Sala de imprensa

Companhia Siderúrgica de Tubarão inova em gestão de RH

Releases 21/10/2004

 

Com sólida cultura de auto-atendimento, a companhia capixaba adotará a nova solução para disponibilizar uma série de serviços, via internet, a milhares de funcionários

Empresa referência em Gestão de Recursos Humanos, a Companhia Siderúrgica de Tubarão, líder mundial em produção de placas de aço, acaba de adquirir o novo Portal RH, a mais moderna solução da LG Informática para prover automação de rotinas e auxílio no gerenciamento de pessoal e recursos humanos. A CST, localizada na Grande Vitória (ES), é uma das primeiras empresas a adotar a solução que possibilitará total autonomia aos seus funcionários – cerca de 4 mil – na realização das mais diversas transações, sem a interferência do Departamento Pessoal, como programação da escalas de férias, rescisão de contratos, atualização de carteira profissional, solicitação de empréstimos, marcação de ponto, entre outras necessidades. Além do Portal RH, a CST adquiriu o sistema FPw Folha de Pagamento e o FPw Ponto, caracterizando um dos negócios mais significativos que a LG Informática fechou em 2003.

De acordo com Eduardo Virgílio Cunha, diretor da LG Informática, maior empresa brasileira especializada em software para RH, o novo Portal RH é uma ferramenta prática que permite acesso personalizado aos funcionários, de acordo com cada perfil, além de respeitar a hierarquia da empresa. “Ficamos muito satisfeitos em sermos escolhidos pela CST, pela própria cultura de RH que a empresa mantém e onde se destaca, e por que a parceria nos permitirá colocar em prática vários de nossos projetos”, enfatiza Cunha. Para maior agilidade e melhor utilização do Portal RH, todos os funcionários da empresa passarão por treinamento, com apostilas e palestras. A implantação total do projeto deve ser concluída nos próximos três meses.

Cultura moderna de gestão de RH
A CST possui uma cultura inovadora de Gestão em RH. Desde 1986, de forma pioneira, a Companhia descentralizou as informações do Departamento de Recursos Humanos – utilizando recursos de “auto-tendimento“ – e transportou os dados para os gerentes e supervisores de área que, em casos específicos, aprovam – via workflow – as solicitações dos funcionários, tais como uma programação de férias efetuada pelo mesmo. A partir disso, todas as funcionalidades de auto-atendimento foram disponibilizadas para acesso em qualquer estação de trabalho onde o empregado esteja conectado. Além disso, foram disponibilizados terminais de auto-atendimento e quiosques multimídia com monitor toutchscreem em pontos estratégicos da empresa, criando, assim, mais oportunidades de acesso, principalmente para aqueles empregados de manutenção que não tem local fixo de trabalho. Com essa estratégia, os empregados passaram a fazer, sozinhos, uma série de rotinas anteriormente de responsabilidade da área de RH. Um dos fatores que motivou essa decisão foi o fato da companhia se situar em uma área muito grande, onde as distâncias para resolver pequenos problemas – tais como solicitar uma declaração – tornava-se um grande transtorno, aliado à necessidade de agilizar os processos, para que os funcionários não fossem prejudicados quando precisassem de alguma informação ou serviço do RH. A CST conta, atualmente, com mais de duas mil estações de trabalho e treze quiosques self-service localizados em pontos estratégicos da Companhia e que permitem aos funcionários a realização de várias transações no sistema, como o registro de ocorrências de freqüência pelo próprio empregado – tendo em vista que a CST pratica a isenção total de ponto a partir do ano de 2000. Desde esta data, a empresa delegou aos empregados a responsabilidade pelo registro pessoal das exceções de freqüência, tais como faltas, atrasos, saídas antecipadas e horas extras.

“Estamos sempre em busca de novas soluções que melhor atendam as necessidades da CST e de nossos empregados”, declara Enilson Miranda, Analista de Planejamento de Recursos Humanos da CST. “Desse modo, identificamos a necessidade, sem abandonar o conceito auto-atendimento, e nosso desejo é centralizar todas as operações associadas ao RH em um único sistema. Também pretendíamos adotar uma plataforma mais moderna”, acrescenta o analista. “O portal de RH da LG Informática foi a solução encontrada, que possibilitou a migração do sistema antigo para Windows, centralizando todas as funções do departamento de RH em um portal na Internet ou Intranet”, explica Miranda.

Além do Portal RH, outros sistemas da LG Informática estão sendo implantados na CST, como o FPw Folha de Pagamento, pioneiro em ambiente Windows e tecnologia cliente-servidor. O produto destaca-se pela flexibilidade e facilidade de uso, que permite ao usuário controlar sua ações com total independência.

A bem sucedida otimização dos serviços de RH com as soluções da LG Informática faz com que a CST pense em outros projetos. “Nosso objetivo é agregar, cada vez mais, serviços e consultas para nossos funcionários. Por isso, contaremos com a LG para futuras parcerias, adotando o que há de mais moderno e eficiente em tecnologia para gestão de RH”, finaliza Enilson Miranda.

Sobre a CST
Constituída há 27 anos, a Companhia Siderúrgica de Tubarão (CST), passou, neste período, de uma “joint–venture” – de controle estatal – para uma empresa que foi totalmente privatizada e, hoje, pertence a grandes grupos como Companhia Vale do Rio Doce, Acesita, Usinor e Califórnia Steel Industries. A CST é líder mundial no mercado de placas, responsável por 20% do volume global comercializado e fechou o ano de 2002 com uma venda totalizada em 4,6 milhões de toneladas desse produto.
A carteira de clientes da CST reúne cerca de 60 companhias localizadas em 20 países e acumula, desde o início de suas operações – em 1983- mais de 62 milhões de toneladas comercializadas, sendo 91% destinadas ao exterior. Em 2002, a empresa atingiu uma produção recorde de 5 milhões de toneladas de aço líquido, ocupando o 2º lugar na produção brasileira de aço bruto. A companhia ostenta um dos mais baixos custos de redução de aço do mundo, além de ser auto-suficiente em energia elétrica, gerando 100% da energia necessária.

Sobre a LG Informática
A LG Informática desenvolve sistemas estratégicos para prover automação de rotinas e auxílio no gerenciamento de pessoal e de recursos humanos para empresas de todos os portes e segmentos. Posiciona-se como a maior empresa brasileira especializada em software para RH, com liderança reconhecida junto a empresas com mais de mil funcionários. As soluções da companhia processam a folha de pagamento de mais de 500 mil funcionários em empresas de todo o país. Seu principal produto é o FPw, sistema de folha de pagamento que, desde seu lançamento em 1994, conquista e amplia o reconhecimento de mercado devido às suas características funcionais e tecnológicas inovadoras e em constante atualização. Recentemente, lançou os produtos FPWeb – versão da Folha de Pagamento que permite acesso através da Internet e da Intranet – e o Portal de RH.
Com sede e centro de desenvolvimento em Goiás e escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, e agora Paraná, mantém representantes em todo o país. Entre os seus clientes, estão AMBEV, Santander/Banespa, Brasil Telecom, Carrefour, Caterpillar, Fiat, Johnson & Johnson, Kodak, Telefônica, Telemar, Volkswagen, Grupo Votorantim, Embraer, Rede Globo e CST.

 

Veja os veículos em que essa notícia foi publicada

  • Veículo: Carta de RH

Agende uma reunião

Entre em contato conosco e aproveite para bater um papo com um de nossos especialistas.

Preencha todos os campos marcados!

https://www.lg.com.br/