Sala de imprensa

Melhorias nas funcionalidades do FPw Custo do Trabalho e Orçamento permitem maior agilidade no controle e previsão de gastos

Releases 03/03/2005

São Paulo, 3 de março de 2005 – A LG Informática, maior empresa brasileira especializada em software para gestão de recursos humanos, anuncia melhorias nas funcionalidades do sistema FPw Custo do Trabalho e Orçamento. Agora, a apuração de custos e a geração minuciosa de informações sobre as despesas com mão-de-obra poderão ser calculadas através da criação de vários cenários de premissas previamente cadastradas. “Antes da melhoria, o usuário lançava apenas uma premissa de cada vez para efetuar o cálculo. Caso ele precisasse alterá-la, perdia a anterior porque o sistema sobrepunha os dados”, explica Gleice de Melo Medeiros Prates, analista de negócios da LG Informática.

Outra novidade é a geração automática de valores de contratação e a alteração do quadro pessoal em situação de orçamento. Conforme esclarece Gleice, nas primeiras versões do produto o usuário informava de forma manual todas as informações que gostaria de considerar. “Agora, ele elege os cargos e solicitação a geração de valores”.

Desenvolvido pela LG para ampliar o controle e a previsão de gastos da área de RH, o FPw Custo do Trabalho e Orçamento dispõe inúmeras possibilidades para cálculos de valores. O recurso de apuração de custos se baseia inicialmente na definição dos grupos de funcionários cujas despesas serão pesquisadas, a partir de dados fornecidos pelo FPw Folha de Pagamento.

Esta apuração é realizada de forma parametrizável, com a divisão dos funcionários sendo feita por cargo, lotação, tipo de salário, natureza profissional, horário, sindicato e vínculo empregatício, entre outras opções. O sistema é capaz de gerar informações minuciosas sobre as despesas com mão-de-obra, através de simulações de contratações, demissões, transferências e outros relatórios, segmentados por centros de custos, gerências, diretorias e presidência.

Existe ainda a possibilidade de se inserir um período determinado para o cálculo desde custos, ou levar em consideração o número de horas extras, feriados e outros eventos, como dissídios. “É possível calcular desde despesas por centros de custos até despesas com um funcionário, de forma individual”, afirma a analista da LG, lembrando a possibilidade da utilização de diferentes moedas e outros índices financeiros para a conversão de valores.

Todas as informações relacionadas aos cálculos são inseridas em uma planilha Head Count pelos supervisores e gestores. “A planilha configura um núcleo que reúne todas as funcionalidades do software. Assim, cada gestor controla o grupo pelo qual é responsável”, explica Gleice. As consultas e atualizações são realizadas quando há alterações no quadro funcional, como por exemplo demissões, admissões, afastamentos e transferências. “O acesso a esta planilha é restrito aos gestores em função do sigilo de informações”. O módulo permite também que os resultados destas movimentações sejam transferidos para uma planilha Excel.

Outra funcionalidade do software é geração de três tipos de relatórios detalhados. O primeiro deles, Consolidado por Hierarquia, pode ser parametrizado na planilha Head Count com informações preenchidas por centros de custos, grupos de apuração, gerência, diretoria e presidência. O segundo relatório, intitulado Comparativo de Cenários, oferece a possibilidade de inserir vários cenários diferentes para o mesmo evento, gerando os respectivos orçamentos. Já o Comparativo de itens orçados e realizados indica os valores apontados pelo cálculo do orçamento, juntamente com as despesas que foram efetivamente consolidadas em determinado período. O usuário acompanha todo o andamento do trabalho, desde a simulação inicial até a consolidação final das informações.

Além das facilidades já oferecidas pelo novo sistema, o produto permite a parametrização por ano calendário, um mecanismo exportador de valores para interface com outros sistemas e, por último, o recurso de rateio de valores. Futuramente, estuda-se a possibilidade de que o produto reporte seus dados em formato de gráficos e que a interação dos gestores do módulo seja incorporada ao Portal RH.

Sobre a LG Informática

A LG Informática desenvolve sistemas estratégicos para prover automação de rotinas e auxílio no gerenciamento de pessoal e de recursos humanos para empresas de todos os portes e segmentos. Posiciona-se como a maior empresa brasileira especializada em software para RH, com liderança reconhecida junto a empresas com mais de mil funcionários. As soluções da companhia processam a folha de pagamento de mais de 500 mil funcionários em empresas de todo o país. Seu principal produto é o FPw Folha de Pagamento, sistema que, desde seu lançamento em 1994, conquista e amplia o reconhecimento de mercado devido às suas características funcionais e tecnológicas inovadoras e em constante atualização. Com sede e centro de desenvolvimento em Goiás e escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, mantém representantes em todo o país. Entre os seus clientes, estão AMBEV, Santander/Banespa, Brasil Telecom, Carrefour, Caterpillar, Fiat, Johnson & Johnson, Kodak, Telefônica, Telemar, Volkswagen, Grupo Votorantim, Embraer, Rede Globo e CST.

Informações para a imprensa
EPR Comunicação Corporativa
# 11 – 3815.2910
Ana Tarragó ana@epr.com.br
Renata Viana renata@epr.com.br

Agende uma reunião

Entre em contato conosco e aproveite para bater um papo com um de nossos especialistas.

Preencha todos os campos marcados!

https://www.lg.com.br/