Como as ações de bem-estar podem ajudar no trabalho

Uma grande dúvida, neste momento, é: como passar pelo isolamento social, tendo uma nova rotina, sem grandes prejuízos para a saúde mental e física?

No cenário atual, um dos grandes obstáculos para o pleno bem-estar no trabalho tem sido o isolamento social, o home office improvisado e as limitações cotidianas geradas a partir disso. Portanto a saúde mental, física e, claro, financeira dos funcionários é uma das maiores preocupações, além de um grande desafio para as empresas, neste período. 

É necessário ressaltar a importância de que alguns cuidados sejam adotados com o objetivo da preservação do psicológico dos colaboradores. E o RH é o setor responsável, não só por acompanhar os contratados, mas também por contribuir para o desenvolvimento de um ambiente saudável, que se torna ainda mais necessário em meio a uma pandemia. 

Como garantir o bem-estar no trabalho?

Para a Aline Sostag, Especialista em Mindfulness, “valorizar e cuidar do ser humano é, sem dúvida, o maior investimento que uma empresa pode fazer. Com certeza os lucros virão, do ponto de vista financeiro, produtivo e humano”, afirmou. 

Márcia De Luca bem-estar trabalho
Márcia De Luca, Estudiosa das Ciências Védicas, Yoga, Meditação e Ayurveda

Márcia De Luca, Estudiosa das Ciências Védicas, Yoga, Meditação e Ayurveda vai de encontro com Aline e orienta que algumas ações podem ser adotadas, pelas organizações ou individualmente, para promoção da saúde das pessoas e de seus familiares em tempos de tantas incertezas. Afinal, neste momento, todos estão lidando com muitas mudanças em um espaço curto de tempo, o que pode, possivelmente, desencadear a ansiedade. 

Segundo Márcia, nós vivemos em um mundo de caos e excesso de estímulos que bombardeiam nosso sistema nervoso. Além disso, o emocional está sendo abalado constantemente, o que gera uma profunda instabilidade na mente e sistema nervoso.

“Precisamos, mais do que nunca, trazer para o nosso cotidiano cuidados para dar suporte a esse momento de fragilidade. Temos que ter saúde e estar fortes para enfrentarmos os desafios do momento”, conclui.  

Por isso, confira a seguir algumas técnicas indicadas pelas especialistas para estimular e potencializar o bem-estar no trabalho e na saúde dos funcionários.  

Mente equilibrada com a prática da yoga

Márcia De Luca afirma que muito mais do que uma prática física, a yoga é a ciência védica da autorrealização e harmonização do ser. “Yoga quer dizer união, ou seja, a união de um corpo saudável, uma mente equilibrada para finalmente conseguirmos acessar o campo da pura potencialidade, das infinitas possibilidades de crescimento que existe dentro de nós”, aponta. 

Para ela, é preciso investir na saúde física-mental e espiritual de seus funcionários. “Pesquisas comprovam que o Retorno sobre o Investimento (ROI) é imenso na medida em que a saúde melhora”, conclui.

Ainda de acordo com Márcia, com a prática da yoga os relacionamentos intra e interpessoais são fortalecidos. E a criatividade, inteligência e o poder de concentração aumentam de tal maneira que  melhoram os resultados do trabalho. 

Pensando no bem-estar de seus clientes, a LG lugar de gente, em comemoração ao Dia do Cliente, promoveu um evento virtual. O momento foi dedicado à prática de yoga e ministrado pela própria Márcia. 

Técnica de Mindfulness ajuda a lidar com a ansiedade e depressão

Aline explica que a técnica de Mindfulness, também conhecida como Atenção Plena, é um convite a viver a vida no presente de forma intencional. Segundo ela, ajuda despertar a consciência para “a tendência que muitos de nós estamos com os pensamentos presos no passado ou sempre voltados para o futuro”. E a técnica ajuda com que cada um possa escolher “retornar ao momento presente, o único lugar onde a vida existe”, aponta.  

Aline Sostag, Especialista em Mindfulness

Quando a mente produz um excesso de pensamentos sobre o passado, isso pode despertar uma grande tristeza, explica a especialista em Mindfulness. Por outro lado, quando a mente trabalha sempre voltada para o futuro e no que ainda vai acontecer, pode gerar uma crise de ansiedade.   

Para Aline, a prática do Mindfulness, além de ajudar no controle da ansiedade, deixa os funcionários mais focados e produtivos, aumentando o bem-estar no trabalho.

“Considero este cuidado com a saúde física e mental extremamente importante. Durante a pandemia estamos tendo que aprender e reaprender novas formas de lidar e cuidar de nós mesmos”, conclui. 

Quais outros hábitos podem ajudar para o bem-estar no trabalho?

A especialista em Atenção Plena compartilhou 5 hábitos saudáveis que podem ajudar a passar bem o dia, principalmente no home office:

  • Dormir bem
  • Definir o horário de trabalho
  • Organizar a rotina de forma produtiva
  • Tirar o pijama e se vestir de forma adequada e confortável
  • Praticar atividade física diariamente

Quer saber mais sobre o que sua organização pode fazer para minimizar ao máximo os impactos da pandemia de covid-19 e garantir o bem-estar de seus funcionários? Clique aqui e acesse o conteúdo especial que preparamos para você.

leticia.almeida

leticia.almeida

Newsletter Huma

Cadastre-se e receba

nosso conteúdo exclusivo

Você está fornecendo o seu consentimento para a LG lugar de gente para que possamos enviar comunicações de marketing. Você pode revogar o seu consentimento a qualquer momento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.