Companhia integra 4 mil funcionários em portal de RH

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Companhia integra 4 mil funcionários em portal de RH

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A internet pode ser uma importante aliada para o gerenciamento das demandas criadas por cerca de 4 mil funcionários. Foi pensando nisso que a CST – Companhia Siderúrgica de Tubarão iniciou em julho o processo de implementação de um portal para o seu departamento de recursos humanos.

A idéia não era nova. Lá pelos idos de 1986 a empresa já se debatia com a complexidade de gerenciar tamanho contingente de pessoal. Naquela época, a CST iniciou o que chama de processo de descentralização da área de RH. A tradução prática do conceito foi a pulverização das informações entre os funcionários, gerentes e supervisores de área, que assumiram tarefas como a aprovação de solicitações, promoções e programação de férias.

Faltava automatizar o fluxo do trabalho e a evolução da plataforma web caiu como uma luva. Em julho do ano passado, a companhia contratou a solução Portal RH, desenvolvida pela LG Informática, um pacote que incluiu também os sistemas FPw Folha de Pagamento e FPw Ponto. Fornecedor e cliente não revelam valores, mas o primeiro ressalta que este foi um dos negócios mais significativos da empresa fechado em 2003.

O pacote envolve todas as rotinas de recursos humanos, mas as atenções estão mesmo voltadas para o portal. A expectativa é que, uma vez concluída sua implementação, a solução deverá possibilitar total autonomia aos funcionários da siderúrgica na realização das mais diversas transações, sem a interferência do departamento pessoal. Entenda-se aí a realização de atividades como programação das escalas de férias, rescisão de contratos, atualização de carteira profissional, solicitação de empréstimos e marcação de ponto, entre outras necessidades.

O projeto deve estar totalmente operacional este mês e conta, além da solução em si, com a instalação de terminais de auto-atendimento e quiosques multimídia, com monitor sensível ao toque (touch screen), espalhados por pontos estratégicos da empresa.

Seguindo a máxima de que a necessidade é mãe das grandes idéias, a CST justifica a adoção da solução pelas dificuldades de gerenciamento criadas pela quantidade de funcionários e pelo tamanho da companhia. Por exemplo: um dos fatores a motivar o processo de descentralização, e a conseqüente adoção da solução web, foi o fato de a CST estar situada em uma área muito grande, onde as distâncias para resolver pequenos problemas.

Sistema único

Some-se a isso a necessidade de tornar mais ágil os processos, para que os funcionários não sejam prejudicados quando precisam de alguma informação ou serviço da área de RH, e o que se tem é o ambiente perfeito para o compartilhamento de informações e decisões. “Estamos sempre em busca de novas soluções que melhor atendam às necessidades da CST e de nossos empregados”, afirma Enilson Miranda, analista de planejamento de recursos humanos da companhia. Ele adianta que o objetivo é centralizar todas as operações associadas ao RH em um único sistema. Ao comentar a escolha do fornecedor, Miranda explica que a solução permitiu a migração do antigo sistema para a plataforma Windows e a centralização em um portal acessível tanto pela internet quanto via intranet.

Para garantir o acesso às informações e serviços da área de RH, a CST conta hoje com mais de 2 mil estações de trabalho e 13 quiosques de auto-serviço localizados em pontos estratégicos da companhia. Cada um desses pontos permite a realização de várias transações no sistema, como o registro de ocorrências de freqüência pelo próprio funcionário. Isso porque a CST pratica a isenção total desde 2000, quando delegou aos empregados a responsabilidade pelo registro pessoal das exceções de freqüência, tais como faltas, atrasos, saídas antecipadas e horas extras.

De acordo com Gustavo Reis, diretor da LG Informática, as práticas de descentralização já adotadas pela CST exigiram algumas customizações no produto. “Como adotam regras de relacionamento que privilegiam o autogerenciamento, estamos desenvolvendo funcionalidades que tratam de exceções no lançamento do ponto com recursos de workflow para aprovação e conhecimento dos superiores e da administração de pessoal”, afirma Reis.

O executivo lembra que, entre consultores, analista e o gerente de projetos, todo o processo envolve sete profissionais da LG, com algumas variações, dependendo da fase do projeto. A implementação abrange ainda esforços de integração do portal com o sistemas financeiros e de gestão de recursos humanos, da PeopleSoft, utilizados pela companhia. Além da implementação do portal, a presença da LG no cliente envolve também outros sistemas, como o FPw Folha de Pagamento, também em ambiente Windows e tecnologia cliente-servidor. Embora não detalhe planos futuros, a CST não descarta a possibilidade de incluir novos aplicativos ao sistema.“Nosso objetivo é agregar, cada vez mais, serviços e consultas para nossos funcionários”, finaliza Miranda.

RH de gente grande

Criada há 27 anos, a Companhia Siderúrgica de Tubarão (CST) passou, neste período, de uma joint venture com controle estatal para uma empresa totalmente privatizada, hoje pertencente a grandes grupos como Companhia Vale do Rio Doce, Acesita, Usinor e California Steel Industries. A CST é líder mundial no mercado de placas de aço, responsável por 20% do volume global comercializado e fechou o ano de 2002 com vendas totais de 4,6 milhões de toneladas. A carteira de clientes da siderúrgica reúne cerca de 60 companhias localizadas em 20 países e acumula, desde o início de suas operações, mais de 62 milhões de toneladas comercializadas, sendo 91% destinadas ao exterior. Em 2002, a empresa atingiu uma produção recorde de cinco milhões de toneladas de aço líquido, ocupando o segundo lugar na produção brasileira de aço bruto. A CST ostenta um dos mais baixos custos de redução de aço do mundo, além de ser auto-suficiente em energia elétrica, gerando 100% da energia necessária.

Portal self service
O que a CST oferece aos seus 4 mil funcionários
Solução: Portal RH
Fornecedor: LG Informática
Prazo de implementação: seis meses
Benefícios: realização de atividades online como programação da escalas de férias,
rescisão de contratos, atualização de carteira profissional, solicitação de empréstimos, marcação de ponto, exceções no lançamento do ponto e workflow para aprovação e conhecimento dos superiores e da administração de pessoal.
Pontos de acesso: 2 mil estações de trabalho e 13 quiosques self service localizados em pontos estratégicos da companhia.

Informações para a Imprensa Textual Comunicação Jhonatan Santos | jhonatansantos@textual.com.br | (11) 97521-9233 Diogo Cruz | diogocruz@textual.com.br | 11 5180-6931 | 9 5020-4490