Sala de imprensa

Melhoria de processo do software brasileiro será discutido em Jornada Goiana

Releases 09/09/2006

Com o tema MPS.BR, a sexta edição da Jornada Goiana em Engenharia
de Software acontece nos dia 29 e 30 de setembro.

Setembro de 2006 - Criada para atender uma demanda existente na comunidade de profissionais, alunos e empresas de tecnologia na Região Centro-Oeste, a Jornada Goiana em Engenharia de Software – JGES – chega à sua sexta edição fazendo parte do calendário regional de eventos sobre tecnologia. A jornada é organizada pela LG Informática, Estratégia Tecnologia da Informação, Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás e Universidade Católica de Goiás e será realizada nos dias 29 e 30 de setembro no Auditório da Companhia Energética de Goiás (Celg).

Com o principal objetivo de difundir conhecimentos e experiências relevantes e atuais para a área de informática, o tema oficial da VI JGES é o MPS.BR – Modelo para Melhoria de Processo do Software Brasileiro. A idéia fundamental do MPS.BR é que a complexidade do produto de software só pode ser administrada através de um gerenciamento efetivo, organizado e disciplinado de todas as atividades relacionadas com produção, modificação, aquisição, fornecimento e utilização do software. Este tema foi escolhido a partir da preocupação dos profissionais e das empresas desenvolvedoras de software em estabelecer modelos para definir e avaliar a qualidade de seus processos de Engenharia de Software.

Serão realizados dois mini-cursos pré-jornada, nos dias 27 e 28 de setembro, no auditório do Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás. No dia 27, acontece o mini-curso “Gerência de Projeto”, ministrado por Sulema de Oliveira Barcelos Gobato, Mestre em Engenharia Elétrica e da Computação pela UFG e Certificada PMP – Project Management Professional. No dia seguinte (28/09), o professor Dr. Clênio Salviano, do Centro de Pesquisas Renato Archer (CenPRA), de Campinas, vai ministrar o curso “Como iniciar um ciclo de melhora de processo de software em uma micro ou pequena organização”.

A VI Jornada Goiana em Engenharia de Software começa no dia 29 com as palestras “Programa MPS.BR”, “Avaliação de Processos – A abordagem adotada para o MPS.BR”, “A experiência de implantação de um processo de melhoria de software em uma empresa baseada em metodologia ágil”, “O MPS.BR em apoio ao processo de aquisição de software e serviços correlatos”, “Fatores de sucesso da implementação de processos” e a mesa-redonda “Desafios do programa MPS.BR”. Já as atividades do dia 30 de setembro serão abertas com um painel com estudos de caso de empresas que estão implantando o MPS.BR, seguido da palestra “Garantindo a melhoria contínua dos processos”, ministrada por Eva Marinello, da empresa TATA Consultancy Service Brazil.

Informações e inscrições pelo site www.lg.com.br/jges.

Programação da VI Jornada Goiana de Engenharia de Software

Tema: MPS.BR
Data: - 29/09/2006 - Das 08h00 às 18h00
- 30/09/2006 – Das 08h30 às 12h30 – Estudo de Caso sobre o processo de implantação do modelo MPS.BR
Local: Auditório da Celg
Público Estimado: 400 participantes

Programação:
Dia 29 de setembro
07h30 – Entrega do Material
08h00 – Abertura
08h30 – Programa MPS.BR
Kival Weber – PR - Coordenador Executivo do Programa Brasileiro de Qualidade de Software - PBQS e Gerente do Projeto MPS.BR – Curitiba (PR)
09h30 – Coffee Break
10h00 – Avaliação de Processos - A abordagem adotada para o MPS.BR
Cristina Filipak Machado – PR - Mestre em Informática Aplicada pela PUCPr na área de Engenharia de Software com ênfase em Gerência de Risco e Responsável pela Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas CELEPAR - Companhia de Informática do Paraná – Curitiba (PR)
11h00 – A experiência de implantação de um processo de melhoria de software em uma empresa baseada em metodologia ágil
Maria das Dores Damasceno Resende – MG – Gerente de Qualidade da Atan Sistemas – CMMI Nível 2.
12h00 – Intervalo de Almoço
14h00 – O MPS.BR em apoio ao processo de aquisição de software e serviços correlatos
Francisco Vasconcellos – RJ - Oficial da Marinha, assessor de política de obtenção de sistemas computacionais da Diretoria da Marinha, Implementador e Avaliador MPS.BR – Rio de Janeiro (RJ)
15h00 – Coffee Break
15h30 – Fatores de Sucesso na Implementação de Processos
Profª. Ana Regina Cavalcante – RJ – Doutora em Informática pela PUC-Rio, professora da COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenadora da Equipe Técnica do Modelo MPS.BR, Consultora de Empresas para implantação do MPS.BR e do CMMI

16h30 – Mesa Redonda: Desafios do Programa MPS.BR
Moderador: Prof. Dr. Juliano Lopes de Oliveira – UFG e Estratégia Tecnologia da Informação
Debatedores: Palestrantes da VI Jornada Goiana de Engenharia de Software.
18h00 – Encerramento

Dia 30 de setembro
08h30 – Abertura e Início do Painel com Estudo de Casos de empresas que implantando o MPS.BR
10h00 – Coffee Break
10h30 – Palestra “Garantindo a Melhoria Contínua dos Processos”
Eva Marinello – DF - Quality Head – TATA Consultancy Service Brazil – CMMI Nível 5
12h30 – Encerramento

Mini-cursos Pré-Jornada

Dia 27 de setembro
Tema: Gerência de Projeto
Ministrante: Sulema de Oliveira Barcelos Gobato – Politec – Goiânia-GO
Local: Auditório do Instituto de Informática – Universidade Federal de Goiás

Dia 28 de setembro
Tema: Como iniciar um ciclo de melhoria de processo de software em uma micro ou pequena organização
Ministrante: Clênio F. Salviano – CenPRA – Campinas-SP
Local: Auditório do Instituto de Informática – Universidade Federal de Goiás

Sobre a LG Informática

A LG Informática desenvolve sistemas estratégicos para prover automação de rotinas e auxílio no gerenciamento de pessoal e de recursos humanos para empresas de todos os portes e ramos de atividade. Posiciona-se como a maior empresa brasileira especializada em software para RH, com liderança reconhecida junto às empresas com mais de mil funcionários. As soluções da companhia processam a folha de pagamento de quase 1 milhão de funcionários em empresas de todo o país. Seu principal produto é o FPw Folha de Pagamento, sistema que, desde seu lançamento em 1994, conquista e amplia o reconhecimento de mercado devido às suas características funcionais e tecnológicas inovadoras e em constante atualização. Com sede e centro de desenvolvimento em Goiás e escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, mantém representantes em todo o país. Entre os seus clientes estão AMBEV, Santander/Banespa, Brasil Telecom, Carrefour, Caterpillar, Fiat, Johnson & Johnson, Telefônica, Telemar, Volkswagen, Grupo Votorantim, Rede Globo e CST.

Informações para a imprensa
EPR Comunicação Corporativa
# 11 – 3815.2910
Ana Tarragó - ana@epr.com.br

 

Agende uma reunião

Entre em contato conosco e aproveite para bater um papo com um de nossos especialistas.

Preencha todos os campos marcados!

https://www.lg.com.br/