Sala de imprensa

Educação corporativa em empresa de tecnologia

Releases 25/03/2010

LG Sistemas investe em Centro de Capacitação e já vê resultados no trabalho dos colaboradores

Goiânia – março de 2010 - A Associação Brasileira de Educação Corporativa estima que cerca de 300 organizações brasileiras e multinacionais, da esfera pública ou privada, já implantaram e estruturaram a educação corporativa. O assunto ainda é recente no Brasil, porém é crescente o investimento das empresas na capacitação dos seus colaboradores.

Com a mesma preocupação, a LG Sistemas acaba de inaugurar o Centro de Capacitação (Cecap) da empresa, que já está em pleno funcionamento: somente nos dois primeiros meses, já foram ministrados mais de cinco mil horas de cursos.

Os treinamentos são sobre os produtos e o negócio da empresa: softwares para gestão de Recursos Humanos. Por ser um negócio específico, são necessários treinamentos também específicos, além de facilitadores bem capacitados. Os professores do Cecap são colaboradores da LG que possuem, além de didática em sala de aula, vasta experiência na implantação das soluções da empresa e profundo conhecimento sobre os produtos e negócio.

Leila Araújo, uma das facilitadoras do Cecap, explica que os alunos são instruídos sobre os detalhes das soluções e dos processos de RH que são atendidos em cada produto. Além dos conhecimentos técnicos, os alunos são instruídos sobre os subsistemas de RH, conceitos e processos que estão envolvidos em cada solução. Leila conta que as consequências desse treinamento completo já podem ser percebidas: “os colaboradores da área de Desenvolvimento, por exemplo, passam a enxergar as soluções que desenvolvem pelos olhos dos usuários e não apenas de técnicos”.

Karina Pimentel, supervisora de RH da LG, indica outras conseqüências positivas dos treinamentos: “oferecer um Centro de Capacitação ao colaborador é dar a ele ferramentas e recursos para seu desenvolvimento e aperfeiçoamento profissional. Além disso, o colaborador e a empresa sentem retorno imediato, uma vez que o conhecimento adquirido nos cursos é imediatamente aplicado, o que reduz as horas gastas em atividades diversas”.

Estrutura

Antes da estruturação do Cecap, a educação corporativa na LG funcionava por meio de atendimentos a solicitações das diferentes áreas da empresa. Não havia uma estrutura formal de treinamento, porém já eram realizados diversos cursos na empresa. Em 2009, foram mais de 18 mil horas de treinamento.

Para atender à necessidade de formalização desses cursos, a área de RH da LG, juntamente com colaboradores da área de Consultoria e Suporte, dedicaram-se durante oito meses para preparar o atual Cecap. Nesse tempo, foi realizado o Levantamento de Necessidades de Treinamento (LNT) junto aos gestores das unidades da LG, além da organização da estrutura física e organizacional do Centro. Karina conta que o LNT apresentou os gaps de cada colaborador da LG, além de informações sobre os conhecimentos que são necessários para cada cargo na empresa, de acordo com o CHA do mesmo. “Focamos o LNT nos assuntos relacionados aos produtos e negócios da empresa e não em capacitação técnica do profissional. O conhecimento do colaborador é avaliado anteriormente, no processo de Recrutamento e Seleção”.

O Cecap atende todas as filiais da empresa por meio de videoconferência. “Sentimos que, além de capacitar os colaboradores das unidades, os treinamentos contribuíram para aproximar os funcionários de todas as regiões do Brasil”, diz Karina.

Com 53 diferentes cursos programados no calendário anual de treinamento, o Cecap conta com dois facilitadores dedicados exclusivamente ao Centro, além de um profissional da área de RH. Outros colaboradores que possuem conhecimento e experiência em produtos específicos são convidados para ministrar treinamentos. Os cursos são realizados nos períodos matutino, vespertino e noturno. Uma curiosidade sobre os lanches servidos aos alunos: ao invés de salgadinhos e refrigerantes, muita fibra e vitaminas. Frutas, cereais, iogurtes, sanduíches naturais e sucos são alguns dos ingredientes do cardápio.

Sobre a LG Sistemas

A LG Sistemas é especialista em tecnologia para gestão de recursos humanos e, há quase 25 anos, busca oferecer flexibilidade ao trabalho dos profissionais de RH através de suas soluções. Os produtos da empresa integram uma solução completa para gestão de RH e são construídos para que as mais variadas necessidades desses departamentos sejam atendidas. O principal produto da LG Sistemas é o FPw Folha de Pagamento, software que processa a folha de pagamento de mais de 1 milhão de trabalhadores em todo o país.

Com sede e centro de desenvolvimento em Goiás, a LG Sistemas mantém escritórios próprios em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Pernambuco, Minas Gerais e um representante na Bahia. Alguns de seus clientes são AMBEV, Vale, Oi, Carrefour, Caterpillar, Fiat, Telefônica, Grupo Positivo, Grupo Votorantim e Rede Globo.

Informações para a imprensa:
Departamento de Comunicação da LG Sistemas
Eveline Melo e Maranhão
eveline.maranhao@lg.com.br
(62) 3545-9010

Veja os veículos em que essa notícia foi publicada

  • Veículo: Corpbusiness

Agende uma reunião

Entre em contato conosco e aproveite para bater um papo com um de nossos especialistas.

Preencha todos os campos marcados!

https://www.lg.com.br/