Sala de imprensa

Busca por novas tecnologias elege solução da LG Informática

Releases 12/10/2003

Fundada em 1949, a Randon Participações S.A. é um dos mais importantes conglomerados da indústria automotiva da América do Sul, sendo controladora da Randon Implementos, Randon Veículos, Randon Consórcios, Suspensys, Jost do Brasil, Freios Master e Fras-le. A empresa, que nasceu no Rio Grande do Sul por iniciativa dos irmãos Raul e Hercílio Randon, se tornou líder no mercado brasileiro no seu ramo de atuação e a maior fabricante de implementos para transporte na América Latina. Hoje se orgulha de, a cada dez carretas que rodam no Brasil, cinco terem a marca Randon.

Com cerca de 5 mil funcionários, a Randon Participações está localizada em Caxias do Sul e conta com empresas da holding distribuídas em todo o Brasil. A magnitude dessa estrutura fez com que há sete anos a Randon optasse por investir num reposicionamento interno em relação às soluções tecnológicas que adotava, buscando avaliar as novas tecnologias que se colocavam à disposição no momento. Esse reposicionamento levou à substituição de toda a estrutura de hardware da empresa e à decisão de investimento em softwares mais modernos.

Entre as rotinas que passariam a ser automatizadas com ferramentas mais atualizadas estava o processamento da folha de pagamento. De um sistema desenvolvido em linguagem Cobol que rodava em mainframe Bull adquirido na década de 70, a Randon estabeleceu uma relação de requisitos mínimos que a nova solução deveria cumprir. Entre eles estavam a tecnologia cliente/servidor e o Windows como sistema operacional.

As vantagens buscadas pela Randon com o uso do Windows diziam respeito especialmente à adoção do sistema operacional mais popular do mercado que, com a padronização visual de sua interface gráfica, aumentou o conforto e a produtividade dos usuários. A tecnologia cliente/servidor, por sua vez, permitia à Randon a adoção de seus sistemas corporativos em plataforma baixa, retirando da empresa os altos custos envolvidos no uso dos mainframes.

Diante da possibilidade desses benefícios serem agregados às suas rotinas, a Randon iniciou a busca pelo fornecedor que melhor atendia às suas necessidades e apresentava essas características em seus produtos.

A LG Informática foi uma das empresas selecionadas para apresentar à Randon sua solução de processamento de folha de pagamento, o FPw Folha de Pagamento. O sistema acabava de receber um importante prêmio e passava por modificações significativas: foi considerado o Melhor Software de 1995 pela Assespro, na categoria Sistemas de Informação e havia sido projetado para funcionar com outros gerenciadores de banco de dados: Oracle, Informix, Sybase e IBM DB/2.

“Essas características no sistema da LG foram decisivas para a escolha do FPw Folha de Pagamento e ainda adquirimos a solução de processamento do ponto eletrônico que é fornecida pela parceria com a Norber Engenharia”. Rui Bueno, Consultor Interno de Recursos Humanos – Randon Participações S.A.

A escolha do FPw Folha de Pagamento se deu em função da adequação do produto às necessidades da Randon, o que ficou ainda mais evidente ao longo do processo de implantação que se seguiu à decisão da empresa. Realizado em conjunto pela LG Informática e por uma equipe da Randon, o processo teve a migração dos dados coordenada pela equipe da Randon enquanto todo o restante do processo foi conduzido pelos representantes da fornecedora em São Paulo, que na época ainda não contava com uma filial no estado.

A amigabilidade do FPw Folha de Pagamento permitiu que o período de adaptação dos usuários da Randon à nova solução não fosse demorado, apesar do longo tempo de uso do antigo sistema, o que poderia comprometer essa adaptação. Após a implantação e a fase de ajustes e parametrizações, os colaboradores da Randon puderam se beneficiar das funcionalidades do FPw Folha de Pagamento e integrar às suas rotinas de trabalho práticas que aumentaram a produtividade e a eficiência dos processos da empresa.

“Passado o impacto da mudança, os usuários começaram a perceber as facilidades do novo sistema, como, por exemplo, executar o cálculo da folha de pagamento em seu próprio micro – o que antes exigia uma solicitação ao CPD – além da independência na geração e emissão de relatórios, que também dependia do CPD. Essas e outras facilidades foram fundamentais para que eles assimilassem rapidamente as mudanças do novo sistema”. Rui Bueno

Mas as modificações vantajosas na Randon não foram percebidas apenas em relação às funcionalidades inerentes ao FPw Folha de Pagamento. Os serviços oferecidos pela LG também entram na lista de pontos positivos agregados à empresa. A atualização mensal do produto, por exemplo, permitiu que a independência dos departamentos de pessoal e RH em relação ao setor de tecnologia se tornasse ainda maior, já que não foi mais necessário que a cada alteração legal o programa fosse modificado pela Randon.

O desempenho do FPw Folha de Pagamento é destacado como item de plena satisfação na empresa, dentro do seu relacionamento com a LG Informática, com uma menção, também, à precisão e disponibilidade do suporte técnico. Essa satisfação com os produtos da LG Informática motivou a aquisição, por parte da Randon, também do módulo FPw Medicina e Segurança do Trabalho, além da análise para futuras aquisições de outras ferramentas que possam complementar seus processos de gestão.

A relação entre as duas empresas têm permitido, ao longo desses sete anos, superação da distinção fornecedor/cliente e o estabelecimento de uma parceria mantida através da adoção dos produtos e serviços fornecidos pela LG Informática.

Conheça os produtos da LG Informática adotados pela Randon:

- FPw Folha de Pagamento:

Primeiro e principal produto da LG, o FPw Folha de Pagamento realiza todos os cálculos referentes ao processamento da folha de pagamento, incluindo férias, rescisões, 13º salário, reajustes salariais, entre outros. O produto é extremamente parametrizável e flexível, permitindo, por isso, que atenda a empresas de todo o porte e ramo de atividade. Além das funcionalidades que cobrem todas as rotinas de processamento da folha de pagamento – inclusive a emissão de relatórios oficiais, o sistema ainda conta com um eficiente editor de relatórios (FPwReports), módulo de gerenciamento da concessão de vale transporte (Vale Transporte) e de transferência de dados da folha de pagamento para qualquer sistema de contabilidade (Interface Contábil).

- FPw Ponto

O FPw Ponto trabalha integrado ao FPw Folha de Pagamento, importando as marcações do sistema de acesso, tratando os dados e enviando as informações diretamente para a folha de pagamento. O módulo também interpreta automaticamente as ocorrências de movimentações dos funcionários registradas no FPw Folha de Pagamento, como férias, licenças, afastamentos, entre outros.

- FPw Medicina do Trabalho e Segurança do Trabalho

O módulo facilita o cumprimento de normas que auxiliam as empresas a manter as condições ideais de saúde de seus funcionários. Atendendo às rotinas exigidas legalmente, como o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO – NR 7), o FPw Medicina do Trabalho ainda conta com funcionalidades pensadas para automatizar rotinas de forma a garantir mais produtividade e eficiência, como o cadastro da ficha médica completa de funcionários, autônomos e candidatos, a emissão do audiograma e o controle da periodicidade dos exames audiométricos, entre outras.Este produto trata as práticas relacionadas à manutenção da segurança dos funcionários, atendendo às exigências legais de forma completa: Programa de Prevenção de Risco Ambiental (PPRA), registro e manutenção dos mandatos da CIPA, Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT), Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), entre outros.

Agende uma reunião

Entre em contato conosco e aproveite para bater um papo com um de nossos especialistas.

Preencha todos os campos marcados!

https://www.lg.com.br/