Sala de imprensa

Empresas começam a testar novo eSocial: LG lugar de gente avaliou a plataforma e comenta dúvidas

Releases 01/08/2017

A partir de hoje (1º de agosto) o ambiente de testes do eSocial estará disponível para todas as companhias do país. A intenção do Comitê Gestor do projeto é promover a adaptação ao novo sistema antes da entrada efetiva em vigor, confirmada para ocorrer em duas etapas: em janeiro e julho de 2018. Empresas de TI já estão testando a ferramenta desde o dia 26 de junho. A LG lugar de gente, maior empresa especializada em soluções de tecnologia para RH do país, tem orientado seus clientes e sugere diversas medidas para que as organizações evitem falhas, retrabalho no processo de integração e possíveis multas pelo governo.

A gerente de planejamento da LG lugar de gente, Sáttila Silva, que está envolvida nas discussões do governo sobre o eSocial desde 2010 e conduz o projeto de adequação das soluções de tecnologia da LG, reforça que é essencial revisar os processos da empresa como um todo. “O eSocial não é apenas uma mudança de sistemas, mas sim uma transformação na cultura empresarial”, comentou.

Além de mudar a plataforma tecnológica na qual as informações trabalhistas e previdenciárias serão prestadas ao governo, o eSocial irá exigir dados adicionais e prazos mais apertados para a entrega dessas obrigações. De acordo com levantamento da consultoria EY (antiga Ernst Young) com 386 companhias brasileiras, 48% não têm nenhuma avaliação sobre que mudanças devem ser feitas para adotar o novo sistema.

Diante desse cenário, a LG lugar de gente separou algumas perguntas que devem ser levadas em consideração pelas empresas neste momento. Respondendo essas questões é possível ter um panorama do que será necessário ajustar antes do início do eSocial:

  • Os processos de trabalho estão ajustados às exigências do eSocial?
  • As informações exigidas pelo projeto estão automatizadas e os sistemas que gerenciam esses dados estão atualizados com a última versão do layout?
  • A empresa possui mais de um fornecedor de tecnologia envolvido nos processos ligados ao eSocial? Se sim, as integrações necessárias entre esses fornecedores já foram mapeadas?
  • Como sua empresa fará a transmissão das informações para o ambiente do governo? Seu fornecedor de software disponibilizará a mensageria? Ou será necessário procurar um novo fornecedor?
  • Será necessário contratar mais colaboradores para apoiar na adequação?
  • Os funcionários estão capacitados? Há necessidade de investir em treinamentos?
  • Sua empresa já possui certificado digital? Ele está atualizado?
  • As informações dos colaboradores da empresa já foram saneadas? Se não, como será feito esse processo: manualmente ou será necessário investir em tecnologia?

Sobre a LG lugar de gente

Há mais de 30 anos no mercado, a LG lugar de gente é a maior empresa brasileira especializada em tecnologia para RH do país. Com sede em Goiás e atuação em todo território nacional, possui cerca de 900 clientes diretos e indiretos que inclui nomes como Ambev, C&A, Carrefour, Ipiranga, Lojas Renner, Oi, Rede Globo, Santander e Vale. Atuando de modo consultivo e comprometido com a realidade de cada cliente, oferece uma solução completa e integrada para gestão do capital humano, que reúne as mais novas tecnologias do mercado e atende todas as necessidades do RH. Tendo uma história marcada por inovações, a LG lugar de gente aplicou mais de R$ 30 milhões no desenvolvimento de uma nova suíte de produtos, lançando em 2016 a Suíte Gen.te nuvem: a mais completa plataforma em nuvem para gestão de pessoas do Brasil.

Informações para a Imprensa

Textual Comunicação

Rafaela Rosas | rafaelarosas@textual.com.br | 11 5180-6929

Renan Albertini | renanalbertini@textual.com.br | 11 5180-6927

https://www.lg.com.br/