Ferramenta de RH ajuda a manter gastos sob controle

Imprensa

Sala de imprensa

Sala de imprensa

Ferramenta de RH ajuda a manter gastos sob controle

PC World
CompartilharFacebookTwitterMailWhatsapp

A troca do software ainda permitiu à Mecanorte descentralizar a gestão da mão-de-obra

A sazonalidade do quadro de funcionários é uma situação recorrente na área de Recursos Humanos da Mecanorte, empresa de prestação de serviços de engenharia na área de construção civil. Isso ocorre porque a quantidade de funcionários varia de acordo com os projetos nos quais a empresa está envolvida — normalmente de médio porte, como construção de barragens, obras de saneamento e de mineração.

“No início de 2006, o RH controlava dados de 150 funcionários. No decorrer do ano, chegamos a ter 700 funcionários”, relata José Miguel Estrada Fralche, diretor presidente da companhia, lembrando que a Mecanorte tem obras nos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Para administrar esse contingente, os dois únicos funcionários do Departamento Pessoal contavam com o auxílio de um sistema informatizado, em uso há mais de uma década. Esta situação implicava grande volume de horas extras e necessidade de seis funcionários adicionais, o que, de acordo com o executivo, eleva os custos com mão-de-obra em cerca de 30%. Para solucionar o problema, a empresa optou por trocar o sistema de RH e escolheu a solução FPw Folha de Pagamento, fornecido pela LG Informática.

O software foi implantado no escritório central, em Belo Horizonte (MG) e as estações de trabalho instaladas em cada canteiro de obras têm acesso à ele por meio de uma interface web. “Descentralizar [a operação] e a contratação de dois novos funcionários foram suficientes para resolver o problema do departamento de pessoal”, detalha Fralche.

A Mecanorte investiu 50 mil reais no projeto, incluindo serviços de implementação, suporte e treinamento básico para uso da ferramenta para dez funcionários, que devem passar por um treinamento avançado. “O projeto começou em novembro de 2005 e foi concluído em março do ano seguinte. A implantação foi tranqüila e o sistema é fácil de usar: tem uma interface muito amigável. Pessoas com conhecimento básico de informática podem ser treinadas para utilizar o sistema sem problemas”, observa o diretor-presidente.

Com a substituição do sistema, a Mecanorte conseguiu manter sob controle as despesas com pessoal. “Valeu a pena porque conseguimos transformar um custo fixo em variável”, comemora Fralche. Quanto à infra-estrutura, foi possível aproveitar os servidores que hospedavam sistema de gestão (ERP) da Mega Sistema e o banco de dados — são duas unidades, sendo uma utilizada para redundância.

Informações para a Imprensa Textual Comunicação Jhonatan Santos | jhonatansantos@textual.com.br | (11) 97521-9233 Diogo Cruz | diogocruz@textual.com.br | 11 5180-6931 | 9 5020-4490