Compartilhe

Governo atualiza sistema RAIS ano-base 2019

Avalie o artigo
Foram liberadas novas consultas e feitos ajustes para empregadores e trabalhadores

O prazo legal de entrega da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ano-base 2019 encerrou em 17 de abril de 2020, conforme o Manual de Orientação do ano-base 2019, instituído pela Portaria 6.136/2020. No entanto, segundo o governo, a recepção continua aberta para declarações e retificações fora do prazo, apresentando mudanças no sistema, com ajustes para empregadores e trabalhadores.

De acordo com o governo, com a entrada em vigor do eSocial, as empresas pertencentes aos Grupos 1 e 2 somente poderão enviar ou corrigir informações mediante o envio de eventos, via eSocial. Para as demais companhias, fica mantida a obrigação prevista no Decreto nº 76.900, de 23 de dezembro de 1975, seguindo o disposto no Manual de Orientação do ano-base 2019.

Atualização RAIS ano-base 2019

Novidades no sistema RAIS

Por meio de uma notícia publicada no site do eSocial, o governo informou que fez alterações no Sistema RAIS ano-base 2019. Confira quais foram elas:

Consulta declaração RAIS ano-base 2019 (para empresas)

De acordo com a publicação, a consulta da declaração RAIS ano-base 2019 pode ser feita por radical CNPJ (8 primeiros dígitos do número do CNPJ), mediante certificado digital da empresa, através do endereço: http://rais.gov.br/sitio/obter_declaracao.jsf.

O governo reforça que a consulta apresenta as declarações consideras válidas, enviadas via GDRAIS ou eSocial. Uma vez habilitado o acesso, a empresa poderá consultar e baixar as declarações de cada filial.

Novos vínculos inseridos e correções realizadas

Foram realizados os seguintes ajustes no sistema RAIS ano-base 2019:

  • Inclusão de vínculos, fonte eSocial, de trabalhadores com vínculo em 2019 e que foram desligados em 2020, que não constavam no primeiro carregamento.
  • Atualizações das remunerações enviadas pelo eSocial, até a data de 17/04/2020.

A publicação ressalta que para aqueles trabalhadores que não foram contemplados no primeiro processamento em função das situações descritas acima, a previsão de disponibilização do benefício do abono salarial é a partir do mês de setembro (15/09/2020), seguindo o calendário de pagamento. Haverá, inclusive, o adiantamento do crédito em conta para trabalhadores com aniversário de julho a dezembro.

Este novo processamento não inclui as informações enviadas após o prazo legal de entrega da RAIS (17/04/2020). De acordo com o governo, as declarações recebidas após o prazo e entregues até 30 de setembro de 2020, seja por meio do eSocial ou GDRAIS, serão consideradas para pagamento a partir de 4 de novembro de 2020.

Consulta Trabalhador

Segundo a publicação, a “consulta trabalhador” encontra-se novamente disponível e apresenta somente as declarações consideradas válidas, de acordo com o cronograma do eSocial:

  • Empresas dos grupos 1 e 2 do eSocial: informações prestadas até 17 de abril para o primeiro lote de pagamento. Para essas companhias, as declarações enviadas via sistema GDRAIS não possuem validade legal e não foram consideradas, inclusive para fins de habilitação ao abono salarial.
  • Empresas e órgãos públicos dos grupos 3, 4, 5 e 6 do eSocial: informações prestadas via sistema GDRAIS até o dia 17 de abril para o primeiro lote de pagamento.

Está com dificuldades para realizar os envios de obrigações trabalhistas como a RAIS ao governo? Desde 2010, a LG lugar de gente contribui com o eSocial, participando do grupo de empresas piloto do governo federal e acompanhando de perto as mudanças no cronograma. Converse com um de nossos consultores comerciais e veja como a LG pode ajudar sua companhia. Clique aqui para solicitar o contato.

Avalie o artigo
Foto de Flaviane Paiva

Flaviane Paiva

Gerente de Marketing da LG lugar de gente, jornalista por formação, com mais de 15 anos de experiência acompanhando as transformações da tecnologia aplicada à gestão do capital humano. Ao longo dessa trajetória, tenho liderado times, enfrentado desafios diversos e me aprofundado em temas de liderança, o que me levou a concluir um MBA em Liderança Estratégica.

Conteúdos relacionados

newsletter

Cadastre-se e receba

nosso conteúdo exclusivo

Você está fornecendo o seu consentimento para a LG lugar de gente para que possamos enviar comunicações de marketing. Você pode revogar o seu consentimento a qualquer momento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.