Cases
Leão Alimentos e Bebidas

Para os próximos anos, um dos desafios da Oi é dar sequência à digitalização dos processos da operadora. Peça fundamental nesse projeto, a diretoria de Gente e Gestão vem desenvolvendo iniciativas para contribuir com a estratégia da empresa. Ela tem a missão de construir uma cultura de alta performance através dos pilares produtividade, mobilização das pessoas para obtenção de resultados e suporte aos projetos prioritários do negócio. Descubra como a LG lugar de gente está ajudando a Oi a vencer esse desafio.

  • 34.000
    funcionários

  • Tele-
    comunicações

  • Cliente LG
    desde
    1999

"Nossa empresa é resultado de muitas fusões e aquisições. Isso por si só já nos traz vários níveis de complexidade em relação à administração da folha de pagamento, bem como aos demais subsistemas da área de RH. E a parceria com a LG lugar de gente tem permitido, através de uma ferramenta robusta, que a Oi consiga fazer todo esse processamento" - Gerente de Informações, Controles e Otimizações da Oi, Ricardo Guedes

Por que a LG lugar de gente?

Para atender aos seus 70 milhões de clientes no Brasil, a Oi conta com o ecossistema de aproximadamente 130 mil pessoas, sendo que cerca de 15 mil são colaboradores diretos da empresa. A companhia, que possui operação em mais de 5 mil municípios do país, escolheu a LG lugar de gente como uma de suas fornecedoras de ferramentas de tecnologia para RH. A parceria teve início em 1999, logo após a privatização da Telebrás, e de lá para cá a empresa já passou por várias fusões e aquisições sempre apoiadas pela LG.

Cenário de constantes mudanças

Brasil Telecom, IG, Paggo Empreendimentos S.A e Amazônia Celular. Essas foram apenas algumas das companhias compradas ou fundidas à Oi durante sua trajetória de 18 anos de mercado. Nesse cenário, cabia ao RH manter a cultura do grupo, fazer a gestão da mudança, reter os talentos, apoiar a transição de sistemas, dentre tantos outros desafios.

No entanto, as alterações constantes não foram um problema para a gestão de pessoas da Oi, que sempre contou com o apoio da LG lugar de gente para gerenciar a folha de pagamento de mais de 34 mil pessoas, conforme relata o Gerente de Informações, Controles e Otimizações da Oi, Ricardo Guedes. “Se olharmos, por exemplo, para a fusão com a Brasil Telecom, em pouco tempo nossos processos já estavam unificados. Isso aconteceu graças à flexibilidade da ferramenta que permite diversas parametrizações e garante robustez no processamento”, pontua o gerente.

Ricardo reforça também a agilidade com que essas integrações são feitas. “Recentemente, tivemos a internalização de algumas empresas parceiras de serviços de rede, que fazem a manutenção da operação da companhia. Em menos de 8 meses, foram internalizadas de 10 a 15 mil pessoas para cálculo de folha de pagamento na Oi. Isso não seria possível se, de fato, a gente não tivesse a garantia de que a ferramenta é capaz de absorver esse processamento”, complementa.

Resultados alcançados

Relacionamento com a LG lugar de gente

Para Ricardo, a Suíte Gen.te possui a capacidade adequada para atender o nível de complexidade da Oi, que trabalha com multiempresas. “A robustez da ferramenta aliada à sua flexibilidade nos permite definir regras de negócios específicas e parametrizações customizadas às nossas necessidades. A autonomia é um dos pontos fortes. Por exemplo, ter independência para desenvolver fluxos de trabalhos automatizados garante altos níveis de produtividade e eficiência dentro dos processos de RH”, explica Ricardo.

De acordo com o gerente, os canais de comunicação com a LG lugar de gente estão sempre abertos para ouvir sugestões e implementar novas ideias. “A LG consegue nos ouvir e aceitar nossas recomendações. Eu cito como exemplo a implantação do módulo de orçamento de pessoal na Oi, que foi feito a quatro mãos. Nós definimos a realidade e a LG disponibilizou a tecnologia e o know-how para desenvolver as funcionalidades que precisávamos. Então, a gente percebe que esse canal está sempre aberto para a troca de experiências”, assegura Ricardo.

Soluções adotadas:

*Os dados aqui apresentados dizem respeito à realidade da Oi e seu relacionamento com a LG lugar de gente em 2016.

Confira outros cases

X

Entre em contato conosco e aproveite para bater um papo com um de nossos especialistas.

QUERO AGENDAR UMA REUNIÃO
https://www.lg.com.br/