Governo ainda não trabalha com informações do eSocial, afirma porta-voz do Comitê Gestor do projeto

De acordo com Altemir Linhares de Melo, porta-voz oficial do Comitê Gestor do eSocial e Auditor-Fiscal da Receita Federal, ainda não foi feito o tratamento e cruzamento dos dados enviados ao sistema

O eSocial não para. Dentre as mais de 14 mil companhias do primeiro grupo de obrigatoriedade, composto pelas empresas que faturaram acima de R$ 78 milhões em 2016, 96% já enviaram algum tipo de evento ao projeto. De acordo com dados da Receita Federal do Brasil (RFB), a base do sistema já possui mais de 12 milhões de cadastros de trabalhadores. Entretanto, segundo Altemir Linhares de Melo, porta-voz oficial do Comitê Gestor do eSocial e Auditor-Fiscal da Receita Federal, o governo ainda não trabalha com as informações disponíveis. “Estamos em uma fase de implantação do sistema. O objetivo é concluir o processo de construção e ajustes”, destaca ele.

logo- esocial -4

Com relação ao envio de informações da folha de pagamento, terceira fase o eSocial para grandes empresas, Altemir conta que, por receio de não cumprirem os prazos ou não estarem de acordo com o que é solicitado, muitas companhias transmitiram os dados antecipadamente. “Apesar da obrigatoriedade ter começado em maio, oficialmente o envio da folha deveria ser feito no início de junho, com a transmissão das informações referentes ao mês de maio de 2018. Mesmo antes da exigência, um grande grupo de empresas enviou eventos de remuneração”, relata o porta-voz oficial do projeto.

eSocial para pequenas e médias empresas

Além do projeto estar a todo vapor para as grandes companhias, o cronograma de implantação do eSocial se mantém e a partir de julho de 2018 as demais empresas privadas, que fazem parte do segundo grupo da obrigatoriedade, começam a transmitir suas informações ao sistema.

Segundo Altemir, como o eSocial está respondendo bem à demanda de dados que vem recebendo, o Comitê Gestor acredita que as companhias do segundo grupo da obrigatoriedade não terão dificuldades para enviar suas informações. “Nenhum problema significativo foi identificado. Como estamos tratando de um grupo de grandes organizações, temos a expectativa que as situações de maior complexidade já foram testadas. Isso dá uma garantia ainda maior que não encontraremos complicações para a implantação com as demais empresas, no segundo semestre”, finaliza.

 Como está a implantação do eSocial na sua empresa? Ainda tem dúvidas sobre o projeto? Clique aqui e veja como a LG lugar de gente pode ajudar sua companhia.

Caroline Fernandes

Caroline Fernandes

Relações Públicas por formação, há mais de 7 anos estudando sobre RH, inovação e a tecnologia como catalisadora para aprimorar os processos de gestão do capital humano. Inspirada pela filosofia de Simon Sinek, acredito que entender de pessoas é entender de negócios. Junte-se a mim para explorarmos como elevar a gestão de pessoas e negócios a novos patamares.

Newsletter Huma

Cadastre-se e receba

nosso conteúdo exclusivo

Você está fornecendo o seu consentimento para a LG lugar de gente para que possamos enviar comunicações de marketing. Você pode revogar o seu consentimento a qualquer momento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.