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Gestão compartilhada: autonomia para colaboradores e facilidade para o RH

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Ao adotar tecnologia de autosserviço, empresas investem na experiência das pessoas e ganham produtividade

Há alguns anos, sempre que os funcionários precisavam dessas informações era necessário acionar o RH. Como consequência, a área de gestão de pessoas ficava superlotada com demandas operacionais, as pessoas insatisfeitas com a burocracia e líderes não conseguiam acompanhar os processos de forma eficiente. Hoje, essa não é mais a realidade de empresas que investem na transformação digital e na gestão compartilhada.

Afinal, ao levar tecnologia e inovação para a gestão de pessoas, os processos ficam mais ágeis e simples, os líderes acompanham suas equipes sem depender do RH e a experiência do colaborador é melhorada.

Não por acaso, a digitalização tem sido uma prioridade das organizações, conforme trazido pela “Pesquisa Global de Riscos 2022”, realizada pela PwC. O levantamento ouviu mais de 3,5 mil líderes e identificou que os profissionais brasileiros optam por investir em automação de processos e análise de dados.

Neste artigo, você verá como uma solução automatizada pode revolucionar a gestão de pessoas na sua empresa. Leia o artigo completo!

A sobrecarga é inimiga da proatividade

A área de gestão de pessoas tem um importante papel no desenvolvimento e sustentabilidade dos negócios, mas isso acaba ficando em segundo plano quando as demandas e acompanhamentos se concentram em pilhas de papéis e documentações extensas.

Para Amaro Augusto, Gerente de Tecnologia da Informação na Solar BR, ao não investir em digitalização as empresas perdem muito. “A transformação digital no RH é a base de um movimento em direção às pessoas. Nesse contexto, o setor reduz erros e melhora a qualidade dos serviços. As decisões passam a ser tomadas por meio de perspectivas estruturadas, o que proporciona resultados direcionados e gigantescos”.

Para obter uma rotina com esses benefícios é essencial que a tecnologia seja compreendida como uma facilitadora. Esse é o caso da Solar BR, cliente da LG lugar de gente desde 2020. Para manter a conexão e dar autonomia aos 16 mil funcionários, a organização se preocupou em inserir a digitalização de forma gradual. Isso permitiu que o RH tivesse mais tempo para planejamento e, consequentemente, atuasse de forma mais estratégica.

Hoje, processos como folha de pagamento, feedback e movimentação podem ser feitos de forma automatizada. Isso permite que a gestão de pessoas cuide ativamente da experiência dos funcionários, marca empregadora e, principalmente, atue para alcançar mais

produtividade para a empresa.

Autosserviço para colaboradores: tudo em um só lugar

Imagine proporcionar aos funcionários da sua companhia a facilidade de acompanhar todos os processos de gestão de pessoas em um só lugar? Pense como seria se eles pudessem solicitar férias, avaliar performance e acessar o recibo de pagamento em apenas alguns cliques ou em um aplicativo mobile? Essas são algumas formas com que o autoatendimento no RH pode melhorar a experiência dos colaboradores em uma organização.

A MV é uma empresa com 1.850 funcionários que já aproveita todos os benefícios que o autosserviço proporciona para a gestão de pessoas, através da solução Autoatendimento.

Felipe Negromonte, Coordenador de Gente e Gestão da companhia, conta sobre essa experiência. “Quando adotamos o autoatendimento, o impacto fui muito positivo, eliminamos ferramentas paralelas. Disponibilizamos também autonomia para todos, com holerite, informe de rendimentos, declarações, marcação de ponto, relatórios e feedback”, lista.

De acordo com o Coordenador, a solução de autosserviço trouxe celeridade para o retorno aos funcionários. “Em uma estrutura com várias empresas, o autoatendimento é muito bom. Nos possibilitou criar links, workflow de alterações cadastrais, férias, desligamento, promoção, mudança de sindicato e muitas outras funcionalidades que conseguimos implantar com a ferramenta”, revela.

A Solar BR também aderiu a solução e otimizou a gestão de pessoas. Raphael Guedes, Gerente de Centro de Serviço Compartilhado (CSC) na Solar BR, destaca que a adoção e utilização efetiva da tecnologia foi pensada a longo prazo.

Dessa forma, a inserção na rotina da empresa ocorreu sem intercorrências. “Parte da nossa preocupação quando implantamos a ferramenta da LG era perpetuar um processo que não fosse otimizado. Então, olhamos para os procedimentos e políticas para que elas fossem simplificadas. Assim, quando as tornamos acessíveis e na palma da mão dos funcionários, elas fluíram”, compartilha.

Para preparar os colaboradores para a novidade e possibilitar que eles utilizassem todo o potencial da ferramenta, a Solar BR disponibilizou, de diferentes formas, materiais que trouxeram segurança para quem iniciava a experiência digital.

“Cada ação foi acompanhada de treinamento, FAQ, guias e vídeos. Tudo para que eles percebessem facilidade no uso. Então, quando o RH Digital veio na figura da parceria com a LG, muita coisa já estava mais fácil de ser implantada”, complementa Raphael.

Vantagens do autoatendimento no RH

• Controle automatizado das informações;

• Otimização operacional, com automatização de processos, redução de papel e engajamento das pessoas;

• Atualização prática, para o cumprimento de exigências legais;

• Maior autonomia aos gestores no gerenciamento on-line de suas equipes;

• Acesso às informações a qualquer hora, sem limitação de lugar e através de diferentes aparelhos;

• Redução de despesas operacionais do RH.

Lideranças fortalecidas

Além de melhorar a experiência dos colaboradores, a tecnologia de autoatendimento permite independência para líderes, já que o gerenciamento das equipes e atividades ocorre em tempo real. Atividades como solicitação de treinamentos e visualização de indicadores se tornam acessíveis e podem ser feitas de forma direta.

Para os gestores da Solar BR, as integrações no autoatendimento possibilitam uma série de facilidades, mas a principal é a exatidão.

“Ninguém consegue fazer uma promoção que não esteja adequada à faixa salarial. Ou seja, tem ferramentas que inibem erros. Muita coisa não percebemos como valor agregado, mas quem é do RH percebe, porque os cenários vêm redondos para execução”, considera Raphael.

Esse controle e maior transparência dos processos, também facilitou a rotina da MV. Felipe  comenta sobre esse avanço: “Para área de administração de pessoal, o maior ganho é ter segurança nos dados, otimizando os fluxos com consultas.

Esse ponto em nossa empresa foi um ganho significativo, pois antes de qualquer demissão, basta olhar o sistema e o gestor já consegue visualizar, sem ter a necessidade de chamar o RH para avaliar”.

Para Fernanda Pontes, Coordenadora de Administração Pessoal na Demarest Advogados, as vantagens para os líderes são inquestionáveis. Entre os principais ganhos, ela pontua a aprovação em tempo real, a rapidez para consultar informações e a própria autonomia dos profissionais.

“O autoatendimento é muito intuitivo e proporciona mais facilidade no acesso às informações dos colaboradores e gestores”.

Outro ponto crucial é a rastreabilidade que soluções digitais trazem aos processos, Raphael Guedes, Gerente de CSC, na Solar BR cita como isso acontece a prática. “Uma vez solicitada via portal, você tem o acompanhamento das etapas, ou seja, com quem está a aprovação, quanto tempo demorou, quando vai acontecer. Isso tudo traz mais transparência e segurança”.

O rápido retorno em uma única ferramenta é o cenário que muitas empresas buscam, por isso, Fernanda compartilha algumas dicas que foram importantes na Demarest Advogados.

“Os principais itens para uma boa implantação de autoatendimento é identificar as necessidades de gestores e colaboradores, mapear processos, escolher tecnologias certas, buscando interações simples e intuitivas, esclarecer e divulgar os serviços para o público-alvo e, por fim, acompanhar resultados e feedbacks”, conta.

Amaro Augusto, Gerente de Tecnologia da Informação na Solar BR, ressalta os resultados de investir em tecnologia e utilizar os dados a favor das pessoas.

“Hoje, nós temos, com as ferramentas estratégicas, a condição de um olhar diferenciado para cada colaborador, em vários aspectos, tanto os benefícios que ele possui, quanto o que gera valor para ele no ambiente de trabalho. Coletamos isso através dessas ferramentas, para tentar dar uma experiência melhor a ele”, conclui.

Agregar é oferecer uma solução que se adapta

Pensando nas facilidades que um sistema de autosserviço pode oferecer às pessoas, a LG lugar de gente investe em inovação e evolução contínua Autoatendimento.

Para Felipe Azevedo, Presidente da LG lugar de gente, essa é uma forma de garantir que a tecnologia seja um facilitador e não uma nova barreira.

“Nossos mais de 37 anos de mercado nos ensina que a experiência do colaborador é determinante. As empresas precisam de agilidade, layouts modernos e dados que sejam compreendidos facilmente. É isso que entregamos”.

Portal da solução Autoatendimento

Levando em conta esses pilares, a solução de autoatendimento da LG lugar de gente atua nas principais necessidades do RH e dos colaboradores, centralizando os recursos, reduzindo despesas e proporcionando meios para um ambiente de coparticipação. Veja abaixo algumas das últimas melhorias:    

Personalização

Uma solução engessada dificilmente será vista pelos colaboradores como recurso de apoio, pensando nisso uma interface customizável é primordial. Por isso, o Autoatendimento pode trazer os serviços mais requisitados em destaque. A criação de widgets também é uma possibilidade da solução, eles permitem a organização de diferentes assuntos sem que haja sobrecarga de informações.

Gestão de faltas

Uma das mais recentes aplicações é o painel de ausências. Pensando no acompanhamento e na visualização clara para o gestor, há informações de férias, afastamentos e ausências. Dessa forma, o colaborador poderá visualizar suas próprias ausências, enquanto o gestor terá visibilidade integral da equipe.

Para Felipe, o recurso ajuda no controle de um ponto crítico para as organizações: o absenteísmo. “O acesso a esses indicadores apoia o gestor no acompanhamento da produtividade e até da sobrecarga de demandas, o que afeta diretamente o planejamento de novas contratações e desligamentos”, pontua.

Acompanhamento simultâneo

O gerenciamento on-line é um importante recurso para as soluções de autoatendimento. O acesso em diferentes dispositivos, proporciona agilidade e garante a realização de tarefas, independentemente da localização das pessoas. Na LG lugar de gente, a conexão constante entre as pessoas e os dados é garantida pela hospedagem na nuvem.

Quer proporcionar mais independência para líderes, desafogar o RH e melhorar a experiência dos seus colaboradores? Conheça detalhes sobre Autoatendimento clicando aqui!

Foto de Flaviane Paiva

Flaviane Paiva

Gerente de Marketing da LG lugar de gente, jornalista por formação, com mais de 15 anos de experiência acompanhando as transformações da tecnologia aplicada à gestão do capital humano. Ao longo dessa trajetória, tenho liderado times, enfrentado desafios diversos e me aprofundado em temas de liderança, o que me levou a concluir um MBA em Liderança Estratégica.

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