Sala de imprensa

Pfizer moderniza processos com produtos da LG

Releases 16/01/2004

Os Laboratórios Pfizer formam, em todo o mundo, o maior complexo farmacêutico do planeta. Com 150 anos de história, a companhia norte-americana está no Brasil desde 1952, onde emprega cerca de 2000 funcionários em unidades em todo o país.

A estrutura de recursos humanos da empresa é gerenciada, em todo o mundo, através de um único sistema de gestão, o HRMS da Peoplesoft, implantado pela matriz da Pfizer no início de 2000. Rogério Sepa, Gerente de Recursos Humanos da Pfizer Brasil, afirma que a implantação desta ferramenta implicou numa revisão dos processos internos da empresa, que deixou clara a necessidade de investir também num novo sistema de folha de pagamento. A necessidade da Pfizer se completava, segundo Sepa, com a demanda por uma perfeita integração do novo sistema com a solução de gestão de RH adotada mundialmente pela empresa: “tínhamos, antes do projeto, mais de 5 bancos de dados com informações de vendas espalhadas pela organização. As várias interfaces criadas entre o Peoplesoft e outros sistemas da companhia passavam pela mais importante de todas: a perfeita comunicação com o sistema de folha de pagamento. Ter vários bancos de dados não significa um problema em si, mas o fato de não haver alinhamento entre eles gerava inconsistências cadastrais, departamentalizações desnecessárias e duplicações de procedimentos operacionais”.

Diante da necessidade detectada, a Pfizer iniciou a busca pelo sistema que atendesse a essa particularidade e também oferecesse a melhor solução em termos tecnológicos e funcionais. A escolha pelo FPw Folha de Pagamento, da LG Informática, se deu em função da convergência de todos esses fatores, como recorda o gerente de RH: “no Brasil, depois de avaliarmos uma série de iniciativas e sistemas de folha de pagamento do mercado, optamos pelo FPw Folha de Pagamento, que se revelou a melhor escolha para a Pfizer Brasil pois, além de ser um produto sofisticado e extremamente amistoso para o usuário, reúne características técnicas que permitem uma solução tecnológica como nenhuma outra disponível no mercado”.

A implantação do FPw Folha de Pagamento foi, segundo Sepa, um processo extremamente complexo, pois envolvia o desafio de assegurar a consistência de informação entre o sistema estratégico de RH e o sistema de folha de pagamento. O cronograma da implantação ficou ainda mais audacioso com a notícia, no início do projeto, da compra da Pharmacia pela Pfizer, em nível mundial. No entanto, os acontecimentos não implicaram em atrasos no prazo inicialmente previsto. “Diante de outras mudanças de sistema de folha de pagamento, esse prazo foi considerado benchmarking, principalmente se levarmos em consideração a complexidade do projeto e a necessidade de intervenção técnica para assegurar a interface com o Peoplesoft, cujo servidor se encontra em Nova Iorque”, enfatiza Rogério.

Implantação concluída, o processo de adaptação dos usuários também correu com tranqüilidade e Sepa elogia a atuação da equipe da LG: “é evidente que tivemos que realizar alguns ajustes ao longo dos meses subsequentes à entrada do FPw em produção – como, por exemplo, em relação ao cálculo de férias e geração da DIRF – mas o que é importante ressaltar é que tivemos a forte disposição da LG para solucionar detalhes que iriam aparecer na sazonalidade da utilização do sistema”.

Sepa destaca ainda que o FPw Folha de Pagamento trouxe para o cotidiano da Pfizer a eliminação de algumas duplicidades de processo, maior agilidade nas buscas e no acesso dos usuários de RH a quaisquer informações sobre os funcionários da Pfizer, além de permitir o acesso mais simplificado e descentralizado aos relatórios. A avaliação das duas empresas em relação à parceria estabelecida é a melhor possível. “Sentimos um comprometimento da LG muito além do esperado e não conseguíamos enxergá-la como um mero prestador de serviços, pois ela foi e tem sido uma parceira da Pfizer com um senso de urgência e um padrão de qualidade muito exigente e de acordo com a postura da própria Pfizer”, reforça o gerente de RH. Wilson Luiz da Silva, gerente de projetos da LG-SP, que acompanhou a implantação, conclui: “a Pfizer é uma empresa que impressiona pelo respeito com que trata seus clientes internos, externos e seus parceiros, como nós da LG”.

Agende uma reunião

Entre em contato conosco e aproveite para bater um papo com um de nossos especialistas.

Preencha todos os campos marcados!

https://www.lg.com.br/