4 dicas do fundador da Embraer para se tornar um líder de sucesso

Coronel Ozires Silva fala sobre sua trajetória à frente da empresa e deixa lições para uma liderança bem-sucedida. Confira!

Engenheiro aeronáutico por formação, Ozires Silva foi o responsável por criar e desenvolver a indústria de aviação brasileira através da Embraer. Sua capacidade de liderar, vontade de inovar e visão de futuro, fizeram com que a empresa se tornasse, hoje, a terceira maior fabricante de jatos comerciais do mundo. Em entrevista à LG lugar de gente, ele conta sua história e deixa valiosas dicas para quem quer ser um líder de sucesso. Confira!

lider de sucesso
Ozires Silva, fundador da
Embraer

1- Vá além

De acordo com Ozires, a vontade de inovar foi o que deu início a história da empresa. Aos 14 anos, ele começou a frequentar o Aeroclube de Bauru, em São Paulo, para conhecer mais de perto o mundo da aviação e lá, ao contrário dos outros jovens que sonhavam em ser pilotos, Ozires despertou o interesse pela construção de aviões.

O fundador da Embraer explica o motivo: “Tive a sorte de conhecer Hendrich Kurt, um suíço foragido da Segunda Guerra Mundial, que participava da fabricação de aeronaves na Europa. Ele atraía a atenção dos jovens demonstrando como eram criativas e engenhosas as soluções técnicas que faziam parte da montagem dos aviões. Assim, nasceu o meu desejo de ser Engenheiro Aeronáutico”, comenta.

2- Seja persistente

Ozires conta que na época o sonho parecia impossível, já que no Brasil não havia o curso com a especialidade desejada, mas ele não desistiu. “Ser Engenheiro Aeronáutico se tornou meta de vida. Tempos depois, um sargento do Exército sugeriu a mim e a um amigo especial, Zico, que começássemos pela Força Aérea Brasileira (FAB), recém-criada. Nós aceitamos a sugestão e em 1947 fomos graduados como Oficiais Aviadores da Força Aérea. Foi um primeiro desafio vencido”, comemora o fundador da Embraer.

Ele relata que em 1950, quando foi criado o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos (SP), com o curso de Engenharia Aeronáutica, tão desejado por Ozires, outros desafios apareceram. “Seria possível concorrer às bolsas de estudos do ITA, mas, para isso, precisávamos ter oito anos de serviço na Força Aérea e ser aprovado no concurso de admissão. Fui persistente e consegui me graduar como Engenheiro Aeronáutico em 1962. Daí em diante, lutei pelo sonho da Embraer, buscando um tipo de avião que pudesse ser criado por nós e que seria um bom competidor no mercado mundial. Esse foi o berço da companhia, fundada em 1969, da qual fui presidente. Foram mais de 20 anos de dedicação à criação, produção e vendas de aviões civis e militares, hoje, globalmente conhecidos”, destaca Ozires.

3- Delegue atividades

Para o fundador da Embraer, a gestão de pessoas é algo essencial para as organizações se tornarem competitivas. “Trata-se de uma obrigação fundamental sempre tentar fazer o melhor no trato com as pessoas, tanto dentro da companhia, como fora, com a sociedade e, sobretudo, com os potenciais clientes”, ressalta ele.

Segundo Ozires, o sucesso na gestão do capital humano, principalmente com o crescimento da empresa, se deu graças a divisão de tarefas. “Para conseguir lidar com o grande número de colaboradores, aprendi a delegar atividades para os líderes que coordenavam diferentes áreas do negócio, foi algo praticado com muito êxito na Embraer”, afirma.

4- Dê bons exemplos

Ele enfatiza que a melhor forma de impulsionar os talentos da empresa e melhorar os resultados é fazendo um bom trabalho. “A capacidade dos dirigentes de liderar com bons exemplos é um importante elemento para motivar os colaboradores. Estamos em um mercado globalizado. Dessa forma, os gestores precisam compreender que um bom produto somente pode ser bem fabricado se contar com equipamentos adequados e com equipes treinadas, engajadas e competentes. Se a companhia falha com essas premissas básicas, cedo ou tarde, fechará suas portas”, explica.

Ozires acredita que uma empresa bem-sucedida é aquela que inova constantemente, sendo dinâmica nas suas decisões. “É uma equação de difícil solução, mas não impossível de ser conquistada. E para ser um líder de sucesso, os gestores devem sempre buscar o aperfeiçoamento e motivar suas equipes”, finaliza o fundador da Embraer.

Gostou das dicas? Então não deixe de ler mais exemplos de lideranças inspiradoras. Confira o ebook “O que pensam os grandes líderes de RH do Brasil”! Clique aqui para fazer o download.

Caroline Fernandes

Caroline Fernandes

Relações Públicas por formação, há mais de 7 anos estudando sobre RH, inovação e a tecnologia como catalisadora para aprimorar os processos de gestão do capital humano. Inspirada pela filosofia de Simon Sinek, acredito que entender de pessoas é entender de negócios. Junte-se a mim para explorarmos como elevar a gestão de pessoas e negócios a novos patamares.

Newsletter Huma

Cadastre-se e receba

nosso conteúdo exclusivo

Você está fornecendo o seu consentimento para a LG lugar de gente para que possamos enviar comunicações de marketing. Você pode revogar o seu consentimento a qualquer momento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.