Sala de imprensa

Gestor de RH tem desafios tão importantes quanto CEOs em 2017

Releases 08/03/2017

São Paulo, março de 2017 - O que as empresas podem fazer para otimizar a gestão de pessoas frente aos desafios econômicos e às transformações geracionais que estão acontecendo? Essa é uma questão que vem assolando as empresas nos últimos meses. Daniela Mendonça, presidente da LG lugar de gente, empresa especializada em soluções de tecnologia para RH, pode falar sobre as principais tendências e desafios para a gestão de pessoas em 2017. Abaixo, seguem alguns deles:

1 – Manter o engajamento

A área de recursos humanos terá um ano bem desafiador, assim como foram os últimos anos. Muitos gestores de RH têm se sentido pressionados a, juntamente com os líderes das organizações, manter as pessoas engajadas, envolvidas e motivadas a fazer o seu melhor, mesmo em um ambiente cheio de incertezas e sem grandes perspectivas de crescimento.

2 – Dar atenção ao recrutamento

Engana-se quem pensa que recrutar em tempos de escassez é mais fácil. Com menos recursos, as empresas não podem errar na seleção, o que torna a atividade de recrutamento ainda mais desafiadora.

3 – Tomar decisões baseadas em dados

O RH vai precisar se reinventar e apoiar atividades de maior valor agregado, se quiser cumprir seu propósito de ajudar a empresa a atingir seus objetivos. O People Analytics é um exemplo de ferramenta estratégica que vem sendo utilizada nas empresas para a tomada de decisões mais assertivas e economia de recursos.

4 – Desenvolver o conhecimento de forma personalizada

Em tempos de autodesenvolvimento e a busca do próprio profissional por mais capacitação, o papel do RH na gestão dos treinamentos também muda radicalmente. Hoje existem várias ofertas de capacitação disponíveis no mercado, por isso o RH precisa ajudar o colaborador a separar o que realmente é bom do que é desnecessário. As trilhas de carreira, por exemplo, têm sido utilizadas nas empresas como alternativas de aperfeiçoamento pessoal e profissional, integradas ao planejamento de carreira individual.

5 – Investir em tecnologia em nuvem

O entendimento do RH como parceiro do negócio fez com que aumentasse significativamente o número de informações a serem utilizadas a partir dos processos de atrair, selecionar, desenvolver e reter profissionais. Assim, a computação em nuvem está sendo elevada à solução mais eficaz no processo de administrar, atualizar e compartilhar essas informações para empresas de todos os portes.

Veja os veículos em que essa notícia foi publicada

https://www.lg.com.br/