Sala de imprensa

Quinze anos de estrada

Clippings 13/04/2009 Veículo: Série Estudos

 

Um dos mais difundidos aplicativos para recursos humanos do mercado brasileiro, o FPw Folha de Pagamento, da LG Informática, de Goiás, acaba de completar 15 anos de mercado. Atualmente, é responsável por processar a folha de pagamento de mais de um milhão de trabalhadores em todo o Brasil em cerca de 500 empresas de médio para grande porte.

O desenvolvimento do FPw, finalizado em 1994, foi feito com base em inúmeras tecnologias inovadoras para a época, como a arquitetura cliente/servidor e a interface gráfica. O resultado foi uma maior independência em relação aos mainframes anteriormente usados, maior facilidade de uso e mais rapidez no processamento da folha.

Mas o que fez mesmo a diferença foi a conquista de uma base de clientes relativamente grande, lembra Gustavo Reis Teixeira, um dos fundadores da LG Informática. “Ao longo desses 15 anos aceitamos e implementamos boa parte das sugestões que nos foram repassadas. Isso fez com que a aplicação amadurecesse o suficiente para se transformar em uma ferramenta essencial para as organizações que a empregam”, explica.

A evolução do FPw continua. “Além de centralização de serviços, a idéia é fornecer cada vez mais funcionalidades de auto atendimento para que os próprios funcionários e gestores se encarreguem de executar tarefas antes reservadas aos profissionais de RH”, garante Gustavo Teixeira.

Um dos pontos mais importantes desta nova geração de produtos e serviços da LG é a criação de fluxos de processos, por meio de uma ferramenta de workflow. Uma admissão ou um desligamento, por exemplo, são tratados como um fluxo de processo. Cremos que, ao migrarmos as funções do FPw para um conjunto de processos de negócio, estamos contribuindo para o RH caminhar para essas mudanças”, conclui.

A trajetória do sistema de folha de pagamento da LG Informática é, porém, parecida com a dos aplicativos de gestão integrada de grandes fornecedores, como a SAP. Começou pelo topo da pirâmide, em grandes organizações. Mas, na medida em que os espaços nessa faixa de mercado foram sendo ocupados, veio a necessidade de ajustar a oferta também para o segmento das pequenas e médias empresas. 

Uma iniciativa visando esse objetivo foi a abertura, no início de 2007, de uma filial no Recife como estratégia para ampliar sua atuação no mercado de PMEs (pequenas e médias empresas), cuja presença é forte no Nordeste. Agora, a empresa está amadurecendo seu modelo de serviços (SaaS - Software as a Service) que tem objetivos semelhantes.

A LG Informática desenvolve sistemas estratégicos para prover automação de rotinas e auxílio no gerenciamento de pessoal e de recursos humanos para empresas de todos os portes e segmentos. Entre os seus clientes, estão AMBEV, Santander, Vale, Oi, Carrefour, Caterpillar, Fiat, Johnson & Johnson, Telefônica, Grupo Positivo, Livraria Saraiva, Grupo Votorantim e Rede Globo. 

LG Informática 

Agende uma reunião

Entre em contato conosco e aproveite para bater um papo com um de nossos especialistas.

Preencha todos os campos marcados!

https://www.lg.com.br/