Compartilhe

A importância do SESMT nas empresas e seus impactos

Avalie o artigo
A implementação de novas tecnologias fortalece a saúde e segurança no trabalho e garante conformidade com as NRs. Saiba como otimizar seu ambiente!

Os desafios nas áreas de saúde e segurança no trabalho são inúmeros para qualquer empresa. O conjunto de Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego, estabelecido pela Portaria nº 3.214, de 8 de junho de 1978, soma 38 (trinta e oito) normas que visam prevenir riscos à saúde e garantir a integridade física dos trabalhadores.

Inicialmente, a equipe multidisciplinar deve identificar a aplicabilidade das NRs aos ambientes de trabalho e desenhar planos de ação para cada uma delas, sempre com o objetivo de preservar a saúde e a segurança dos trabalhadores.

Isso não pode ser negociado, muito menos negligenciado, pois estamos falando, antes de tudo, do cuidado com vidas.

Manter uma equipe bem treinada tecnicamente e com habilidades básicas de gestão de pessoas é o primeiro passo para o sucesso de um trabalho que não envolve apenas a aplicação das Normas de Saúde e Segurança no Trabalho, mas também a capacidade de persuasão dos indivíduos que ali laboram.

Esses colaboradores precisam ser os primeiros agentes de segurança da empresa, iniciando o processo de disseminação da cultura de prevenção à saúde e segurança. Inúmeros fatores podem contribuir para o descumprimento de determinadas normas, exigindo, assim, mais das áreas de gestão e a necessidade de pensar “fora da caixa”.

Isso é fundamental para garantir que todo o processo seja cumprido, que a integridade dos trabalhadores seja o foco principal e que a segurança trabalhista da empresa seja preservada, proporcionando sempre um ambiente salubre para todos os colaboradores.

Diante das dificuldades, as novas tecnologias e inovações são muito bem-vindas, proporcionando um equilíbrio entre a saúde e segurança e o cumprimento das NRs, visto que o principal agente de saúde e segurança é sempre o colaborador.

Percebo, particularmente, uma enorme carência nesse campo, no que diz respeito a novas tecnologias e inovações. As empresas que investem em inovação nessas áreas ainda enfrentam custos muito elevados, o que acaba limitando a oportunidade de médias e pequenas empresas acessarem essas soluções operacionais mais ágeis.

As inovações em áreas como treinamentos, checklists e gestão de não conformidades de saúde e segurança, por meio de aplicativos, são, sem dúvida, uma evolução nesse departamento, que normalmente pertence aos Recursos Humanos das empresas.

Essa integração entre as áreas do Departamento de Pessoal, serviço médico e segurança do trabalho exige muita gestão e controle das atividades, aliada ao rigor informativo que o eSocial solicita às empresas.

As novas tecnologias e inovações são caminhos sem volta. As empresas que não buscarem esses investimentos, aliados à valorização dos profissionais dessas áreas, certamente perderão competitividade em um mercado tão concorrido e, consequentemente, se tornarão frágeis em termos de segurança trabalhista e na redução do seu contencioso, que normalmente é bastante impactado pela falta de controle dos ambientes de trabalho de acordo com as exigências das Normas Regulamentadoras.

Com efeito, a combinação do fator humano com a inovação minimiza os riscos e potencializa a saúde e a segurança nos ambientes de trabalho, tornando o cumprimento das NRs muito mais simples e, principalmente, preservando a saúde física e mental dos colaboradores.

Isso, por sua vez, gera resultados satisfatórios para a empresa e seus empregados, o que nos leva ao entendimento de que é perfeitamente possível unir a legalidade à máxima produtividade, garantindo saúde e segurança para todos os envolvidos.

Avalie o artigo
Foto de Flaviane Paiva

Flaviane Paiva

Gerente de Marketing da LG lugar de gente, jornalista por formação, com mais de 15 anos de experiência acompanhando as transformações da tecnologia aplicada à gestão do capital humano. Ao longo dessa trajetória, tenho liderado times, enfrentado desafios diversos e me aprofundado em temas de liderança, o que me levou a concluir um MBA em Liderança Estratégica.

Conteúdos relacionados

newsletter

Cadastre-se e receba

nosso conteúdo exclusivo

Você está fornecendo o seu consentimento para a LG lugar de gente para que possamos enviar comunicações de marketing. Você pode revogar o seu consentimento a qualquer momento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.