Clientes

Ricardo Eletro

A parceria entre LG lugar de gente e Ricardo Eletro teve início em 2007 e se fortaleceu em 2015, com o processo de fusão das lojas Eletro Shopping, Insinuante, City Lar e Salfer, que juntas formaram o Grupo Máquina de Vendas. Após a reestruturação, a empresa tinha o desafio de unir as administrações e concentrar a folha de pagamento em um único sistema. Confira por que a LG lugar de gente foi a fornecedora escolhida.

16.300 funcionários

Varejo

Cliente LG
desde 2007

Por que a LG lugar de gente?

Quando o grupo Máquina de Vendas foi criado, as empresas Ricardo Eletro e Insinuante já utilizavam o sistema de folha de pagamento da LG lugar de gente. Já a Eletro Shopping e as Lojas Salfer usavam outro software e a City Lar trabalhava com outsourcing. Após a fusão, veio a decisão de unificar a gestão de RH, conforme explica o Gerente de Administração de Pessoal da Ricardo Eletro, Ducelson Morais. “Como eram cinco empresas distintas, tínhamos cinco administrações. Por isso, o custo era elevado. Com o passar do tempo, à medida em que houve a padronização dos processos, tivemos um alinhamento de pensamento de toda a administração do grupo. Ficou claro que a cada dia que se passava, havia uma necessidade maior de unificar a gestão.”

Segundo Ducelson, o conhecimento que a LG lugar de gente possuía sobre o negócio da empresa, a praticidade do Gen.te Recebe – Folha de Pagamento e a parceria foram fatores decisivos para a escolha da LG como fornecedora. “Houve um processo de negociação entre os diretores do Centro de Serviço Compartilhado (CSC) e os diretores de TI. Quanto seria para migrar para o outro sistema e para o software da LG? Após uma análise do ponto de vista de custo e do conhecimento que já estava instalado, a decisão foi manter o Gen.te Recebe – Folha de Pagamento. Entendemos que haveria um ganho no processo de incorporação, porque os profissionais existentes já estavam treinados e havia uma relação de parceria muito forte com a LG lugar de gente. Além disso, o sistema é leve e consegue rodar uma base enorme, o que torna a plataforma bastante ágil”, destaca.

Ambiente de muitos desafios

Para o Gerente de Tecnologia da Ricardo Eletro, Leandro Dantas, a escolha da LG lugar de gente como parceira veio em um momento em que a companhia vivia muitas mudanças e adequava seus processos à economia. “A LG trouxe uma ajuda muito importante quando mais precisávamos. Tínhamos metas audaciosas e o prazo estipulado pela diretoria e presidência era reduzido, visto que era necessário acompanhar o mercado e sobreviver às mudanças. A LG lugar de gente entendeu isso e vestiu a camisa da Ricardo Eletro. Isso foi muito positivo, pois conseguimos sair do projeto com o produto entregue”, comenta.

Diante desse cenário de transformações, Ducelson explica que o primeiro desafio foi unificar a base dessas cinco companhias, que estavam distribuídas em 12 empresas e contavam com mais de mil Cadastros Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJs). “Quando falamos de aspectos burocráticos, que nós temos de sobra no nosso país, em alguns momentos, por exemplo, é preciso realizar o recolhimento do INSS com uma guia para cada CNPJ. Então, fazíamos 1.100 recolhimentos de INSS, sem contar outros tipos de encargos”, menciona.

Resultados alcançados

Agilidade na implantação

Ducelson reforça que, com o uso da solução da LG lugar de gente, os resultados foram bastante positivos. “Ter flexibilidade no projeto foi importante, porque com isso conseguimos atingir os objetivos esperados. Todos os profissionais envolvidos, da Ricardo Eletro e da LG, são pessoas com muitos anos de experiência no produto Gen.te Recebe - Folha de Pagamento. Isso foi determinante para que conseguíssemos atingir o sucesso dessa implantação”, garante o gerente de administração de pessoal.

Ele ressalta ainda o quanto a parceria com a LG lugar de gente deu agilidade ao processo de fusão. “Um projeto de implantação dessa natureza seria algo de, no mínimo, dois anos, com uma equipe maior do que a que tínhamos. Conseguimos fazer em pouco mais de 12 meses e ainda realizamos algumas mudanças, pois acrescentamos novas atividades ao escopo original. Então, houve aumento de trabalho, mas não tivemos um crescimento tão grande em relação ao tempo”, pontua Ducelson.

Facilidade de integração

Conforme explica Leandro, o Gen.te Recebe – Folha de Pagamento é o software de origem das informações que alimentam outros sistemas. “Quando fazemos o cadastro do funcionário nesse módulo, automaticamente ele dispara esses dados para nossos sistemas satélites, que são aqueles desenvolvidos pela própria Ricardo Eletro. Então, nós conseguimos trabalhar com o que a ferramenta oferece, porque não temos a necessidade de fazer customizações”, destaca.

Ele menciona ainda que essa foi uma das vantagens do produto da LG lugar de gente. “Já existiam muitas integrações prontas e muitos serviços disponíveis. Nós pegamos a documentação e adequamos aos nossos sistemas. Isso evita customização e desperdício de tempo e dinheiro frente à realidade. Ou seja, eu aproveito o que já está pronto, testado e funcionando bem em outras empresas, ganho esse tempo e evito desperdício de trabalho”, ressalta Leandro.



Autonomia para RH e TI

Para Leandro Dantas, a decisão pela LG lugar de gente ajudou a TI a desenvolver profissionais especialistas em suas áreas. “Como nossos clientes internos, RH e DP, já estavam familiarizados com a ferramenta, isso facilitou muito o processo. Tínhamos cinco administrações com usuários, conhecimentos e culturas diferentes. Com a unificação e o projeto da LG lugar de gente, houve redução de custos e fortalecimento do grupo. Eu adequei minha equipe à realidade da empresa e a TI passou a ter gente especializada atendendo o usuário. Com isso, conseguimos ter um ganho na satisfação dos nossos clientes internos”, comenta.

Leandro frisa que as soluções da LG lugar de gente deram maior independência para o RH e autonomia para a TI realizar tarefas estratégicas. “Hoje, eu costumo dizer que a área de RH consegue andar com os próprios pés. Isso porque, além de termos pessoas gabaritadas no departamento, houve um amadurecimento da utilização do produto. A área consegue fazer os processos de forma muito mais fácil e não tem tanta necessidade de ter uma pessoa de TI ao lado. Claro, nós estamos ali para dar suporte e para atender em casos de eventuais necessidades. Mas, com isso, eu vejo que a TI passa a ter o papel de prestadora de novas soluções”, completa o gerente de TI.

Informações padronizadas

Outra área que cresceu e ganhou visibilidade na Ricardo Eletro foi a segurança ocupacional, com o apoio da solução Gen.te Cuida – Medicina e Segurança do Trabalho. Ducelson destaca que é muito comum o departamento de SESMT não ter muita visibilidade nas empresas. “Geralmente, olhamos para a área de Medicina e Segurança do Trabalho apenas como um ambulatório que faz exames admissionais e demissionais, mas temos outros programas que são bastante relevantes, como o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO). Com a implantação do sistema da LG, conseguimos um ganho grande, porque deixamos de fazer os relatórios em planilha e papel. Dessa forma, conseguimos aumentar a padronização e organização dos processos”, comenta ele.

O gerente de administração de pessoal explica que hoje existem 22 profissionais que atuam na área de Medicina e Segurança do Trabalho distribuídos em todo o país. “Essas pessoas utilizam um único sistema com informação padronizada. Os relatórios não saem de forma diferente, pois são de uma única base. Com isso, produzimos informações com mais rapidez para apresentar às diretorias de cada área e o SESMT começou a ser mais notado por suas atividades. Afinal, a agilidade na ação é fundamental, já que estamos falando de segurança no trabalho”, completa Ducelson.

Saiba como a LG pode ajudar sua empresa.

Tenho interesse!

Relacionamento com a LG lugar de gente

Ducelson reforça que, quando o assunto é a relação com a LG lugar de gente, duas palavras resumem o sentimento da Ricardo Eletro pela empresa: parceria e flexibilidade. “Esses dois pontos ficaram evidentes no encerramento do projeto de implantação. A LG, por ser parceira, nos proporcionou abrir mão de alguns passos da metodologia para que pudéssemos fazer tudo mais rápido. E aí, projeto com tempo menor, significa também custo menor. Considerando a experiência que temos no assunto, eu diria que conseguimos fazer em tempo recorde”, comenta.
Para o gerente de administração de pessoal, a parceria entre Ricardo Eletro e LG lugar de gente é muito profissional. “Nesses mais de 16 anos em que conheço a LG, percebo o quanto a empresa evoluiu. Ela está cada vez mais preocupada em entender as necessidades dos seus clientes. Isso também é um aspecto muito importante, que define a firmeza de uma parceria longa e duradoura”, finaliza Ducelson.

Soluções adotadas:

Mandala

*Os dados aqui apresentados dizem respeito à realidade da Ricardo Eletro e seu relacionamento com a LG lugar de gente em 2017.

Fechar

* Campos de preenchimento obrigatório