Transformação digital traz agilidade e inovação para o RH

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Transformação digital traz agilidade e inovação para o RH

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A transformação digital acelerou em quase todos os setores da economia desde o início da pandemia. No contexto do RH, a digitalização de processos pode trazer eficiência para as empresas e há diversas soluções tecnológicas que propiciam essa experiência produtiva.

Para Felipe Azevedo, Vice-Presidente da LG Lugar de gente, as vantagens de utilizar recursos digitais no cenário corporativo são muitas, entretanto, nem todas as empresas estão preparadas para ter um RH inovador. “A adoção de tecnologia no RH tem que estar conectada ao modelo de gestão da empresa e com a experiência que ela quer proporcionar ao time. As soluções corretas transformarão a forma como as companhias geram seus dados e trarão agilidade que comprovam que o investimento é viável”, comenta.

A inteligência artificial é uma das soluções que permite que as empresas realizem processos seletivos mais assertivos. “Uma companhia que utiliza o Matching de Candidatos, por exemplo, poderá olhar a sua base de dados e tirar dela a pessoa que melhor se conecta com as exigências de uma vaga. O gestor poderá filtrar por formação, habilidade, experiência ou qualquer outra informação que for relevante para encontrar o candidato correto”, explica. “Há ainda uma funcionalidade para avaliar os próprios funcionários e conseguir realizar um recrutamento interno que poderá dar oportunidade para quem já está na empresa conquistar um novo cargo”, acrescenta o executivo.

Outra solução que melhora a eficiência do profissional de RH são os chatbots. “Na LG lugar de gente, temos a assistente digital LiGia bot. Com ela, as empresas podem, por exemplo, oferecer informes de rendimento, programar férias, promover interação entre os colegas e muito mais. Tudo isso a partir de um autoatendimento que permite ao profissional da área de gestão de pessoas estar livre para atuar em atividades que não podem ser automatizadas”, reforça.

Os games corporativos também estão em ascensão. Com a pandemia, a LG lugar de gente observou um incremento de 30% na procura de jogos para promover treinamento e engajamento de colaboradores. “A tecnologia existe para contribuir com o trabalho do humano”, enfatiza Azevedo.

“Vamos imaginar que a empresa contratou alguns colaboradores agora, durante esse período de distanciamento social, e não poderá realizar alguns treinamentos necessários para a execução da atividade. Ela poderá usar os games para facilmente identificar lacunas de habilidades e oferecer treinamentos customizados para que todos cheguem ao mesmo nível. E o melhor, de maneira intuitiva e didática”, destaca Azevedo.

“Os games corporativos e as soluções gamificadas podem ser aplicados de diversas formas nas organizações, inclusive para reforçar mensagens de conscientização. Recentemente, realizamos o Desafio Covid-19, que tinha como objetivo ampliar a compreensão dos profissionais de mercado sobre temas relacionados à doença, utilizando uma abordagem leve e educativa. A iniciativa foi um sucesso. Mais de 600 empresas se inscreveram e mais de 2.500 colaboradores dessas organizações entraram para o jogo. A vencedora obteve uma pontuação de 374.194, resultado do engajamento e abertura dos participantes em experimentar novos métodos de aprendizagem”, analisa Felipe.

Sobre a LG lugar de gente – www.lg.com.br

Somos a LG lugar de gente, a maior desenvolvedora brasileira de tecnologia para gestão de Recursos Humanos. Estamos no mercado desde 1985 e nosso propósito é impulsionar a transformação digital das empresas a partir do RH. Trabalhamos em parceria com nossos mais de 1.000 clientes para desenvolver soluções tecnológicas capazes de melhorar a fluidez de processos, reduzir retrabalhos e desburocratizar tarefas operacionais, fatores que ajudam a gestão de pessoas a ter mais tempo para engajar e inspirar as pessoas. Nosso carro-chefe para apoiar a revolução digital dos RHs recebe o significativo nome de Suíte Gen.te. Trata-se de uma plataforma completa e integrada de sistemas de gestão que dá ao usuário uma visão completa dos processos. A ferramenta é 100% em nuvem e conta com módulos de gamificação, people analytics, inteligência artificial, chatbots, business intelligence, mobilidade, dentre outros recursos como autoatendimento para Apple Watch.

Informações para a Imprensa Textual Comunicação Jhonatan Santos | jhonatansantos@textual.com.br | (11) 97521-9233 Diogo Cruz | diogocruz@textual.com.br | 11 5180-6931 | 9 5020-4490