Cinco dicas fundamentais para proteção de seus dados

Imprensa

Sala de imprensa

Sala de imprensa

Cinco dicas fundamentais para proteção de seus dados

CompartilharFacebookTwitterMailWhatsapp

Especialista em Segurança da Informação da LG lugar de gente, André Belém, mostra que se proteger não é tão complicado como você pensava

Neste sábado, 28 de janeiro, é celebrado o Dia Internacional da Proteção de Dados. A data tem como objetivo reforçar a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que protege os direitos fundamentais de liberdade e privacidade de cada indivíduo.

Você conhece alguém que já sofreu um golpe pelo WhatsApp ou teve alguma senha vazada? O Gerente de Segurança da Informação, André Belém, da LG lugar de gente, principal player de soluções tecnológicas de gestão de capital humano, preparou cinco dicas que irão te proteger, de forma gratuita, desse tipo de estresse. Confira!

Organize seus aplicativos Faça uma lista dos aplicativos e sites que você utiliza e pense quais deles causariam mais prejuízo, seja financeiro ou de informações pessoais na mão de uma pessoa mal-intencionada.

Tenha senhas fortes Use senhas com no mínimo oito dígitos, contendo números, letras maiúsculas e minúsculas e caracteres especiais. Ao aplicar senhas únicas, sem palavras e expressões conhecidas, como 1234, qwerty, senha, nome pessoal etc., você se protege. Outra dica é utilizar uma ferramenta de “cofre de senhas”, existem versões úteis e gratuitas, como, 1Password, Keeper Security e LastPass.

Use o segundo fator de autenticação Ao habilitar o segundo fator de autenticação, o usuário pode validar por meio de um número, token, e-mail, SMS ou aplicativo se o acesso realizado com a senha foi vazado. Esse modelo é adotado por bancos e garante a proteção caso alguém descubra sua senha.

Desconfie de e-mails A principal porta de entrada de um hacker é o e-mail. Desconfie de todos os e-mails recebidos e caso desconheça a procedência, não abra. E-mails com ofertas de bancos e de ganhos rápidos atiçam a curiosidade e levam o usuário a informar dados pessoais e senhas de aplicativos. Fique atento.

Golpes de WhatsApp O WhatsApp é usado por boa parte da população brasileira. Com isso, muitos criminosos usam a ferramenta para ludibriar pessoas, extorquir e enganar contatos, se passando pelo usuário. Para se precaver, habilite o segundo fator de autenticação no campo “Conta”. Além disso, em “Privacidade”, altere para que sua foto do perfil seja visível apenas aos seus contatos.

Informações para a Imprensa Textual Comunicação Jhonatan Santos | jhonatansantos@textual.com.br | (11) 97521-9233 Diogo Cruz | diogocruz@textual.com.br | 11 5180-6931 | 9 5020-4490