Sala de imprensa

Boas de Estágio

Clippings 23/05/2016 Veículo: FIEG

O negócio da Heinz Brasil é produzir alimentos. Situada em Nerópolis, na Grande Goiânia, a famosa indústria global produtora de ketchup e outros molhos mantém, paralelamente à sua atividade diária, uma política de valorização do estágio, o que fez a indústria ser destaque em Goiás e nacionalmente, entre empresas que se abrem a essa prática educativa, por meio de iniciativa do Instituto Euvaldo Lodi, com o Prêmio IEL de Estágio.

A política de estágio da empresa é um instrumento necessário para gerir e regular as atividades dos estudantes que entram para a vivência prática. “Essa política é sustentada em três pilares: primeiro, a empresa busca estagiários com perfil de ‘visão de dono’; segundo, vontade de crescer e, finalmente, crença na cultura e nos valores da indústria”, cita o gerente de Gente, Raphael Bozza.

De acordo com ele, dentro do processo de estágio da Heinz, o jovem recebe treinamentos e é motivado a desenvolver um projeto que, ao final de seis meses e após avaliação do corpo gerencial, pode levá-lo ao programa de trainee, bem como à contratação efetiva. “Com essa política, mostramos ao estagiário seu valor, sua importância, competência e onde pode chegar”, salienta Bozza, ao afirmar que o índice de contratação pós-estágio chega a 30% na empresa.

Também parceira do IEL Goiás, participante do prêmio e igualmente reconhecida no Estado e no Brasil, a Agroquima Produtos Agropecuários, há mais de 30 anos, mobiliza o quadro de estagiários, ao envolvê-los no processo da experiência prática, com desafios e resultados propostos, valorizando pontos inerentes a uma qualificação técnica, humana e profissional.

A política de estágio na indústria é um balizador de aprendizagem, exercício da profissão e mediação teórico-prática. “O objetivo da empresa é descobrir talentos, dar conhecimento e contratar”, frisa a coordenadora de estágio, Giampaola Paolini. Segundo ela, 80% dos estagiários são efetivados depois do período de estágio.

Por ser uma das prioridades da Agroquima, o programa de estágio está ancorado em estratégia que resguarda como diferencial a vivência no campo e, também, treinamentos sobre questões técnicas, vendas, neurolinguística, cursos e simpósio de estágio.
Segundo a coordenadora, o programa prevê o desenvolvimento completo dos estagiários aprovados em processo seletivo. Frutos desse empenho são as diversas mudanças já implantadas na empresa por iniciativa de estudantes.

POLÍTICA PARA ASSERTIVIDADE

Na LG Lugar de Gente, empresa de Aparecida de Goiânia especializada em tecnologia para gestão de pessoas, o programa de estágio, implantado desde 2006, busca integrar o estudante ao ambiente empresarial, possibilitando a verdadeira prática do conhecimento adquirido no meio acadêmico.
Com um programa de capacitação que prevê treinamento, envolvimento com as equipes, participação na implementação de produtos e contratação, a empresa opta por estagiários que queiram experimentar todas as áreas da empresa, colaborando com melhorias que possam ser incorporadas no dia a dia.

“Somos uma empresa que respira inovação e precisamos de profissionais com capacidade criativa e de inovação, sejam estagiários ou não. Então, procuramos pessoas que adiram aos valores da empresa e que tenham vontade de crescer”, declara a analista de Recursos Humanos, Erika Marçal 

Conforme ela, todo o trabalho em torno do estudante visa diminuir o tempo dele como estagiário dentro da empresa, vislumbrando uma contratação com maior rapidez. Como resultado dessa política para o desenvolvimento de pessoas, a LG Lugar de Gente efetiva a quase totalidade dos jovens.
O estágio compõe uma das práticas de gestão de pessoas da empresa ao valorizar e investir na formação contínua dos estudantes, oportunizando uma carreira promissora dentro da mesma e “dando como retorno uma contratação mais assertiva, pois o estagiário foi desenvolvido aqui e já está inserido nos valores da empresa.”

UMA INSTITUIÇÃO QUE É EXEMPLO POSITIVO

Voltado ao desenvolvimento de atitudes empreendedoras, a política de estágio no Sebrae Goiás está centrada no denominado Programa Talento Empreendedor e tem por finalidade, também, contribuir com o ingresso do estagiário no mercado de trabalho, tendo o jovem considerável conhecimento das exigências de empresas modernas.

“Esse programa nasceu com o compromisso da instituição em despertar e contribuir com o desenvolvimento do empreendedorismo em todos os níveis”, salienta a analista técnica de Gestão de Pessoas, Fernanda Stefani.

Na política de estágio consta o Prêmio Talento Empreendedor, iniciativa reconhecedora da participação do jovem nas práticas de estágio propiciadoras de aprendizagem traçadas pela instituição. Durante dois anos (tempo máximo de vigência de um contrato de estágio), o estudante é conduzido a visitas técnicas, palestras, cursos e, ao final, à elaboração de um plano de negócios, cuja meta é “estimular os estagiários ao planejamento de futuras empresas e o potencial empreendedor dos mesmos, conhecendo os pontos fortes e fracos de um negócio, as oportunidades e ameaças e análise dos investimentos necessários.”

Os estudantes com melhor desempenho e aproveitamento, conforme as atividades propostas no Programa Talento Empreendedor, são mantidos em um banco de talentos eletrônico, disponíveis para empresas, para o mercado de trabalho, porque “não há contratações, uma vez que o ingresso no quadro de funcionários do Sebrae se dá por meio de processo seletivo público”, observa Fernanda Stefani.

O que elas preveem nos Programas de Estágio

Heinz Brasil
• Metodologia de avaliação de candidatos
• Processo de integração
• Processo seletivo
• Trilhas de aprendizagem

Agroquima
• Processo seletivo com feedback para os não-aprovados
• Acompanhamento de desempenho
• Plano de capacitação
• Recrutamento interno e contratação ao final do estágio

LG - lugar de gente
• Treinamento específico na área de atuação
• Plano de desenvolvimento individual
• Integra equipe de alto desempenho
• Participação efetiva na implementação de produtos
Sebrae
• Programa Talento Empreendedor
• Prêmio Talento Empreendedor
• Banco de Talentos

Veja os veículos em que essa notícia foi publicada

Agende uma reunião

Entre em contato conosco e aproveite para bater um papo com um de nossos especialistas.

Preencha todos os campos marcados!

https://www.lg.com.br/