Sala de imprensa

LG Informática agiliza geração de relatórios no RH da Teleperformance

Releases 05/07/2007

O FPwReports implementado na empresa, que tem operações de contact center em todo o Brasil e registra cerca de três mil admissões por mês, garantiu a unificação de todas as informações de contratos de trabalho em uma base única, com liberdade de personalização. Agora, além de todos os relatórios serem publicados pela matriz, ganhou-se também agilidade. Uma média de 500 novos contratos são gerados em menos de 10 minutos.

São Paulo, julho de 2007 – Agilizar a geração e emissão de relatórios com liberdade de personalização, foi o principal fator que levou a Teleperformance, uma das maiores empresas de contact center do país, a adotar o software FPwReports, da LG Informática. Por pertencer a um segmento com alta rotatividade de funcionários, a empresa, que registra cerca de 3 mil admissões e 2,5 mil demissões por mês, precisava de uma ferramenta que gerasse relatórios de forma ágil, rápida e transparente, com o objetivo de dar um melhor atendimento aos seus colaboradores.

Desde a época de lançamento do FPwReports, é preocupação da LG Informática garantir agilidade e autonomia para os usuários do software. Sendo assim, a empresa procurou atender uma das principais solicitações de seus clientes, que é a liberdade de personalização dos relatórios a partir de uma ferramenta integrada às demais soluções da LG. Desenvolvido em tecnologia três camadas, o FPwReports já em sua primeira versão oferecia a vantagem de possibilitar a criação e edição de relatórios em ambiente de design totalmente visual, permitindo manusear propriedades dos objetos – como disposição, fontes, bordas, cores – no momento da criação do relatório, com visão prévia do resultado final.

Segundo Ageu Lourenço Martins, coordenador de RH da Teleperformance, a agilidade demandada pelo grupo só seria possível com um sistema que permitisse emitir informações extraídas da base de pagamentos de forma rápida e sem manipulação. “Necessitávamos de uma ferramenta eficiente para o usuário final, que a partir de um simples clique este conseguisse gerar um relatório, pronto para ser impresso ou enviado por e-mail”, completa. Anteriormente, a Teleperformance possuía inúmeros formulários em cada localidade, com fontes, formatos e informações diferentes. Com o FPwReports, a empresa unificou todos os formulários e passou a trabalhar a partir de uma informação única e de um relatório único, com impressão rápida. “Hoje eu gero 500 contratos em menos de 10 minutos”, comemora o coordenador.

Com operações em todo o Brasil, antes de implantar o FPwReports, a Teleperformance sofria com a falta de padrão nas informações geradas, pois cada localidade emitia seus relatórios em formatos diferentes e com informações distintas. Durante o processo de implantação do software, foi verificado que um mesmo contrato de trabalho possuía sete modelos diferentes, com conteúdo e cláusulas diversas. Tudo isso foi unificado e hoje o FPwReports atua dentro de uma única base, com todos os relatórios publicados na matriz. Deste modo, a ferramenta garante que todos as localidades acessem um único relatório e, sempre que for necessário fazer uma alteração, esta informação será compartilhada. “Como nós trabalhamos com informações que, uma vez não padronizadas, podem fazer diferença numa eventual reclamação sobre contratos, ter a certeza de um padrão único de conteúdo nos traz tranqüilidade de que estas informações estão chegando iguais ao usuário final”, afirma.

A padronização dos processos gerou confiabilidade nos resultados e na forma de execução das rotinas, o que, na Teleperformance, foi crucial para evitar esquecimentos ou retrabalhos da equipe. “Agora trabalhamos com dois kits de relatórios: admissional e demissional. Na prática, são vários relatórios agrupados e tudo o que é pertinente a esses dois momentos (demissão e admissão) é reunido em um único contrato. Ao emitir um kit, recebemos todos os 15 documentos que o compõem, junto a outros documentos legais, que serão entregues ao colaborador. Ou seja, não corremos o risco de esquecer de entregar nenhum dos formulários necessários”, comemora Martins.

A possibilidade de gerar relatórios com um grande volume de informações sem exaurir os recursos de pessoal da área de RH foi outro benefício que o FPwReports proporcionou à Teleperformance. “Imagine fazer à mão cinco mil registros em carteira de trabalho, registro principal e termos de vencimento de contrato de experiência”, comenta. Este processo gerava problemas e um acúmulo enorme de carteiras de trabalho no RH. Com a ferramenta é possível emitir o kit de relatórios junto à etiqueta de admissão colada ao contrato de experiência. Ao entregar o contrato, é entregue, inclusive, a carteira de trabalho assinada e carimbada. Este trabalho é realizado por uma única pessoa.

“Outro ponto importante do FPwReports é que, desde seu lançamento, o software vem evoluindo e acompanhando as necessidades da Teleperformance. Com o FPwReports, hoje tenho possibilidades de geração de relatórios que há um ou dois anos não tinha”, analisa o coordenador.

Ao longo do tempo, o FPwReports passou por evoluções para tornar-se mais aderente às necessidades das empresas. Atualmente, o sistema oferece um flexível editor de fórmulas e sub-relatórios que permitem a criação de relatórios complexos, sem exigir grande esforço dos usuários. O editor de fórmulas inclui, além das operações lógicas e matemáticas, funções para o tratamento de datas, textos e números, gerando relatórios dinâmicos e com melhor manuseio de informações obtidas a partir do banco de dados das soluções da LG. O sistema ainda define valores determinados pelo usuário, que podem ser utilizados dentro das fórmulas, no momento da geração do relatório.

Sobre a LG Informática

A LG Informática desenvolve sistemas estratégicos para prover automação de rotinas e auxílio no gerenciamento de pessoal e de recursos humanos para empresas de todos os portes e segmentos. Posiciona-se como a maior empresa brasileira especializada em software para RH, com liderança reconhecida junto às empresas com mais de mil funcionários. As soluções da companhia processam a folha de pagamento de quase 1 milhão de funcionários em empresas de todo o país. Seu principal produto é o FPw Folha de Pagamento, sistema que, desde seu lançamento em 1994, conquista e amplia o reconhecimento de mercado devido às suas características funcionais e tecnológicas inovadoras e em constante atualização. Com sede e centro de desenvolvimento em Goiás e escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Pernambuco, mantém representantes em todo o país. Entre os seus clientes estão AMBEV, Santander/Banespa, Companhia Vale do Rio Doce, Unibanco, Brasil Telecom, Carrefour, Caterpillar, Fiat, Johnson & Johnson, Telefônica, Telemar, Grupo Positivo, GVT, Grupo Votorantim, Rede Globo e CST.

Informações para a imprensa
EPR Comunicação Corporativa
# 11 3815-2910
Ana Tarragó – ana@epr.com.br
Alice Sanches – Alice@epr.com.br

Agende uma reunião

Entre em contato conosco e aproveite para bater um papo com um de nossos especialistas.

Preencha todos os campos marcados!

https://www.lg.com.br/