departamento de RH em um único ambiente web. "Além de trazer modernização, o portal preencheu a lacuna existente até então quanto à rapidez e à democratização das informações", afirma Miranda, ressaltando que cada um dos 4.200 colaboradores da siderúrgica pode acessar o portal de qualquer computador que disponha de internet. Vários terminais de acesso foram distribuídos pela empresa. "Mesmo em treinamento ou viagem de trabalho no Brasil e no exterior o empregado realiza os registros e consultas necessárias, via web, sem dificuldades".

O Portal RH conferiu total autonomia aos trabalhadores na realização das mais diversas ações, sem a necessidade de recorrer à área de pessoal, como: programação das férias, horas extras e demais ocorrências de freqüência, extrato das atualizações de carteira profissional, impressão de contra cheques e demonstrativos de pagamentos diversos, solicitação de declarações e muitas outras funcionalidades, que caracterizam o modelo de auto-atendimento implantado na CST. O sistema conta ainda com a possibilidade de realizar acompanhamento gerencial de todas as ocorrências inseridas no sistema pelos empregados, e um moderno sistema de delegação de atividades do portal da folha de pagamentos.

Por meio do portal corporativo, usando login e senha pessoal, o usuário tem acesso a uma página com todas as informações relacionadas ao setor de recursos humanos. Para o analista, o sucesso da implementação se deve também à relação de confiança mantida com os empregados. "O portal consolidou o modelo de auto-atendimento dentro do conceito de delegação com responsabilidade dos trabalhadores, que se sentem à vontade diante do modelo de auto-atendimento", fala Miranda.



* A CST – Companhia Siderúrgica de Tubarão é cliente da LG Informática desde julho de 2003 (FPw Folha de Pagamento) e adquiriu o Portal RH em outubro de 2004.

* Este texto é parte da reportagem “Para fazer funcionar (e bem)” publicada na edição de dezembro da Revista Melhor Gestão de Pessoas, publicação oficial da Associação Brasileira de Recursos Humanos.

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