Sala de imprensa

Mecanorte reduz custos de RH em 30% com solução da LG Informática

Releases 21/10/2006

Com a adoção da solução FPw Folha de Pagamento, atividades rotineiras da administração de pessoal da construtora mineira passaram a ser realizadas diretamente nas obras, demandando menos tempo e mão-de-obra no escritório em Belo Horizonte.

São Paulo, outubro de 2006 – Ganhar agilidade e flexibilidade, melhorar a qualidade dos relatórios e informações e, ainda, descentralizar as atividades da administração de pessoal e de recursos humanos. Estas eram as necessidades da Mecanorte Construções e Empreendimentos, empresa localizada em Belo Horizonte e que atua há 20 anos no mercado de prestação de serviços de engenharia na área de construção pesada. A Mecanorte buscou no mercado uma solução que se integrasse facilmente com os seus sistemas e otimizasse o processamento da folha de pagamento dos mais de 600 funcionários diretos e 1 mil indiretos.

A escolha recaiu sobre FPw Folha de Pagamento, da LG Informática, solução líder de mercado e responsável pelo processamento da folha de pagamento de quase 1 milhão de funcionários em empresas de todo o Brasil. O FPw Folha de Pagamento foi implantado na Mecanorte no final de 2005 e, em janeiro de 2006, já encontrava-se em pleno funcionamento. A Novotempo Informática, representante da LG Informática em Minas Gerais, atende a empresa desde os primeiros contatos para a venda do sistema.

Segundo José Miguel Frauche, diretor da Mecanorte, a empresa acompanhou o crescimento do mercado de construção, aumentando consideravelmente o número de funcionários nos últimos anos e, consequentemente, de informações processadas pelo departamento de pessoal. Isto, aliado ao fato do sistema utilizado há mais de 12 anos estar obsoleto, abriu duas possibilidades: substituir a solução de RH ou inchar o departamento pessoal proporcionalmente ao aumento da demanda. “Os departamentos de pessoal e recursos humanos são de extrema importância dentro de uma companhia e requerem um funcionamento ágil e preciso. Qualquer falha acarreta perda de tempo e exige maior atenção. Antes do FPw, durante o período de transferência de informações para os órgãos municipais, estaduais e federais e de fechamento da folha de pagamento, nossos funcionários precisavam de muitas horas extras de trabalho, o que aumentava os custos”, ressalta o diretor.

Desta forma, além dos ganhos com produtividade e qualidade nos relatórios e informações geradas, a Mecanorte conseguiu, com a solução da LG Informática, reduzir em torno de 30% os seus custos fixos e transformá-los em custos variáveis. Isso só foi possível, segundo Frauche, “porque a empresa conseguiu descentralizar as atividades rotineiras do departamento de pessoal, transferindo-as do escritório em Belo Horizonte diretamente para as obras”.

Demissões, admissões e cadastramento de funcionários diretos e indiretos passaram a ser feitos in loco, ou seja, nas próprias obras, graças à solução, que é totalmente integrada ao sistema central da companhia. “Hoje temos o triplo de funcionários na Mecanorte e utilizamos o mesmo quadro de responsáveis pelas atividades de administração de pessoal”.

A implantação do FPw Folha de Pagamento, que hoje conta com 15 usuários distribuídos entre escritórios e obras, demorou cerca de dois meses para ser concluída. Durante este tempo foram transferidos, lançados e digitados todos os dados do sistema antigo, abandonado pela empresa em 1º de janeiro de 2006. Os usuários do sistema na Mecanorte passaram por um treinamento básico e ainda deverão fazer treinamentos avançados para se adaptarem cada vez mais à solução. “Por ser um sistema bastante amigável, a implantação foi tranqüila. O FPw tem fácil adaptação e parametrização, o que permite que pessoas com conhecimentos básicos de informática possam ser treinadas para utilizar o sistema”, finaliza o diretor presidente.

Diante da satisfação com os resultados apresentados no uso do FPw Folha de pagamento, a Mecanorte já está implementando os módulos FPw Medicina e Segurança do Trabalho e FPWeb (versão do sistema de folha de pagamento para uso via Internet). Também está nos planos da empresa adquirir, conforme forem ganhando habilidade em utilizar a ferramenta, outros módulos como o FPw Cargos e Salários e o FPw Ponto.

A Mecanorte é conhecida no mercado por executar grande número de projetos de médio porte, com alto nível de complexidade como, por exemplo, construção de barragens, obras de saneamento e mineração. Certificada com ISO 9001/2000, a empresa investe continuamente em recursos humanos, tecnologia e equipamentos, para oferecer sempre os melhores serviços

Sobre a LG Informática

A LG Informática desenvolve sistemas estratégicos para prover automação de rotinas e auxílio no gerenciamento de pessoal e de recursos humanos para empresas de todos os portes e segmentos. Posiciona-se como a maior empresa brasileira especializada em software para RH, com liderança reconhecida junto às empresas com mais de mil funcionários. As soluções da companhia processam a folha de pagamento de quase 1 milhão de funcionários em empresas de todo o país. Seu principal produto é o FPw Folha de Pagamento, sistema que, desde seu lançamento em 1994, conquista e amplia o reconhecimento de mercado devido às suas características funcionais e tecnológicas inovadoras e em constante atualização. Com sede e centro de desenvolvimento em Goiás e escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, mantém representantes em todo o país. Entre os seus clientes estão AMBEV, Santander/Banespa, Brasil Telecom, Carrefour, Caterpillar, Fiat, Johnson & Johnson, Telefônica, Telemar, Volkswagen, Grupo Votorantim, Rede Globo, CST e Unibanco.

Informações para a imprensa:
EPR Comunicação Corporativa
# 11 3815-2910
Ana Tarragó – ana@epr.com.br
www.epr.com.br

Agende uma reunião

Entre em contato conosco e aproveite para bater um papo com um de nossos especialistas.

Preencha todos os campos marcados!

https://www.lg.com.br/