Compartilhe

Por que investir em games na adequação à LGPD?

Avalie o artigo

A necessidade do distanciamento social serviu como um alerta às organizações. Vários processos precisaram ser alterados: onboarding, treinamento, recrutamento e seleção etc. Mesmo assim, as mudanças não pararam e finalmente a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) entrou em vigor.

Agora, o desafio é capacitar os colaboradores quanto as exigências da Lei e evitar multas e sanções. Como alternativa de treinamento eficiente e com taxas de engajamento mais atrativas, os games corporativos podem compor a estratégia de adequação.

Gamificação e adequação à LGPD na prática

Qualquer mudança que altere processos dentro da companhia deve levar em consideração o envolvimento dos colaboradores. Sobre isso, Luciene Martins, Gerente de Gestão para Resultados e responsável pelo projeto de Segurança da Informação na LG lugar de gente, conta que o resultado da utilização do curso on-line e game dentro da companhia superou as expectativas.

A jornada de aprendizagem aplicada no time da LG lugar de gente começou com a trilha de conhecimento com conteúdo completo sobre a nova Lei. Em seguida, um game de perguntas e repostas sobre o tema, com a possibilidade de criar desafios entre os colaboradores que, ao longo do projeto, competiram concorrendo a prêmios.

Para Luciene, conscientizar os funcionários tem sido importante para obter êxito principalmente na implementação e eficácia da aplicação de controles de segurança, como a LGPD. Ela também destaca que a gamificação apoia o aprendizado de uma forma divertida e eficaz. “Os colaboradores passam a entender os motivos dos novos processos, dos novos controles e se tornam aliados na gestão das mudanças”, conta. 

Gamificação como parte do plano estratégico

As transformações digitais alteraram a forma como as pessoas realizam suas tarefas, todas essas mudanças tornaram indispensável o uso de novas tecnologias. Esse avanço acarretou a necessidade de atualização dos modelos de negócio das empresas e a busca por atender às exigências que visam aumentar o nível de confiabilidade no mercado.  

Nesse cenário, a inclusão de games na cultura organizacional vem se tornando um movimento estratégico para aprimorar a implementação de novos processos e melhorar o desempenho.

Diante disso, a Gerente de Gestão para Resultados afirma que aprender sobre Segurança da Informação (SI) e LGPD se torna muito mais divertido quando as pessoas estão brincando e competindo com os colegas. “É bom ver que conseguimos engajar nossos colaboradores com um tema tão importante e ao mesmo tempo tão técnico”, salienta.

Luciene reforça a importância da inclusão de todos os funcionários da empresa no processo de adequação à LGPD. “A segurança é responsabilidade de todos em nossa organização e, dessa forma, precisamos das pessoas conscientizadas e preparadas para seguir os processos definidos e aplicarem os controles adotados”, aponta.  

Capacitações mais rápidas e eficientes

A gamificação é uma ferramenta que também auxilia na disseminação de políticas adotadas para proteger a saúde dos colaboradores ou até mesmo o lançamento de novos produtos. 

Com conteúdo dinâmico e em uma competição amigável, o nível de participação e absorção do conteúdo se torna mais satisfatório. Luciene Martins ressalta que jogos engajam os colaboradores em uma causa extremamente necessária à organização.  “Isso faz com que eles permaneçam interessados por muito mais tempo do que quando estão lendo algum documento. É mais que uma diversão: o game tem a proposta de reforçar o nosso compromisso com SI e LGPD”, finaliza.

Sua empresa precisa de ajuda para preparar seus colaboradores para a LGPD? Clique aqui e confira como o Kit LGPD da LG lugar de gente, composto por treinamento on-line e gamificação, pode ajudar sua companhia.

Avalie o artigo
Foto de Flaviane Paiva

Flaviane Paiva

Gerente de Marketing da LG lugar de gente, jornalista por formação, com mais de 15 anos de experiência acompanhando as transformações da tecnologia aplicada à gestão do capital humano. Ao longo dessa trajetória, tenho liderado times, enfrentado desafios diversos e me aprofundado em temas de liderança, o que me levou a concluir um MBA em Liderança Estratégica.

Conteúdos relacionados

newsletter

Cadastre-se e receba

nosso conteúdo exclusivo

Você está fornecendo o seu consentimento para a LG lugar de gente para que possamos enviar comunicações de marketing. Você pode revogar o seu consentimento a qualquer momento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.