Sala de imprensa

LG Busca novos mercados

Clippings 02/12/2005 Veículo: Revista Corporação

O FPw Folha de Pagamento tem sido o responsável por impulsionar a expansão dos outros produtos da empresa

A trajetória da LG Informática é o caso típico da empresa cuja história se confunde com o seu principal produto. No caso, o FPw Folha de Pagamento. Criado em 1994, o software sempre se caracterizou como um produto inovador. Foi o primeiro programa em sua categoria desenvolvido para a interface gráfica do Windows e foi também o pioneiro a operar no ambiente cliente-servidor, até chegar à versão para web. Hoje, na condição de um dos sistemas mais utilizados no mercado, é um sucesso de público e de crítica, respondendo pelo processamento da folha de pagamento de mais de 500 mil funcionários em todo o país.

O FPw Folha de Pagamento foi responsável também por impulsionar a expansão dos demais produtos e serviços da LG, o que ajudou a consolidar a posição de destaque da empresa no fornecimento de sistemas de gestão de pessoal e RH. Além do sistema de folha, a LG oferece outros softwares para o setor, como o Portal RH, FPwReports, Fpw Ponto, FPw BI e FPw Currículo Web, FPw Recrutamento e Seleção, entre outros.

Mas, mesmo com a ampliação do portfólio, o Fpw Folha de Pagamento ainda se destaca como um dos principais produtos.Para se ter idéia do que ele representa para a empresa, basta dizer que no ano passado o programa foi o responsável por um incremento de 30% em suas receitas em relação a 2003, apenas com a venda de licenças (embora a empresa não divulgue os números, estima-se que encerrou 2004 com um faturamento de cerca de R$ 15 milhões). “Desde o início, o FPw Folha de pagamento foi idealizado para superar o que era oferecido até aquele momento. E os aperfeiçoamentos se deram sempre no sentido de melhorar a produtividade das empresas e reduzir custos”, enfatiza o diretor de mercado da LG, Gustavo Teixeira.

O executivo diz que o caminho percorrido pela LG pode ser dividido em duas etapas: uma antes e outra depois do surgimento do FPw Folha de Pagamento. “A primeira foi marcada pelo intenso aprendizado, que nos possibilitou a formação de uma base sólida para construir a empresa. Ao longo desses últimos 10 anos, a LG cresceu, ampliou sua presença no mercado e conquistou clientes de várias naturezas e proporções, firmando-se em um ambiente competitivo”, afirma Teixeira.

Nessa lista de clientes, segundo o diretor da LG, figuram empresas como a Ambev, Santander/Banespa, Carrefour, Caterpillar, Fiat, Johnson & Johnson, Kodak, Volkswagen, Grupo Votorantim, Rede Globo e CST. Isso sem falar da presença maciça do programa no segmento de telecomunicações, como na Telefônica, Telemar, Brasil Telecom e GVT. Mas Teixeira salienta que o programa abriu, realmente, novas frentes – especialmente dentro da própria base instalada da LG – para outras soluções, como é o caso do FPwReports, FPw Ponto, FPw BI e do Portal RH. Este último, por exemplo, foi o programa escolhido pela Companhia Siderúrgica de Tubarão (CST), usuária do FPw Folha de Pagamento há quase três anos, para o seu projeto de descentralização dos processos de gestão de pessoal via web. A CST também adquiriu o FPw Custo do Trabalho e Orçamento, o Fpw Ponto e pretende investir em novas funcionalidades para o Portal RH. O programa da LG é a prova mais cabal de que é possível fazer de um limão uma limonada, como se diz na linguagem popular.

* O FPw Folha de Pagamento, da LG Informática, foi considerado o melhor sistema de folha de pagamento no Estudo de Tecnologia para Gestão de Pessoas 2005.

https://www.lg.com.br/