Melhoria de processo do software brasileiro será discutido em Jornada Goiana

Imprensa

Sala de imprensa

Sala de imprensa

Melhoria de processo do software brasileiro será discutido em Jornada Goiana

CompartilharFacebookTwitterMailWhatsapp

Com o tema MPS.BR, a sexta edição da Jornada Goiana em Engenharia
de Software acontece nos dia 29 e 30 de setembro.

Setembro de 2006 - Criada para atender uma demanda existente na comunidade de profissionais, alunos e empresas de tecnologia na Região Centro-Oeste, a Jornada Goiana em Engenharia de Software – JGES – chega à sua sexta edição fazendo parte do calendário regional de eventos sobre tecnologia. A jornada é organizada pela LG Informática, Estratégia Tecnologia da Informação, Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás e Universidade Católica de Goiás e será realizada nos dias 29 e 30 de setembro no Auditório da Companhia Energética de Goiás (Celg).

Com o principal objetivo de difundir conhecimentos e experiências relevantes e atuais para a área de informática, o tema oficial da VI JGES é o MPS.BR – Modelo para Melhoria de Processo do Software Brasileiro. A idéia fundamental do MPS.BR é que a complexidade do produto de software só pode ser administrada através de um gerenciamento efetivo, organizado e disciplinado de todas as atividades relacionadas com produção, modificação, aquisição, fornecimento e utilização do software. Este tema foi escolhido a partir da preocupação dos profissionais e das empresas desenvolvedoras de software em estabelecer modelos para definir e avaliar a qualidade de seus processos de Engenharia de Software.

Serão realizados dois mini-cursos pré-jornada, nos dias 27 e 28 de setembro, no auditório do Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás. No dia 27, acontece o mini-curso “Gerência de Projeto”, ministrado por Sulema de Oliveira Barcelos Gobato, Mestre em Engenharia Elétrica e da Computação pela UFG e Certificada PMP – Project Management Professional. No dia seguinte (28/09), o professor Dr. Clênio Salviano, do Centro de Pesquisas Renato Archer (CenPRA), de Campinas, vai ministrar o curso “Como iniciar um ciclo de melhora de processo de software em uma micro ou pequena organização”.

A VI Jornada Goiana em Engenharia de Software começa no dia 29 com as palestras “Programa MPS.BR”, “Avaliação de Processos – A abordagem adotada para o MPS.BR”, “A experiência de implantação de um processo de melhoria de software em uma empresa baseada em metodologia ágil”, “O MPS.BR em apoio ao processo de aquisição de software e serviços correlatos”, “Fatores de sucesso da implementação de processos” e a mesa-redonda “Desafios do programa MPS.BR”. Já as atividades do dia 30 de setembro serão abertas com um painel com estudos de caso de empresas que estão implantando o MPS.BR, seguido da palestra “Garantindo a melhoria contínua dos processos”, ministrada por Eva Marinello, da empresa TATA Consultancy Service Brazil.

Informações e inscrições pelo site www.lg.com.br/jges.

Programação da VI Jornada Goiana de Engenharia de Software

Tema: MPS.BR
Data: - 29/09/2006 - Das 08h00 às 18h00

  • 30/09/2006 – Das 08h30 às 12h30 – Estudo de Caso sobre o processo de implantação do modelo MPS.BR
    Local: Auditório da Celg
    Público Estimado: 400 participantes

Programação:
Dia 29 de setembro
07h30 – Entrega do Material
08h00 – Abertura
08h30 – Programa MPS.BR
Kival Weber – PR - Coordenador Executivo do Programa Brasileiro de Qualidade de Software - PBQS e Gerente do Projeto MPS.BR – Curitiba (PR)
09h30 – Coffee Break
10h00 – Avaliação de Processos - A abordagem adotada para o MPS.BR
Cristina Filipak Machado – PR - Mestre em Informática Aplicada pela PUCPr na área de Engenharia de Software com ênfase em Gerência de Risco e Responsável pela Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas CELEPAR - Companhia de Informática do Paraná – Curitiba (PR)
11h00 – A experiência de implantação de um processo de melhoria de software em uma empresa baseada em metodologia ágil
Maria das Dores Damasceno Resende – MG – Gerente de Qualidade da Atan Sistemas – CMMI Nível 2.
12h00 – Intervalo de Almoço
14h00 – O MPS.BR em apoio ao processo de aquisição de software e serviços correlatos
Francisco Vasconcellos – RJ - Oficial da Marinha, assessor de política de obtenção de sistemas computacionais da Diretoria da Marinha, Implementador e Avaliador MPS.BR – Rio de Janeiro (RJ)
15h00 – Coffee Break
15h30 – Fatores de Sucesso na Implementação de Processos
Profª. Ana Regina Cavalcante – RJ – Doutora em Informática pela PUC-Rio, professora da COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenadora da Equipe Técnica do Modelo MPS.BR, Consultora de Empresas para implantação do MPS.BR e do CMMI

16h30 – Mesa Redonda: Desafios do Programa MPS.BR
Moderador: Prof. Dr. Juliano Lopes de Oliveira – UFG e Estratégia Tecnologia da Informação
Debatedores: Palestrantes da VI Jornada Goiana de Engenharia de Software.
18h00 – Encerramento

Dia 30 de setembro
08h30 – Abertura e Início do Painel com Estudo de Casos de empresas que implantando o MPS.BR
10h00 – Coffee Break
10h30 – Palestra “Garantindo a Melhoria Contínua dos Processos”
Eva Marinello – DF - Quality Head – TATA Consultancy Service Brazil – CMMI Nível 5
12h30 – Encerramento

Mini-cursos Pré-Jornada

Dia 27 de setembro
Tema: Gerência de Projeto
Ministrante: Sulema de Oliveira Barcelos Gobato – Politec – Goiânia-GO
Local: Auditório do Instituto de Informática – Universidade Federal de Goiás

Dia 28 de setembro
Tema: Como iniciar um ciclo de melhoria de processo de software em uma micro ou pequena organização
Ministrante: Clênio F. Salviano – CenPRA – Campinas-SP
Local: Auditório do Instituto de Informática – Universidade Federal de Goiás

Sobre a LG Informática

A LG Informática desenvolve sistemas estratégicos para prover automação de rotinas e auxílio no gerenciamento de pessoal e de recursos humanos para empresas de todos os portes e ramos de atividade. Posiciona-se como a maior empresa brasileira especializada em software para RH, com liderança reconhecida junto às empresas com mais de mil funcionários. As soluções da companhia processam a folha de pagamento de quase 1 milhão de funcionários em empresas de todo o país. Seu principal produto é o FPw Folha de Pagamento, sistema que, desde seu lançamento em 1994, conquista e amplia o reconhecimento de mercado devido às suas características funcionais e tecnológicas inovadoras e em constante atualização. Com sede e centro de desenvolvimento em Goiás e escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, mantém representantes em todo o país. Entre os seus clientes estão AMBEV, Santander/Banespa, Brasil Telecom, Carrefour, Caterpillar, Fiat, Johnson & Johnson, Telefônica, Telemar, Volkswagen, Grupo Votorantim, Rede Globo e CST.

Informações para a imprensa
EPR Comunicação Corporativa
# 11 – 3815.2910
Ana Tarragó - ana@epr.com.br

 

Informações para a Imprensa Textual Comunicação Jhonatan Santos | jhonatansantos@textual.com.br | (11) 97521-9233 Diogo Cruz | diogocruz@textual.com.br | 11 5180-6931 | 9 5020-4490