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Companhia Siderúrgica de Tubarão descentraliza RH com solução de auto-atendimento

Clippings 17/06/2005 Veículo: Olhar Direto

O modelo inovador de auto-atendimento na área de Recursos Humanos vem sendo cultivado pela Companhia Siderúrgica de Tubarão (CST) desde a década de 80. Naquela época, a empresa capixaba já utilizava um sistema desenvolvido pelo próprio departamento de informática que descentralizava os processos de gestão de pessoal, permitindo que cada trabalhador efetuasse os registros relacionados às suas férias, horas extras e reembolsos, entre outras possibilidades. "A iniciativa nasceu para desburocratizar o trabalho de um número razoável de empregados que poderiam ser aproveitados em funções mais estratégicas", explica Enilson Miranda, analista de desenvolvimento e implantação de projetos.

Embora funcionasse bem, o sistema anterior não possuía fácil acesso, encontrado nos portais corporativos o que levou os funcionários a clamarem por uma ferramenta web. Foi feita então a opção pelo Portal RH, solução desenvolvida pela empresa goiana LG Informática e implementada há um ano e meio na CST. O Portal RH surgiu como uma melhoria fundamental, passando a centralizar todas as funções do departamento de RH em um único ambiente web. "Além de trazer modernização, o Portal preencheu a lacuna existente até então quanto à rapidez e à democratização das informações", afirma Miranda, ressaltando que cada um dos 4.200 colaboradores da siderúrgica pode acessar o Portal de qualquer computador que disponha de Internet. "Mesmo em treinamento ou viagem de trabalho no Brasil e no exterior o empregado realiza os registros e consultas necessárias, via web, sem dificuldades".



O Portal RH conferiu total autonomia aos trabalhadores na realização das mais diversas transações, sem a interferência da área de pessoal, tais como: programação das férias, horas extras e demais ocorrências de freqüência, extrato das atualizações de carteira profissional, impressão de contra cheques e demonstrativos de pagamentos diversos, solicitação de declarações e muitas outras funcionalidades, que caracterizam o modelo de auto atendimento implantado na CST. O sistema conta ainda com Workflow para aprovações gerenciais de todas as ocorrências inseridas no sistema pelos empregados, e um moderno sistema de delegação de atividades do portal da folha de pagamentos.



Através do portal corporativo, usando login e senha pessoal, o usuário tem acesso a uma página com todas as informações relacionadas ao setor de recursos humanos. Para o analista, o sucesso da implementação se deve também à relação de confiança mantida com os empregados. "O Portal consolidou o modelo de auto atendimento dentro do conceito de delegação com responsabilidade dos trabalhadores, que se sentem à vontade diante do modelo de auto-atendimento".



A solução da LG Informática foi escolhida pela CST por atender da melhor forma as necessidades de seus empregados. Além da excelente estabilidade e navegabilidade, a companhia obteve resultados significativos no que diz respeito à redução de custos operacionais e economia de tempo. As informações dispostas no Portal são completas e a visualização é muito mais amigável o que facilita o entendimento do empregado.



De acordo com Eduardo Virgílio Cunha, diretor da LG Informática, o Portal RH é uma ferramenta prática que permite acesso personalizado aos empregados, de acordo com cada perfil, além de respeitar a hierarquia da empresa. "Ficamos muito satisfeitos em sermos escolhidos pela CST, pela própria cultura de RH que a empresa mantém e onde se destaca, e por que a parceria nos permite colocar em prática vários de nossos projetos", enfatiza Cunha.



Justamente por conta desta sólida cultura de auto-atendimento, a estratégia de trabalho no RH não sofreu mudanças radicais no modelo CST. "Em compensação, ganhamos inúmeras vantagens práticas, como o fim da emissão do contracheque e outros documentos em papel", explica Miranda, da CST. A mudança no perfil do pessoal do departamento de recursos Humanos também é um ponto positivo, já que a ferramenta requer maior capacitação e envolvimento destes profissionais.



Usuária do FPw Folha de Pagamento há quase 3 anos, a CST também já adquiriu o FPw Custo do Trabalho e Orçamento, o FPw Ponto e pretende investir em novas funcionalidades para o Portal RH. "Nosso objetivo é agregar, cada vez mais, serviços e consultas para nossos funcionários". Para isso, a companhia está consolidando algumas funcionalidades dentro do Portal, como a programação de uniformes, que engloba requisição de peças, quantidade, número do manequim, entre outros.



Outras novidades estão programadas para este ano. O controle de dependentes é um deles. O usuário do Portal poderá conhecer seus direitos e dos seus dependentes, relacionados aos planos médicos e odontológicos e farmacêuticos oferecidos pela empresa. A programação anual das festas, onde o empregado pode indicar quantos dependentes irá levar, se irá de carro, que dia participará, entre outras informações. "Automatizando os processos, pretendemos facilitar ainda mais a rotina dos trabalhadores na CST", finaliza Miranda.



Sobre a CST

Constituída há 27 anos, a Companhia Siderúrgica de Tubarão (CST) passou, neste período, de uma "joint-venture" - de controle estatal - para uma empresa que foi totalmente privatizada em 1992 e, hoje, pertence ao grupo Arcelor, acionista controlador, com 70,2% do capital votante e 63,3% do capital total Localizada no município da Serra, na Grande Vitória (ES), a CST é um fornecedor preferencial de semi-acabados de qualidade - produz placas de aço e bobinas a quente - tendo sido o terceiro produtor brasileiro em 2004 (15% da produção nacional de aço). Em 2004, registrou uma receita anual em torno de US$ 1,8 bilhão.

Pioneira no mercado de placas de aço, a CST conta com uma carteira de clientes de placas em torno de 60 companhias abrangendo 18 países, em todos os continentes. Desde o início de suas operações - em 1983 - a CST já comercializou mais de 69 milhões de toneladas de placas de aço, sendo 92% destinadas ao exterior. A companhia ostenta um dos mais baixos custos de produção de aço do mundo, além de ser auto-suficiente em energia elétrica, gerando 100% da energia necessária, com potência geradora de 300MW.



Sobre a LG Informática

A LG Informática desenvolve sistemas estratégicos para prover automação de rotinas e auxílio no gerenciamento de pessoal e de recursos humanos para empresas de todos os portes e segmentos. Posiciona-se como a maior empresa brasileira especializada em software para RH, com liderança reconhecida junto a empresas com mais de mil funcionários. As soluções da companhia processam a folha de pagamento de mais de 500 mil funcionários em empresas de todo o país. Seu principal produto é o FPw, sistema de folha de pagamento que, desde seu lançamento em 1994, conquista e amplia o reconhecimento de mercado devido às suas características funcionais e tecnológicas inovadoras e em constante atualização. Recentemente, lançou os produtos FPWeb - versão da Folha de Pagamento que permite acesso através da Internet e da Intranet - e o Portal de RH.

Com sede e centro de desenvolvimento em Goiás e escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, e agora Paraná, mantém representantes em todo o país. Entre os seus clientes, estão AMBEV, Santander/Banespa, Brasil Telecom, Carrefour, Caterpillar, Fiat, Johnson & Johnson, Kodak, Telefônica, Telemar, Volkswagen, Grupo Votorantim, Embraer, Rede Globo e CST.

https://www.lg.com.br/