Sala de imprensa

ONS adota benefícios do auto-atendimento

Releases 24/03/2003

O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) é o primeiro cliente do Portal RH, novo produto da LG Informática, uma das maiores desenvolvedoras brasileiras de sistemas para gerenciamento de pessoal e de Recursos Humanos. Totalmente web, o portal corporativo B2E – Business-to-Employee, como esta tecnologia é conhecida no mercado – oferece serviços de auto-atendimento proporcionando mais agilidade para as empresas e conforto para funcionários. O ONS é cliente da LG Informática há três anos, quando começou a utilizar o FPw Folha de Pagamento.

Segundo Cássia Carvalho, supervisora de Recursos Humanos do ONS, a qualidade das soluções da LG Informática e as funcionalidades oferecidas pelo portal foram os principais fatores para aderir à nova ferramenta web. “Por ser uma empresa altamente avançada em termos de conhecimento e tecnologia aplicada à Engenharia Elétrica, o ONS tem a expectativa de que todos os seus serviços, inclusive os de atendimento interno, sejam prestados com alto grau de precisão e em tempo real”. Ela acredita que o portal vai auxiliar a empresa a atender estas exigências ao disponibilizar rapidamente via web os dados de clientes internos, com alto grau de confiabilidade em ambiente interativo com o setor de RH.

EFICIÊNCIA E CORTE DE CUSTOS

Uma das metas do ONS como usuário do Portal é aliar melhor atendimento aos clientes internos com menores custos. “Com o Portal RH, pretendemos fornecer relatórios atualizados on-line para que cada colaborador obtenha as informações necessárias sem se deslocar de seu posto de trabalho. Além de estruturar o auto-atendimento para que os profissionais de RH tenham mais tempo para administrarem suas atividades”, afirma Cássia. Outro objetivo do órgão é fornecer aos gestores as informações gerenciais em tempo real para tomadas de decisão e conquistar maior agilidade no fluxo de informações de pagamentos às unidades descentralizadas. Nesta primeira fase de utilização, os funcionários estão consultando e imprimindo recibos de pagamento e comprovantes de rendimento. Posteriormente, devem ser utilizados outros recursos do Portal RH, como acesso ao histórico funcional e opção por benefícios como vale-transporte, vale-refeição entre outros.

O Portal da LG traz vários benefícios para as empresas, entre eles a possibilidade dos funcionários terem acesso a outras informações. Entre elas, consultas de demonstrativo de pagamento para visualização e impressão, consulta e alteração de sua respectiva ficha cadastral, emissão de informe de rendimento para declaração de Imposto de Renda, incluindo atualização e checagem de informes sobre dependentes e pensionistas. Estão previstas ainda a criação de outras funcionalidades como calcular férias e rescisão, prestação de contas de viagens, consultas a ponto eletrônico, personalização de ambiente, currículos na web, treinamentos e desenvolvimentos, workflow, relatórios gerenciais, pesquisas e enquetes. “Todos estes serviços serão desenvolvidos pela LG Informática e incorporados ao Portal RH. Em breve, também pelo Portal será possível efetuar links com outros aplicativos da empresa como financeiro, contabilidade, tesouraria entre outros”, antecipa Romilton dos Anjos, gerente de desenvolvimento do Portal RH.

SEGURANÇA E BENEFÍCIOS

Como estão em jogo informações particulares de funcionários ou estratégicas das empresas, o Portal RH oferece várias funcionalidades de segurança. Entre elas, acesso controlado sob senha a determinados níveis pré-cadastrados, onde o funcionário tem acesso apenas aos seus dados e, quando for gestor, também de seus subordinados. A senha é criptografada e com prazo de validade configurável, para incentivar a sua alteração periodicamente. Além da senha, o sistema pede idade, CPF, dia de nascimento entre outros dados do funcionário.
Em termos de benefícios, “ao imaginarmos a substituição de um serviço prestado pela área de RH por um Portal Self-service, concluímos que os ganhos com produtividade, eficiência e conveniência serão extremamente expressivos para a empresa”, ressalta o gerente de desenvolvimento do Portal RH. O retorno do investimento (ROI) será garantido pela redução de custos com produção e distribuição de documentos, com pessoal, turn-over, treinamentos, dentre outros.

O Portal RH também é um aliado estratégico na busca pela melhoria da comunicação interna da empresa, permitindo fácil acesso a informações gerais, com suas políticas, manuais e jornais internos. “Com a necessidade crescente de maior agilidade na divulgação das informações, o Portal deverá assumir a tarefa de ser o único canal de publicação, atualização e visualização das notícias, dando agilidade ao processo”, avalia Romilton dos Anjos.

ONS

O ONS foi criado em 1998 com a finalidade de operar o Sistema Interligado Nacional (SIN) e administrar a rede básica de transmissão de energia em todo o Brasil. Seu objetivo é assegurar aos usuários do SIN a continuidade, a qualidade e a economicidade do suprimento de energia elétrica. Cabe ao ONS garantir a manutenção dos ganhos sinérgicos da operação coordenada – criando condições para a justa competição entre os agentes do setor. O ONS atua como sociedade civil de direito privado, sem fins lucrativos, e opera o SIN por delegação de 120 agentes (empresas de geração, transmissão e distribuição de energia), seguindo regras, metodologias e critérios codificados nos Procedimentos de Rede – aprovados pelos próprios agentes e homologados pela Aneel.

LG INFORMÁTICA

A LG Informática é desenvolvedora de sistemas estratégicos em TI para prover automação de rotinas e auxílio no gerenciamento de pessoal e de recursos humanos a empresas de todos os portes e segmentos. Atualmente, as soluções da companhia processam a folha de pagamento de mais de 500 mil funcionários em empresas de todo o país. Seu principal produto é o FPw, sistema de folha de pagamento que, desde seu lançamento em 1994, conquista e amplia o reconhecimento de mercado devido às suas características funcionais e tecnológicas inovadoras e em constante atualização.
Com sede e centro de desenvolvimento em Goiás e escritórios em São Paulo e Rio de Janeiro, mantém representantes em todo o país. Entre os seus clientes, estão AMBEV, Banco Merrill Lynch, Santander/Banespa, BCP, Brasil Telecom, Carrefour, Caterpillar, Fiat, Johnson & Johnson, Kodak, Microsoft, Telefonica, Telemar, Volkswagen, Votorantin Celulose e Papel e Votorantin Cimentos.

Veja os veículos em que essa notícia foi publicada

  • Veículo: Cliente S.A

Agende uma reunião

Entre em contato conosco e aproveite para bater um papo com um de nossos especialistas.

Preencha todos os campos marcados!

https://www.lg.com.br/