Sala de imprensa

Software garante ambiente favorável

Clippings 14/12/2004 Veículo: RH Central

 


Segurança, ambiente favorável e condições adequadas à saúde dos funcionários são preocupações cada vez mais constantes no cotidiano das grandes empresas. O alto índice de acidentes de trabalho tornou-se um fator determinante para que as companhias buscassem alternativas para minimizar as ocorrências.

Segundo relatório realizado pela Marsh Risk Consulting, divisão do grupo norte-americano Marsh & McLennan Companies (MMC), especializado em seguros e gerenciamento de riscos, o ano de 2002 registrou um número 68% maior de acidentes seguidos de afastamento dos empregados em relação ao ano anterior. Intitulado "Estatística sobre Experiência em Acidentes do Trabalho", o trabalho traz a compilação de informações prestadas por 120 empresas da base de clientes da Marsh dos mais diversos setores, entre eles eletroeletrônico, farmacêutico, químico, metalúrgico, têxtil, papel e celulose, alimentos, transportes, etc.

De acordo com o relatório, o número de dias perdidos, em média, por empresa subiu de 28,57 em 2001 para 46,35 (62,2% mais) em 2002. Estes afastamentos custaram às empresas em salários e despesas médicas um total de R$ 12,5 milhões em 2002, quase 67% mais que em 2001.

Para reverter esse quadro, as empresas procuram o auxílio da tecnologia. Com o objetivo de atender esta demanda, a LG Informática, empresa líder no fornecimento de softwares de gestão de Recursos Humanos, dispõe de uma ferramenta que permite o acompanhamento das medidas usadas para prevenir e minimizar situações de perigo dentro da empresa, garantindo o desenvolvimento satisfatório do trabalho.

Trata-se do FPw Medicina e Segurança do Trabalho, criado para facilitar o cumprimento de normas que auxiliam no gerenciamento dos atendimentos médicos exigidos. O módulo permite, entre outras coisas, acompanhar o histórico médico do funcionário, desde a contratação até o seu desligamento da empresa. O sistema disponibiliza o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, dentro das normas do PCMSO (NR7), além de Ficha Médica com o cadastro completo das fichas dos funcionários, controle de realização de exames, medicamentos e outros benefícios, como audiometria, controle ambulatorial e de afastamento e relatórios gerenciais.

O software realiza também a prevenção de risco ambiental por meio de um levantamento das condições inseguras e do reconhecimento das situações de perigo à que são submetidos os funcionários. Controla ainda o risco de acidentes e doenças ocupacionais, efetuando investigação completa desses casos e emitindo relatórios com as causas e conseqüências.

Garantindo a segurança dos trabalhadores e o atendimento médico adequado, a solução da LG Informática atua como estímulo adicional. Ciente de todo o processo, o funcionário se sente motivado para exercer suas funções com total dedicação.

Agende uma reunião

Entre em contato conosco e aproveite para bater um papo com um de nossos especialistas.

Preencha todos os campos marcados!

https://www.lg.com.br/